Plantão psicológico em instituição de longa permanência para idosos: um estudo fenomenológico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Ramos, Maísa Tordin
Orientador(a): Cury, Vera Engler
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15894
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender e interpretar fenomenologicamente a potencialidade terapêutica de atendimentos de plantão psicológico, disponibilizados pela pesquisadora em uma instituição de longa permanência para idosos, localizada no interior do estado de São Paulo. A pesquisadora permaneceu na instituição uma vez por semana, durante oito meses e os atendimentos ocorreram a partir da demanda espontânea das pessoas que lá residiam. Dez dois dezoito idosos institucionalizados foram atendidos em sessões individuais e três em sessões grupais. O plantão também ocorreu durante o desenvolvimento de atividades rotineiras da instituição. O referencial teórico adotado foi a Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Carl Rogers. Após cada atendimento foi construída uma narrativa contendo os elementos mais significativos da experiência dos clientes da forma como a pesquisadora os apreendeu no acontecer clínico. A partir destas narrativas individuais foi construída uma narrativa síntese contendo uma interpretação sobre o sentido do plantão psicológico quando oferecido a idosos institucionalizados. Concluiu-se que disponibilizar uma intervenção psicológica clínica como o plantão em uma instituição desta natureza possibilitou aos idosos um espaço diferenciado de atenção, caracterizado por atitudes de empatia e consideração positiva incondicional. Os principais elementos da experiência vivida pelos clientes podem ser assim resumidos: a) sentiram-se acolhidos, respeitados e compreendidos em relação a queixas e anseios pessoais; b) puderam resgatar a individualidade perdida no processo de institucionalização; c) entraram em contato com suas necessidades psicológicas para além das limitações físicas; d) sentiram-se legitimados como pessoas capazes de exercer atividades mais motivadoras do que aquelas previstas na rotina diária; e) imprimiram novos significados ao processo de envelhecimento, inclusive a importância de compartilhar sentimentos e empreender novos projetos. Esta pesquisa aponta alternativas para o cuidado integral às pessoas idosas no limiar de um futuro no qual serão parcela significativa da população. Neste sentido, sinaliza desafios importantes a serem assumidos pelos profissionais e pesquisadores da área de psicologia.
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Após cada atendimento foi construída uma narrativa contendo os elementos mais significativos da experiência dos clientes da forma como a pesquisadora os apreendeu no acontecer clínico. A partir destas narrativas individuais foi construída uma narrativa síntese contendo uma interpretação sobre o sentido do plantão psicológico quando oferecido a idosos institucionalizados. Concluiu-se que disponibilizar uma intervenção psicológica clínica como o plantão em uma instituição desta natureza possibilitou aos idosos um espaço diferenciado de atenção, caracterizado por atitudes de empatia e consideração positiva incondicional. Os principais elementos da experiência vivida pelos clientes podem ser assim resumidos: a) sentiram-se acolhidos, respeitados e compreendidos em relação a queixas e anseios pessoais; b) puderam resgatar a individualidade perdida no processo de institucionalização; c) entraram em contato com suas necessidades psicológicas para além das limitações físicas; d) sentiram-se legitimados como pessoas capazes de exercer atividades mais motivadoras do que aquelas previstas na rotina diária; e) imprimiram novos significados ao processo de envelhecimento, inclusive a importância de compartilhar sentimentos e empreender novos projetos. Esta pesquisa aponta alternativas para o cuidado integral às pessoas idosas no limiar de um futuro no qual serão parcela significativa da população. Neste sentido, sinaliza desafios importantes a serem assumidos pelos profissionais e pesquisadores da área de psicologia.This research aims to understand and interpret, phenomenologicaly, the therapeutic potencial of psychological on duty services provided by the researcher in a Long Term Elderly Institution located in the interior of the state of São Paulo. During eight months, once a week, the researcher remained at the Institution and sessions occured according to the spontaneous demand of those residing there. The theoretical reference was Person Centered Approach developed by north american psychologist Carl Rogers. After each session a narrative was built, containing the most significant elements of the clients' experience as apprehended by the researcher during the clinical event. Based on these individual narratives a synthetic narrative was built developing an interpretation of the meaning of the psychological service when offered to institutionalized elderly people. The results of this study indicate that making available a clinical psychological intervention of this kind - on duty service- in an elderly institution such as this one gave the elderly a unique opportunity of attention, characterized by an attitude of empathy and unconditional positive regard. The basic elements experienced by the clients were: a) they felt welcomed, respected and understood in their complaints and personal yearnings; b) they were able to regain the individuality they had lost in the process of institutionalization; c) they came in contact with their psychological necessities, beyond their physical needs; d) they had a sense of ligitimacy, of being capable of exercising more motivating activities that than those prescribed in their daily routine; e) they also imprinted new meaning to the process of aging, including the importance of sharing feelings and engaging in new projects. This research points to more wholesome alternatives to the care of elderly, who are at the brink of a future where they will be a significant portion of the population; in this way signalizing important challenges to be assumed by psychologists, both researchers and professionals.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasatenção psicológica clínica em instituiçãoplantão psicológicopesquisa fenomenológicapsicologia humanistaenvelhecimentopsychological clinical attention in institutionson duty psychological servicephenomenological researchhumanistic psychologyagingPlantão psicológico em instituição de longa permanência para idosos: um estudo fenomenológicoPsychological on duty service in long term elderly institutions: a phenomenological studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3414308343809480Vaisberg, Tania Maria Jose AielloMorato, Henriette Tognetti Penha46705855230856170837731909860391CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Maisa_TR.pdfccv_ppgpsico_me_Maisa_TR.pdfapplication/pdf1103178http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15894/1/ccv_ppgpsico_me_Maisa_TR.pdf180b32e8b83fd12c37ce1a3c3590e564MD51123456789/158942022-09-02 11:36:16.186oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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