Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Crivari, Ana Maria da Silva Bittar
Orientador(a): Machado, Vera Lúcia de Carvalho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15395
Resumo: Esta pesquisa baseou-se em histórias de professores de Artes Visuais, propondo um repensar sobre as práticas pedagógicas e formação de professores desta área de conhecimento. O ensino da Arte passa por grande mudança conceitual e metodológica, e vem provocando reflexões e alterações curriculares que demandam adequações na prática docente e na formação de professores. Enfocamos visando a delinear os processos pelos quais vem passando o ensino da arte e sua emancipação na constituição desta área de conhecimento como disciplina, bem como o processo de mudança na própria legislação da educação brasileira. Buscamos rememorar as práticas pedagógicas e os elementos facilitadores na formação pedagógica e específica dos alunos, desenvolvidas, na sala de aula dos professores de um Curso de Artes Visuais e que valorizam o papel da arte na educação. Refletimos sobre o processo abrangente e substancial do ensino da arte e o entrelaçamento com a formação do futuro professor de Arte. Por meio da metodologia da História Oral resgatamos a história de vida e as experiências de três docentes de Arte Visuais. Os procedimentos metodológicos foram entrevistas semi-estruturadas com docentes de um Curso de Artes Visuais, além de uma revisão bibliográfica sobre arte-educação e seus desígnios. Enfatizamos no decorrer das entrevistas, as práticas pedagógicas, de modo a nos remetermos a experiências e significados vividos, que naturalmente foram usados para rever o presente e preparar o futuro. Acreditamos na contribuição destas experiências, para a formação de professores, demonstrando como a Arte pode ser revisitada, ensinada e reaprendida. Entendemos que o processo de ensinar e aprender Arte, mediado pela ação docente, parece evidenciar a importância da relação do aluno com o objeto de conhecimento que queremos ensinar, criando a oportunidade de que este seja apreendido.
id PCAM_819e5d7c44b38dec1278b8227cb27748
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15395
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Crivari, Ana Maria da Silva BittarPontifícia Universidade Católica de CampinasMachado, Vera Lúcia de Carvalho2022-02-16T18:13:39Z2022-02-16T18:13:39Z2010-12-09http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153950804994709390761Esta pesquisa baseou-se em histórias de professores de Artes Visuais, propondo um repensar sobre as práticas pedagógicas e formação de professores desta área de conhecimento. O ensino da Arte passa por grande mudança conceitual e metodológica, e vem provocando reflexões e alterações curriculares que demandam adequações na prática docente e na formação de professores. Enfocamos visando a delinear os processos pelos quais vem passando o ensino da arte e sua emancipação na constituição desta área de conhecimento como disciplina, bem como o processo de mudança na própria legislação da educação brasileira. Buscamos rememorar as práticas pedagógicas e os elementos facilitadores na formação pedagógica e específica dos alunos, desenvolvidas, na sala de aula dos professores de um Curso de Artes Visuais e que valorizam o papel da arte na educação. Refletimos sobre o processo abrangente e substancial do ensino da arte e o entrelaçamento com a formação do futuro professor de Arte. Por meio da metodologia da História Oral resgatamos a história de vida e as experiências de três docentes de Arte Visuais. Os procedimentos metodológicos foram entrevistas semi-estruturadas com docentes de um Curso de Artes Visuais, além de uma revisão bibliográfica sobre arte-educação e seus desígnios. Enfatizamos no decorrer das entrevistas, as práticas pedagógicas, de modo a nos remetermos a experiências e significados vividos, que naturalmente foram usados para rever o presente e preparar o futuro. Acreditamos na contribuição destas experiências, para a formação de professores, demonstrando como a Arte pode ser revisitada, ensinada e reaprendida. Entendemos que o processo de ensinar e aprender Arte, mediado pela ação docente, parece evidenciar a importância da relação do aluno com o objeto de conhecimento que queremos ensinar, criando a oportunidade de que este seja apreendido.This research was based on Visual Arts professor s stories, proposing a rethinking teaching practices and professor education in this field. The teaching of art goes through major conceptual and methodological change, and has led to reflections and curriculum changes that require adjustments in teaching practice and professor education. We focus, in order to delineate the processes by which comes through art education and emancipation in the knowledge area constitut as a discipline, as well as the changing process in the legislation Brazilian education itself of Brazilian education. We seek to relive and recall teaching practices and the facilitation and specific students pedagogic education, developed in the classroom a School of Visual Arts professors who value the role of arts in education. We discuss the process of comprehensive and substantial art education and interlacing with the education future professors Arts. Through the Oral History methodology rescued the life history, the three Visual Arts professors experiences. The methodological procedures were semi-structured interviews with visual arts professors of a course in and promote a review of literature on art education and his plans.We emphasized during interviews, teaching practice, so we recall the experiences and lived meanings, which of course were used to review the present and prepare for the future. We believe in the contribution of these experiences, to train professors, showing how art can be revisited, taught and relearned. We understand that teaching process and learning art, mediated by professors' action seems to highlight the students relationship importance with the object of knowledge that we teach, creating the opportunity for this to be seized.porPUC-Campinashistória de vidaformação de professorespráticas pedagógicaslife historyprofessor educationteaching practicesHistórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docenteProfessors of Visual Arts stories: a recall of teaching practices and a look at the professor educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP9375761445315596Nascimento, Maria José de OliveiraAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de39727871363071574704506667255915CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Ana_MSBC.pdfcchsa_ppgedu_me_Ana_MSBC.pdfapplication/pdf790906http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15395/1/cchsa_ppgedu_me_Ana_MSBC.pdf804e01d1f74ce1e0bdd9283b8c65179cMD51123456789/153952022-10-27 12:15:04.026oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15395Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T14:15:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Professors of Visual Arts stories: a recall of teaching practices and a look at the professor education
title Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
spellingShingle Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
Crivari, Ana Maria da Silva Bittar
história de vida
formação de professores
práticas pedagógicas
life history
professor education
teaching practices
title_short Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
title_full Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
title_fullStr Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
title_full_unstemmed Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
title_sort Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
author Crivari, Ana Maria da Silva Bittar
author_facet Crivari, Ana Maria da Silva Bittar
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Crivari, Ana Maria da Silva Bittar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Vera Lúcia de Carvalho
contributor_str_mv Machado, Vera Lúcia de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv história de vida
formação de professores
práticas pedagógicas
life history
professor education
teaching practices
topic história de vida
formação de professores
práticas pedagógicas
life history
professor education
teaching practices
description Esta pesquisa baseou-se em histórias de professores de Artes Visuais, propondo um repensar sobre as práticas pedagógicas e formação de professores desta área de conhecimento. O ensino da Arte passa por grande mudança conceitual e metodológica, e vem provocando reflexões e alterações curriculares que demandam adequações na prática docente e na formação de professores. Enfocamos visando a delinear os processos pelos quais vem passando o ensino da arte e sua emancipação na constituição desta área de conhecimento como disciplina, bem como o processo de mudança na própria legislação da educação brasileira. Buscamos rememorar as práticas pedagógicas e os elementos facilitadores na formação pedagógica e específica dos alunos, desenvolvidas, na sala de aula dos professores de um Curso de Artes Visuais e que valorizam o papel da arte na educação. Refletimos sobre o processo abrangente e substancial do ensino da arte e o entrelaçamento com a formação do futuro professor de Arte. Por meio da metodologia da História Oral resgatamos a história de vida e as experiências de três docentes de Arte Visuais. Os procedimentos metodológicos foram entrevistas semi-estruturadas com docentes de um Curso de Artes Visuais, além de uma revisão bibliográfica sobre arte-educação e seus desígnios. Enfatizamos no decorrer das entrevistas, as práticas pedagógicas, de modo a nos remetermos a experiências e significados vividos, que naturalmente foram usados para rever o presente e preparar o futuro. Acreditamos na contribuição destas experiências, para a formação de professores, demonstrando como a Arte pode ser revisitada, ensinada e reaprendida. Entendemos que o processo de ensinar e aprender Arte, mediado pela ação docente, parece evidenciar a importância da relação do aluno com o objeto de conhecimento que queremos ensinar, criando a oportunidade de que este seja apreendido.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15395
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 0804994709390761
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15395
identifier_str_mv 0804994709390761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15395/1/cchsa_ppgedu_me_Ana_MSBC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 804e01d1f74ce1e0bdd9283b8c65179c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790772129857536