Projetos de vida no contexto educacional público: Concepções de professores e estudantes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Borges, Anna Karolina Santoro
Orientador(a): Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16818
Resumo: O projeto de vida tem estado presente na Educação de vários países e, recentemente, foi inserido no sistema educacional brasileiro, incorporado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como uma temática obrigatória a ser trabalhada no Ensino Médio. A Base Nacional Curricular Comum o coloca como uma das dez competências a serem desenvolvidas pelos estudantes ao longo de sua vida escolar. Sabe-se que para o professor estar apto a fomentar o projeto de vida nos estudantes é importante que o trabalho docente faça parte de seu próprio projeto de vida. Dessa forma, a partir da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, o problema de pesquisa que se pretendeu responder foi: Qual é o papel da docência no projeto de vida de professores polivalentes e especialistas? Com base nessa questão de pesquisa, o objetivo geral da tese foi compreender qual o papel da docência no projeto de vida de professores polivalentes, especialistas e da disciplina Projeto de vida. O estudo justifica-se pela relevância do tema e pela recém incorporação do projeto de vida na legislação educacional brasileira. Realizou-se uma pesquisa de caráter quali-quantitativa organizada em quatro estudos. O objetivo do estudo 1 foi compreender as concepções dos professores que ministraram a disciplina Projeto de Vida no ano de 2021 no Ensino Fundamental II. Participaram desse estudo 10 professores da disciplina Projeto de Vida da rede estadual de ensino de duas cidades do interior do Estado de São Paulo. As entrevistas foram realizadas de forma presencial. O objetivo do estudo 2 foi compreender de que forma a docência faz parte do projeto de vida dos professores polivalentes e especialistas. Participaram desse estudo 26 professores da rede estadual de duas cidades do interior do Estado de São Paulo, dos quais 13 eram professores polivalentes (generalistas) e 13 eram especialistas. Foram realizadas entrevistas presenciais e on-line. O objetivo do estudo 3 foi compreender quais características dos professores mais auxiliam os estudantes a pensarem ou mesmo construírem seus projetos de vida, a partir da percepção dos próprios estudantes. Participaram 56 estudantes do Ensino Fundamental II e todas as entrevistas foram presenciais. Os dados dos três primeiros estudos foram analisados por meio do software IraMuTeq. O objetivo do estudo 4 foi comparar as características que mais podem fomentar o projeto de vida nos estudantes autopercebidas pelos professores com as características dos professores descritas pelos estudantes, a partir dos dados obtidos nos estudos 1, 2 e 3, por meio de Análise Temática. O Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research foi utilizado para assegurar a qualidade da pesquisa. Em relação ao estudo 1, os resultados indicaram que a docência é muito significativa e faz parte dos projetos de vida dos professores da disciplina Projeto de Vida. As concepções desses professores sobre a disciplina são mais subjetivas, oriundas da percepção de sua prática, sem menção ao embasamento teórico disponível sobre projetos de vida na literatura. Esse resultado indica que os participantes não têm acesso ou não conhecem as definições de teóricos sobre o tema, o que sugere que a formação oferecida sobre projetos de vida possa ter sido deficitária. No que se refere ao estudo 2, os resultados indicaram que os projetos de vida dos professores se relacionam à docência, como continuar se preparando, estudando para se aprimorar na docência, adaptar conteúdos de cursos de outras áreas ou segmentos para utilizar na escola e buscar contribuir com os estudantes. Esse resultado é positivo, pois sabe-se que quando a docência faz parte do projeto de vida do professor mais ele tem condições de trabalhar com os projetos de vida de seus estudantes. Em relação ao estudo 3, os resultados indicaram que a maioria dos estudantes se mostrou influenciada por seus professores, não somente os da disciplina Projeto de Vida, mas também os de outras disciplinas. Os participantes consideram como mais influentes os professores que mais os ajudam ou, os que, por alguma razão, são significativos em suas vidas. Em relação ao estudo 4, os dados indicaram que houve certa coerência entre as características que mais podem fomentar o projeto de vida nos estudantes autopercebidas pelos professores com as características dos professores descritas pelos estudantes. Esta tese contribui para auxiliar profissionais de diferentes áreas, em especial, da Psicologia e da Educação, no que se refere à temática projeto de vida e promove interlocução entre os conhecimentos dessas duas áreas. Sugere-se que estudos futuros envolvam grupos focais com professores e estudantes que visem promover conhecimento que sirva para melhor aproveitar a disciplina Projeto de Vida e subsidiar ações didáticas para fins de Educação com projeto de vida.
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spelling Borges, Anna Karolina SantoroPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato2023-04-18T12:51:41Z2023-04-18T12:51:41Z2023-02-24http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/168185025784620594524O projeto de vida tem estado presente na Educação de vários países e, recentemente, foi inserido no sistema educacional brasileiro, incorporado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como uma temática obrigatória a ser trabalhada no Ensino Médio. A Base Nacional Curricular Comum o coloca como uma das dez competências a serem desenvolvidas pelos estudantes ao longo de sua vida escolar. Sabe-se que para o professor estar apto a fomentar o projeto de vida nos estudantes é importante que o trabalho docente faça parte de seu próprio projeto de vida. Dessa forma, a partir da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, o problema de pesquisa que se pretendeu responder foi: Qual é o papel da docência no projeto de vida de professores polivalentes e especialistas? Com base nessa questão de pesquisa, o objetivo geral da tese foi compreender qual o papel da docência no projeto de vida de professores polivalentes, especialistas e da disciplina Projeto de vida. O estudo justifica-se pela relevância do tema e pela recém incorporação do projeto de vida na legislação educacional brasileira. Realizou-se uma pesquisa de caráter quali-quantitativa organizada em quatro estudos. O objetivo do estudo 1 foi compreender as concepções dos professores que ministraram a disciplina Projeto de Vida no ano de 2021 no Ensino Fundamental II. Participaram desse estudo 10 professores da disciplina Projeto de Vida da rede estadual de ensino de duas cidades do interior do Estado de São Paulo. As entrevistas foram realizadas de forma presencial. O objetivo do estudo 2 foi compreender de que forma a docência faz parte do projeto de vida dos professores polivalentes e especialistas. Participaram desse estudo 26 professores da rede estadual de duas cidades do interior do Estado de São Paulo, dos quais 13 eram professores polivalentes (generalistas) e 13 eram especialistas. Foram realizadas entrevistas presenciais e on-line. O objetivo do estudo 3 foi compreender quais características dos professores mais auxiliam os estudantes a pensarem ou mesmo construírem seus projetos de vida, a partir da percepção dos próprios estudantes. Participaram 56 estudantes do Ensino Fundamental II e todas as entrevistas foram presenciais. Os dados dos três primeiros estudos foram analisados por meio do software IraMuTeq. O objetivo do estudo 4 foi comparar as características que mais podem fomentar o projeto de vida nos estudantes autopercebidas pelos professores com as características dos professores descritas pelos estudantes, a partir dos dados obtidos nos estudos 1, 2 e 3, por meio de Análise Temática. O Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research foi utilizado para assegurar a qualidade da pesquisa. Em relação ao estudo 1, os resultados indicaram que a docência é muito significativa e faz parte dos projetos de vida dos professores da disciplina Projeto de Vida. As concepções desses professores sobre a disciplina são mais subjetivas, oriundas da percepção de sua prática, sem menção ao embasamento teórico disponível sobre projetos de vida na literatura. Esse resultado indica que os participantes não têm acesso ou não conhecem as definições de teóricos sobre o tema, o que sugere que a formação oferecida sobre projetos de vida possa ter sido deficitária. No que se refere ao estudo 2, os resultados indicaram que os projetos de vida dos professores se relacionam à docência, como continuar se preparando, estudando para se aprimorar na docência, adaptar conteúdos de cursos de outras áreas ou segmentos para utilizar na escola e buscar contribuir com os estudantes. Esse resultado é positivo, pois sabe-se que quando a docência faz parte do projeto de vida do professor mais ele tem condições de trabalhar com os projetos de vida de seus estudantes. Em relação ao estudo 3, os resultados indicaram que a maioria dos estudantes se mostrou influenciada por seus professores, não somente os da disciplina Projeto de Vida, mas também os de outras disciplinas. Os participantes consideram como mais influentes os professores que mais os ajudam ou, os que, por alguma razão, são significativos em suas vidas. Em relação ao estudo 4, os dados indicaram que houve certa coerência entre as características que mais podem fomentar o projeto de vida nos estudantes autopercebidas pelos professores com as características dos professores descritas pelos estudantes. Esta tese contribui para auxiliar profissionais de diferentes áreas, em especial, da Psicologia e da Educação, no que se refere à temática projeto de vida e promove interlocução entre os conhecimentos dessas duas áreas. Sugere-se que estudos futuros envolvam grupos focais com professores e estudantes que visem promover conhecimento que sirva para melhor aproveitar a disciplina Projeto de Vida e subsidiar ações didáticas para fins de Educação com projeto de vida.Life purpose has been present in Education in several countries, and recently, it was inserted in the Brazilian educational system, incorporated in the Law of Guidelines and Bases of Education, as a mandatory theme to be worked on in High School. Furthermore, the National Common Curricular Base places it as one of the ten competencies to be developed by students throughout their entire school life. It is known that for the teacher to be able to encourage the students' life purpose, it is essential that the teaching work is part of their life purpose. Thus, from the perspective of Developmental Psychology, the research problem intended to be answered was: What is the role of teaching in the life purpose of polyvalent teachers and specialists? Based on this research question, the general objective of the thesis was to understand the role of teaching in the life purpose of polyvalent teachers, specialists, and the life purpose discipline. The study is justified by the theme's relevance and the recent incorporation of the life purpose in Brazilian educational legislation. Qualitative and quantitative research was carried out, organized into four studies. The objective of study 1 was to understand the conceptions of teachers who taught the life purpose subject in the year 2021 in Elementary School II. The study included ten teachers from the life purpose discipline of the state education network in two cities in the State of São Paulo interior. The interviews were carried out in person. The objective of study 2 was to understand how teaching is part of the life purpose of polyvalent and specialist teachers. Twenty-six teachers from the state network of two cities in the interior of the State of São Paulo participated in this study, of which 13 were polyvalent teachers (generalists) and 13 were specialists. Face-to-face and online interviews were conducted. The objective of study 3 was to understand which characteristics of teachers most help students think or even build their life purpose based on the student's perception. 56 Elementary School II students participated, and all interviews were face-to-face. Data from the first three studies were analyzed using the IraMuTeq software. The objective of study 4 was to compare the characteristics that can most promote the life purpose in students self-perceived by teachers with the features of teachers described by students, based on data obtained in studies 1, 2, and 3, through Thematic Analysis. The Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research was used to ensure the quality of the research. Regarding study 1, the results indicated that teaching is very significant and is part of the purpose in life of the teachers of the life purpose discipline. However, the conceptions of these professors about the subject are more subjective, arising from the perception of their practice, without mentioning the theoretical basis available on life purpose in the literature. This result indicates that the participants do not have access to or do not know the definitions of theorists on the subject, which suggests that the training offered on life purpose may have been deficient. About study 2, the results indicated that the teachers' life purposes are related to teaching, such as continuing to prepare, studying to improve in teaching, adapting course contents from other areas or segments to use at school, and always seeking help students. This result is positive, as it is known that when teaching is part of the teacher's life purpose, the more he can work with his students' life purpose. Regarding study 3, the results indicated that most students were influenced by their teachers, not only those of the life purpose discipline but also those of other disciplines. The participants consider the teachers who help them the most or those who, for some reason, are significant in their lives to be the most influential. About study 4, the data indicated some consistency between the characteristics that can most promote the students' selfperceived life purpose with the features of the teachers described by the students. This thesis contributes to helping professionals from different areas, particularly Psychology and Education, with regard to the purpose in life theme and promotes dialogue between the knowledge of these two areas. It suggests that future studies involve focus groups with teachers and students that aim to promote knowledge to better take advantage of the life purpose discipline and subsidize didactic actions for Education with purpose and life purpose.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Projeto de vidaProfessoresDocênciaEscola públicaPurpose in lifeTeachersTeachingPublic schoolProjetos de vida no contexto educacional público: Concepções de professores e estudantesLife projects in the public educational context: Conceptions of teachers and studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7738167015455111Guzzo, Raquel Souza LoboPrimi, Tatiana de Cássia NakanoPinheiro, Viviane Potenza GuimarãesSilva, Andressa Melina Becker da8863163152848405809204987078098510334121054607362944848333102492Centro de Ciências da Vida (CCV)PsicologiaOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16818/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALccv_ppgpsico_tese_borges_aks.pdfccv_ppgpsico_tese_borges_aks.pdfapplication/pdf2754237http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16818/1/ccv_ppgpsico_tese_borges_aks.pdf27360ffcbb599f9e8446298f30beca1cMD51123456789/168182023-04-18 09:51:41.77oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-04-18T12:51:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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