Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Pires, Mary Aparecida
Orientador(a): Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16081
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo geral compreender as relações entre projeto de vida, participação em projetos de empreendedorismo social e transição para a vida profissional em jovens adultos recém-formados, na faixa etária entre 18 e 25 anos de idade. Os objetivos específicos foram investigar: (a) o que motivou os jovens adultos a se engajaram em projetos de empreendedorismo social quando eles estavam na graduação, (b) como a participação em uma atividade de empreendedorismo social durante a graduação influenciou sua vida profissional, e (c) se vivenciar os projetos de empreendedorismo social possibilitou aprendizados para a vida profissional e pessoal e quais foram eles. Realizou-se um estudo qualitativo do tipo exploratório. Participaram do estudo 244 jovens adultos na faixa etária entre 18 e 25 anos, que se envolveram com projetos Enactus de empreendedorismo social enquanto estavam na graduação. O banco de dados derivou da pesquisa “Uma vez Enactor, sempre Enactor”, realizada pela Enactus Brasil, no primeiro semestre de 2020, na qual os jovens responderam a três perguntas: (a) por que você se tornou um estudante Enactus?, (b) como esta organização influenciou sua carreira profissional?, e (c) que conselho você daria para um Enactor de hoje?. Os dados resultantes das respostas foram analisados pelo software IRaMuTeq, que gerou a Nuvem de Palavras, o Dendograma de Classe Hierárquica Descendente e o Grafo de Comunidades resultantes da Análise de Similitudes. Os resultados mostraram conexões importantes entre projeto de vida e participação em projetos de empreendedorismo social e transição para a vida profissional, salientados em dois conjuntos de dados distintos. A primeira refere-se ao projeto de vida, principalmente, à dimensão “além do eu”, caracterizada por resultados que refletem a motivação para a mudança no sentido de se tornar pessoas melhores e construir planos para o futuro direcionados a valores de sustentabilidade social e ambiental. Outro conjunto de dados refere-se à transição e ao início da vida profissional, caracterizada por resultados que refletem o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades para vida profissional, gerada pelos desafios da ação cotidiana nos projetos de empreendedorismo social, e pelas conquistas para o futuro no mercado de trabalho. Este estudo gerou conhecimentos sobre as conexões entre projeto de vida, participação de jovens adultos em projetos de empreendedorismo social na graduação e transição para a vida profissional. As principais contribuições desta pesquisa foram os ganhos que a oportunidade de participar de projetos de empreendedorismo social podem trazer para as suas vidas, que dizem respeito aos aspectos: (a) pessoal, referente ao desenvolvimento de competências socioemocionais e de desenvolvimento juvenil positivo, e (b) de desenvolvimento do aspecto “além do eu” do projeto de vida, fundamental para a construção de um projeto de vida que levem em consideração impactos nas comunidades, na sociedade e no mundo.
id PCAM_9650677a6f233ed28206b7166c30a15a
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16081
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Pires, Mary AparecidaPontifícia Universidade Católica de CampinasDellazzana-Zanon, Letícia Lovato2022-02-16T19:02:35Z2022-02-16T19:02:35Z2021-02-05http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160813515362475132708A presente pesquisa teve por objetivo geral compreender as relações entre projeto de vida, participação em projetos de empreendedorismo social e transição para a vida profissional em jovens adultos recém-formados, na faixa etária entre 18 e 25 anos de idade. Os objetivos específicos foram investigar: (a) o que motivou os jovens adultos a se engajaram em projetos de empreendedorismo social quando eles estavam na graduação, (b) como a participação em uma atividade de empreendedorismo social durante a graduação influenciou sua vida profissional, e (c) se vivenciar os projetos de empreendedorismo social possibilitou aprendizados para a vida profissional e pessoal e quais foram eles. Realizou-se um estudo qualitativo do tipo exploratório. Participaram do estudo 244 jovens adultos na faixa etária entre 18 e 25 anos, que se envolveram com projetos Enactus de empreendedorismo social enquanto estavam na graduação. O banco de dados derivou da pesquisa “Uma vez Enactor, sempre Enactor”, realizada pela Enactus Brasil, no primeiro semestre de 2020, na qual os jovens responderam a três perguntas: (a) por que você se tornou um estudante Enactus?, (b) como esta organização influenciou sua carreira profissional?, e (c) que conselho você daria para um Enactor de hoje?. Os dados resultantes das respostas foram analisados pelo software IRaMuTeq, que gerou a Nuvem de Palavras, o Dendograma de Classe Hierárquica Descendente e o Grafo de Comunidades resultantes da Análise de Similitudes. Os resultados mostraram conexões importantes entre projeto de vida e participação em projetos de empreendedorismo social e transição para a vida profissional, salientados em dois conjuntos de dados distintos. A primeira refere-se ao projeto de vida, principalmente, à dimensão “além do eu”, caracterizada por resultados que refletem a motivação para a mudança no sentido de se tornar pessoas melhores e construir planos para o futuro direcionados a valores de sustentabilidade social e ambiental. Outro conjunto de dados refere-se à transição e ao início da vida profissional, caracterizada por resultados que refletem o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades para vida profissional, gerada pelos desafios da ação cotidiana nos projetos de empreendedorismo social, e pelas conquistas para o futuro no mercado de trabalho. Este estudo gerou conhecimentos sobre as conexões entre projeto de vida, participação de jovens adultos em projetos de empreendedorismo social na graduação e transição para a vida profissional. As principais contribuições desta pesquisa foram os ganhos que a oportunidade de participar de projetos de empreendedorismo social podem trazer para as suas vidas, que dizem respeito aos aspectos: (a) pessoal, referente ao desenvolvimento de competências socioemocionais e de desenvolvimento juvenil positivo, e (b) de desenvolvimento do aspecto “além do eu” do projeto de vida, fundamental para a construção de um projeto de vida que levem em consideração impactos nas comunidades, na sociedade e no mundo.The present research had as general objective to understand the relationships between life purpose, participation in social entrepreneurship projects and transition to professional life in recently graduated young adults, aged between 18 and 25 years old. The specific objectives were to investigate: (a) what motivated young adults to engage in social entrepreneurship projects when they were in graduation, (b) how participation in a social entrepreneurship activity during graduation influenced their professional life, and (c) if experiencing social entrepreneurship projects enabled learning for professional and personal life and what were they. An exploratory qualitative study was carried out. 244 young adults aged between 18 and 25 years participated in the study, who were involved in Enactus social entrepreneurship projects while they were in graduation. The database was derived from the survey “Once Enactor, Always Enactor”, carried out by Enactus Brasil, in the first half of 2020, in which young people answered three questions: (a) why did you become an Enactus Student, ( b) how has this organization influenced your professional career ?, and (c) what advice would you give to an Enactor today ?. The data resulting from the responses were analyzed by the IRaMuTeq software, which generated the Word Clouds, the Descending Hierarchical Class Dendrogram and the Community Graph resulting from the Similarity Analysis. The results showed important connections between life purpose and participation in social entrepreneurship projects and transition to professional life, highlighted in two different data families. The first refers to life purpose itself, mainly, to the dimension beyond the self, characterized by results which reflect the motivation changes towards becoming better people and build plans for the future guided by social sustainability and environmental values. The other family refers to the transition and the beginning of professional life, characterized by results which reflect the development of socio-emotional competences and skills for professional life, generated by the daily action challenges in social entrepreneurship projects, and by the achievements for the future in the job market. This study has provided knowledge about the connections between life purposes, participation of young adults in social entrepreneurship projects during graduation and transition to professional life. The main contributions of this research were the gains that the opportunity to participate in social entrepreneurship projects can bring to their lives regarding the following aspects: (a) personal, referring to the development of socio-emotional skills and positive youth development, and (b) the development of the beyond the self aspect of life purpose, which is crucial for the construction of a life purpose which may impact communities, society and the world, as well.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasProjeto de vidaEmpreendedorismo socialJovens adultosDesenvolvimento profissionalLife purposeSocial entrepreneurshipYoung adultsProfessional lifeProjeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultosLife Purpose and Social Entrepreneurship: Relations with the Transition to Professional Life of Young Adultsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7738167015455111Wechsler, Solange MugliaMenezes, Raquel Santos Soares86495327666230436161206547111991CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Mary_AP.pdfccv_ppgpsico_me_Mary_AP.pdfapplication/pdf6176188http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16081/1/ccv_ppgpsico_me_Mary_AP.pdface56f7e95ee1e012f27d6494d46a7f5MD51123456789/160812022-10-17 17:19:00.753oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-17T19:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Life Purpose and Social Entrepreneurship: Relations with the Transition to Professional Life of Young Adults
title Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos
spellingShingle Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos
Pires, Mary Aparecida
Projeto de vida
Empreendedorismo social
Jovens adultos
Desenvolvimento profissional
Life purpose
Social entrepreneurship
Young adults
Professional life
title_short Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos
title_full Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos
title_fullStr Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos
title_full_unstemmed Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos
title_sort Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos
author Pires, Mary Aparecida
author_facet Pires, Mary Aparecida
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Mary Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato
contributor_str_mv Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de vida
Empreendedorismo social
Jovens adultos
Desenvolvimento profissional
Life purpose
Social entrepreneurship
Young adults
Professional life
topic Projeto de vida
Empreendedorismo social
Jovens adultos
Desenvolvimento profissional
Life purpose
Social entrepreneurship
Young adults
Professional life
description A presente pesquisa teve por objetivo geral compreender as relações entre projeto de vida, participação em projetos de empreendedorismo social e transição para a vida profissional em jovens adultos recém-formados, na faixa etária entre 18 e 25 anos de idade. Os objetivos específicos foram investigar: (a) o que motivou os jovens adultos a se engajaram em projetos de empreendedorismo social quando eles estavam na graduação, (b) como a participação em uma atividade de empreendedorismo social durante a graduação influenciou sua vida profissional, e (c) se vivenciar os projetos de empreendedorismo social possibilitou aprendizados para a vida profissional e pessoal e quais foram eles. Realizou-se um estudo qualitativo do tipo exploratório. Participaram do estudo 244 jovens adultos na faixa etária entre 18 e 25 anos, que se envolveram com projetos Enactus de empreendedorismo social enquanto estavam na graduação. O banco de dados derivou da pesquisa “Uma vez Enactor, sempre Enactor”, realizada pela Enactus Brasil, no primeiro semestre de 2020, na qual os jovens responderam a três perguntas: (a) por que você se tornou um estudante Enactus?, (b) como esta organização influenciou sua carreira profissional?, e (c) que conselho você daria para um Enactor de hoje?. Os dados resultantes das respostas foram analisados pelo software IRaMuTeq, que gerou a Nuvem de Palavras, o Dendograma de Classe Hierárquica Descendente e o Grafo de Comunidades resultantes da Análise de Similitudes. Os resultados mostraram conexões importantes entre projeto de vida e participação em projetos de empreendedorismo social e transição para a vida profissional, salientados em dois conjuntos de dados distintos. A primeira refere-se ao projeto de vida, principalmente, à dimensão “além do eu”, caracterizada por resultados que refletem a motivação para a mudança no sentido de se tornar pessoas melhores e construir planos para o futuro direcionados a valores de sustentabilidade social e ambiental. Outro conjunto de dados refere-se à transição e ao início da vida profissional, caracterizada por resultados que refletem o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades para vida profissional, gerada pelos desafios da ação cotidiana nos projetos de empreendedorismo social, e pelas conquistas para o futuro no mercado de trabalho. Este estudo gerou conhecimentos sobre as conexões entre projeto de vida, participação de jovens adultos em projetos de empreendedorismo social na graduação e transição para a vida profissional. As principais contribuições desta pesquisa foram os ganhos que a oportunidade de participar de projetos de empreendedorismo social podem trazer para as suas vidas, que dizem respeito aos aspectos: (a) pessoal, referente ao desenvolvimento de competências socioemocionais e de desenvolvimento juvenil positivo, e (b) de desenvolvimento do aspecto “além do eu” do projeto de vida, fundamental para a construção de um projeto de vida que levem em consideração impactos nas comunidades, na sociedade e no mundo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T19:02:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T19:02:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16081
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3515362475132708
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16081
identifier_str_mv 3515362475132708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16081/1/ccv_ppgpsico_me_Mary_AP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ace56f7e95ee1e012f27d6494d46a7f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790775440211968