Da governança global ao movimento secundarista em Campinas/SP: discursos sobre a educação para a democracia
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14935 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar os discursos de educação para a democracia de acordo com: o estabelecido pelo direito, tanto no âmbito internacional como no nacional; o propugnado pela UNESCO, no final do século XX e início do século XXI, por meio da educação para a cidadania global; o anunciado pelo governo do estado de São Paulo, com o projeto de reorganização escolar; e a experiência vivida por estudantes de Campinas/SP, que participaram de ocupações de escolas como forma de reação à medida de fechar ciclos e mais de 90 instituições escolares, sob a justificativa de melhoria na qualidade da educação. Os estudantes associaram a ação estatal ao corte de verbas. Indignaram-se e protagonizaram movimento massivo de ocupação de escolas. Deram vida ao ambiente escolar e descobriram novas formas de sociabilidade. Aprenderam, na prática, a se organizar, por meio da divisão de tarefas, participação em oficinas e realização de reuniões e assembleias. Para tanto, foram realizadas pesquisas: documental, bibliográfica e de campo, consistente na realização de entrevistas de jovens que participaram da ocupação de escolas e professores que apoiaram o movimento. Em tempos de insatisfação com a democracia praticada e de predominância da racionalidade neoliberal, além do campo econômico, atingindo, inclusive, políticas educacionais, conhecer as práticas adotadas pelos estudantes e seus reflexos, tanto no campo político-institucional, como na esfera da subjetividade da experiência, podem indicar outro conteúdo para a educação para a democracia. |
id |
PCAM_95e36bda3c0338837319c58736293a83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14935 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreno, Viviane Tavares LeitePontifícia Universidade Católica de CampinasCabral, Guilherme Perez2022-02-16T14:01:07Z2022-02-16T14:01:07Z2021-02-26http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/149355169786291399210Trata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar os discursos de educação para a democracia de acordo com: o estabelecido pelo direito, tanto no âmbito internacional como no nacional; o propugnado pela UNESCO, no final do século XX e início do século XXI, por meio da educação para a cidadania global; o anunciado pelo governo do estado de São Paulo, com o projeto de reorganização escolar; e a experiência vivida por estudantes de Campinas/SP, que participaram de ocupações de escolas como forma de reação à medida de fechar ciclos e mais de 90 instituições escolares, sob a justificativa de melhoria na qualidade da educação. Os estudantes associaram a ação estatal ao corte de verbas. Indignaram-se e protagonizaram movimento massivo de ocupação de escolas. Deram vida ao ambiente escolar e descobriram novas formas de sociabilidade. Aprenderam, na prática, a se organizar, por meio da divisão de tarefas, participação em oficinas e realização de reuniões e assembleias. Para tanto, foram realizadas pesquisas: documental, bibliográfica e de campo, consistente na realização de entrevistas de jovens que participaram da ocupação de escolas e professores que apoiaram o movimento. Em tempos de insatisfação com a democracia praticada e de predominância da racionalidade neoliberal, além do campo econômico, atingindo, inclusive, políticas educacionais, conhecer as práticas adotadas pelos estudantes e seus reflexos, tanto no campo político-institucional, como na esfera da subjetividade da experiência, podem indicar outro conteúdo para a educação para a democracia.This is a research which the main objective was to analyze the discourses of education for democracy according to: what is established by law, both at the international and national levels; what is advocated by UNESCO, in the end of the 20th century and beginning of the 21st century, with education for global citizenship; what was announced by the government of São Paulo, through the school reorganization project; and the experience lived by students from Campinas/SP, who occupied schools as a reaction to the measure of closing cycles and more than 90 schools, under the justification of improvement in the quality of education. The students associated the state action as budget cut. They were outraged and led a massive movement of occupation of schools. The group of students brought the school back to life and discovered new forms of sociability. They learned in practice how to organize among groups, by dividing tasks, participating in workshops and holding meetings and assemblies. For this, the research was done by the following methods: documentary sources, bibliographic research and fieldwork, by interviewing young people who participated in the school occupation movement and teachers who supported them. In times of dissatisfaction with the practiced democracy and the predominance of neoliberal rationality, beyond the economic field, including educational policies, knowing the practices adopted by students and their reflexes, both in the political-institutional field, and as a sphere of the subjectivity of experience, could indicate another content for education for democracy.porPUC-CampinasEducação para a democraciaEducação para a cidadania globalGestão democrática do ensinoOcupações de escolasMovimento secundaristaEducation for democracyGlobal citizenship educationDemocratic teaching managementSchools occupationSecondary movementDa governança global ao movimento secundarista em Campinas/SP: discursos sobre a educação para a democraciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP9267585007227860Assis, Ana Elisa Spaolonzi QueirozPeruzzo, Pedro Pulzatto9,52774308639419E+0155126921195345108CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em DireitoORIGINALcchsa_ppgdir_me_Viviane_TLM.pdfcchsa_ppgdir_me_Viviane_TLM.pdfapplication/pdf2234091http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14935/1/cchsa_ppgdir_me_Viviane_TLM.pdf293611d34feaff91d2be3a07eb2d7a55MD51123456789/149352022-10-24 11:57:26.644oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-24T13:57:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da governança global ao movimento secundarista em Campinas/SP: discursos sobre a educação para a democracia |
title |
Da governança global ao movimento secundarista em Campinas/SP: discursos sobre a educação para a democracia |
spellingShingle |
Da governança global ao movimento secundarista em Campinas/SP: discursos sobre a educação para a democracia Moreno, Viviane Tavares Leite Educação para a democracia Educação para a cidadania global Gestão democrática do ensino Ocupações de escolas Movimento secundarista Education for democracy Global citizenship education Democratic teaching management Schools occupation Secondary movement |
title_short |
Da governança global ao movimento secundarista em Campinas/SP: discursos sobre a educação para a democracia |
title_full |
Da governança global ao movimento secundarista em Campinas/SP: discursos sobre a educação para a democracia |
title_fullStr |
Da governança global ao movimento secundarista em Campinas/SP: discursos sobre a educação para a democracia |
title_full_unstemmed |
Da governança global ao movimento secundarista em Campinas/SP: discursos sobre a educação para a democracia |
title_sort |
Da governança global ao movimento secundarista em Campinas/SP: discursos sobre a educação para a democracia |
author |
Moreno, Viviane Tavares Leite |
author_facet |
Moreno, Viviane Tavares Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno, Viviane Tavares Leite |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cabral, Guilherme Perez |
contributor_str_mv |
Cabral, Guilherme Perez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a democracia Educação para a cidadania global Gestão democrática do ensino Ocupações de escolas Movimento secundarista Education for democracy Global citizenship education Democratic teaching management Schools occupation Secondary movement |
topic |
Educação para a democracia Educação para a cidadania global Gestão democrática do ensino Ocupações de escolas Movimento secundarista Education for democracy Global citizenship education Democratic teaching management Schools occupation Secondary movement |
description |
Trata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar os discursos de educação para a democracia de acordo com: o estabelecido pelo direito, tanto no âmbito internacional como no nacional; o propugnado pela UNESCO, no final do século XX e início do século XXI, por meio da educação para a cidadania global; o anunciado pelo governo do estado de São Paulo, com o projeto de reorganização escolar; e a experiência vivida por estudantes de Campinas/SP, que participaram de ocupações de escolas como forma de reação à medida de fechar ciclos e mais de 90 instituições escolares, sob a justificativa de melhoria na qualidade da educação. Os estudantes associaram a ação estatal ao corte de verbas. Indignaram-se e protagonizaram movimento massivo de ocupação de escolas. Deram vida ao ambiente escolar e descobriram novas formas de sociabilidade. Aprenderam, na prática, a se organizar, por meio da divisão de tarefas, participação em oficinas e realização de reuniões e assembleias. Para tanto, foram realizadas pesquisas: documental, bibliográfica e de campo, consistente na realização de entrevistas de jovens que participaram da ocupação de escolas e professores que apoiaram o movimento. Em tempos de insatisfação com a democracia praticada e de predominância da racionalidade neoliberal, além do campo econômico, atingindo, inclusive, políticas educacionais, conhecer as práticas adotadas pelos estudantes e seus reflexos, tanto no campo político-institucional, como na esfera da subjetividade da experiência, podem indicar outro conteúdo para a educação para a democracia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T14:01:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T14:01:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14935 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
5169786291399210 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14935 |
identifier_str_mv |
5169786291399210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14935/1/cchsa_ppgdir_me_Viviane_TLM.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
293611d34feaff91d2be3a07eb2d7a55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790777860325376 |