Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Orientador(a): Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15310
Resumo: O presente texto, inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem como objetivo principal reconhecer o papel do curso de Pedagogia no Brasil, que profissional forma e qual a sua identidade, considerando os segmentos formativos pouco articulados de profissionais da gestão educacional e professores das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil. Realizando co-relações através de resgate histórico-legislativo e estudo de dados obtidos através de aplicação de questionário em teóricos conhecidos na área. Os resultados obtidos colaboram com a construção de um perfil identitário próprio do pedagogo, profissional com rol de saberes que envolvem conhecimentos de gestão, organização e funcionamento escolar, assim como de ações formativas desenvolvidas em sala de aula, os quais puderam ser contrapostos com o perfil de profissional apresentado pelo CNE Conselho Nacional de Educação, através das diretrizes do curso, publicadas no início de 2006.
id PCAM_9bd5557c73770c008dd20b3a0bcc58a1
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15310
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Assis, Ana Elisa Spaolonzi QueirozPontifícia Universidade Católica de CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes2022-02-16T18:12:02Z2022-02-16T18:12:02Z2007-02-12http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153109527743086394186O presente texto, inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem como objetivo principal reconhecer o papel do curso de Pedagogia no Brasil, que profissional forma e qual a sua identidade, considerando os segmentos formativos pouco articulados de profissionais da gestão educacional e professores das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil. Realizando co-relações através de resgate histórico-legislativo e estudo de dados obtidos através de aplicação de questionário em teóricos conhecidos na área. Os resultados obtidos colaboram com a construção de um perfil identitário próprio do pedagogo, profissional com rol de saberes que envolvem conhecimentos de gestão, organização e funcionamento escolar, assim como de ações formativas desenvolvidas em sala de aula, os quais puderam ser contrapostos com o perfil de profissional apresentado pelo CNE Conselho Nacional de Educação, através das diretrizes do curso, publicadas no início de 2006.The present paper, insert in the line of research University, teaching and professor s formation , aims in recognizing the role of educational background of educators in Brazil, what kind of professional it graduates and what is his identity, considering the low articulated formative segments of educational management and the ones in charge of the first and second cycles of Elementary school. There are, also, corelations through a legislative-historical recall and data study obtained through inquiries over well-known theoreticians. The gotten results collaborate with the construction of a singular education professional identity profile, a professional with knowledge that involves management, organization, and school functioning, as well as formative actions developed in classroom, which could have been counter-posted with the education professional profile presented by the CNE Conselho Nacional de Educação (National Education Council), through course s drivers, issued by the year of 2006.porPUC-CampinaspedagogiaidentidadeformaçãoeducationidentityformationEspecialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?Specialists, professors and educators: after all, which professional do education graduate?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3883562938853685Marafon, Maria Rosa CavalheiroMachado, Vera Lúcia de Carvalho21927159540082109375761445315596CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Ana_ESQA.pdfcchsa_ppgedu_me_Ana_ESQA.pdfapplication/pdf692789http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15310/1/cchsa_ppgedu_me_Ana_ESQA.pdfdee7f7577f177f5b28feb6cb97e782e9MD51123456789/153102022-09-02 11:36:23.076oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15310Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Specialists, professors and educators: after all, which professional do education graduate?
title Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
spellingShingle Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
pedagogia
identidade
formação
education
identity
formation
title_short Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
title_full Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
title_fullStr Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
title_full_unstemmed Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
title_sort Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
author Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
author_facet Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
contributor_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia
identidade
formação
education
identity
formation
topic pedagogia
identidade
formação
education
identity
formation
description O presente texto, inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem como objetivo principal reconhecer o papel do curso de Pedagogia no Brasil, que profissional forma e qual a sua identidade, considerando os segmentos formativos pouco articulados de profissionais da gestão educacional e professores das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil. Realizando co-relações através de resgate histórico-legislativo e estudo de dados obtidos através de aplicação de questionário em teóricos conhecidos na área. Os resultados obtidos colaboram com a construção de um perfil identitário próprio do pedagogo, profissional com rol de saberes que envolvem conhecimentos de gestão, organização e funcionamento escolar, assim como de ações formativas desenvolvidas em sala de aula, os quais puderam ser contrapostos com o perfil de profissional apresentado pelo CNE Conselho Nacional de Educação, através das diretrizes do curso, publicadas no início de 2006.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15310
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9527743086394186
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15310
identifier_str_mv 9527743086394186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15310/1/cchsa_ppgedu_me_Ana_ESQA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dee7f7577f177f5b28feb6cb97e782e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790776078794752