O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Kettle, Waggnoor Macieira
Orientador(a): Sordi, Mara Regina Lemes de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15364
Resumo: Este estudo que se insere na linha de pesquisa Docência em Instituições de Ensino Superior busca realçar a importância do planejamento educacional para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como objetivo conhecer as concepções de planejamento dos docentes de Contabilidade Básica/Introdutória atuantes em cursos de Ciências Contábeis da Região Metropolitana de Campinas, SP e vincular estas concepções às decisões que influenciam os componentes do plano de ensino. Através da análise das falas captadas por meio de entrevistas pretende-se ainda conhecer o perfil dos docentes, dos discentes e da disciplina. A escolha desse enfoque justifica-se, inicialmente, pela importância da qualidade na educação contábil, bem como pela relevância do ensino da Contabilidade Básica/Introdutória para a formação dos futuros contadores. São encontrados como resultados dessa investigação a necessidade da interação entre os docentes no sentido de fazer do planejamento individual, algo compartilhado e provedor de soluções, não apenas para o professor da disciplina, mas para o contexto do curso à luz do projeto pedagógico instituído. Finalizando, a pesquisa se propõe a contribuir com todos que se envolvem, direta ou indiretamente, com o planejamento do ensino de uma forma geral, mas especialmente, com o planejamento da Contabilidade Básica/Introdutória, em cursos de Ciências Contábeis, ao apresentar sugestões a cada um dos grupos envolvidos no planejamento: instituições, diretores e coordenadores, professores e alunos. Ao promover uma reflexão sobre a idéia de planejamento a serviço de quê e de quem? objetiva-se recuperar o verdadeiro sentido do planejamento educacional rompendo com a marca burocrática que o tem caracterizado e oferecendo subsídios para que o planejamento possa ocupar seu papel promotor de qualidade do ensino.
id PCAM_b6f662afcada37c6477bdbef665b1f96
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15364
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Kettle, Waggnoor MacieiraPontifícia Universidade Católica de CampinasSordi, Mara Regina Lemes de2022-02-16T18:12:51Z2022-02-16T18:12:51Z2004-12-06http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153646751631546964588Este estudo que se insere na linha de pesquisa Docência em Instituições de Ensino Superior busca realçar a importância do planejamento educacional para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como objetivo conhecer as concepções de planejamento dos docentes de Contabilidade Básica/Introdutória atuantes em cursos de Ciências Contábeis da Região Metropolitana de Campinas, SP e vincular estas concepções às decisões que influenciam os componentes do plano de ensino. Através da análise das falas captadas por meio de entrevistas pretende-se ainda conhecer o perfil dos docentes, dos discentes e da disciplina. A escolha desse enfoque justifica-se, inicialmente, pela importância da qualidade na educação contábil, bem como pela relevância do ensino da Contabilidade Básica/Introdutória para a formação dos futuros contadores. São encontrados como resultados dessa investigação a necessidade da interação entre os docentes no sentido de fazer do planejamento individual, algo compartilhado e provedor de soluções, não apenas para o professor da disciplina, mas para o contexto do curso à luz do projeto pedagógico instituído. Finalizando, a pesquisa se propõe a contribuir com todos que se envolvem, direta ou indiretamente, com o planejamento do ensino de uma forma geral, mas especialmente, com o planejamento da Contabilidade Básica/Introdutória, em cursos de Ciências Contábeis, ao apresentar sugestões a cada um dos grupos envolvidos no planejamento: instituições, diretores e coordenadores, professores e alunos. Ao promover uma reflexão sobre a idéia de planejamento a serviço de quê e de quem? objetiva-se recuperar o verdadeiro sentido do planejamento educacional rompendo com a marca burocrática que o tem caracterizado e oferecendo subsídios para que o planejamento possa ocupar seu papel promotor de qualidade do ensino.This study, related to the research area of University, Docency and Education Teaching , tries to emphasize the importance of the educational planning to the improvement of the teaching/learning process. The purpose of this work is to find out the planning conceptions of teachers of Basic/Introductory Accounting who teach in Accounting Programs in the metropolitan area of Campinas, São Paulo, and relate these conceptions to the decision making on the teaching plan components. By analysing the professors speech collected through interviews, it is intended to know teachers and students profile and the discipline. The choice of the topic was due first to the importance of the quality in accounting education, as well as to the relevance of the reaching of Basic/Introductory Accounting for the development of future accountants. The results of the investigation point out the need of interaction among teachers in order to make the individual planning something shared and solution provider, not only for the teacher of the discipline but also for the course context, in the light of the esablished project. In conclusion, the investigation intends to controbute to all those who are involved in the teaching planning, by and large, specifically to those involved in the Basic/Introductory Accounting planning in Accounting Programs of Studies, by making suggestions to each one of the groups involved in the planning: institutions, principals and coordinators; teachers and students. By promoting a reflection on the idea of planning to what and to whom , it is intended to recover the real meaning of the educational planning, breaking up the red tape which has distinguished it, and offering information in order for the planning to play its part in promoting the teaching quality.porPUC-Campinasplanejamentoplano de ensinoensino superiordocênciaensino de contabilidadeplanningteaching planninghigher educationdocencyaccounting teachingO ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6737123125852473Benedicto, Gideon Carvalho deBartolomei, Rogério10800192319549488771109715574824CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Waggnoor_MK.pdfcchsa_ppgedu_me_Waggnoor_MK.pdfapplication/pdf376457http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15364/1/cchsa_ppgedu_me_Waggnoor_MK.pdfdfa7266a8e0f4679edc5ef050778eb38MD51123456789/153642022-09-02 11:36:25.387oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15364Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
title O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
spellingShingle O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
Kettle, Waggnoor Macieira
planejamento
plano de ensino
ensino superior
docência
ensino de contabilidade
planning
teaching planning
higher education
docency
accounting teaching
title_short O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
title_full O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
title_fullStr O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
title_full_unstemmed O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
title_sort O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
author Kettle, Waggnoor Macieira
author_facet Kettle, Waggnoor Macieira
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Kettle, Waggnoor Macieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de
contributor_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de
dc.subject.por.fl_str_mv planejamento
plano de ensino
ensino superior
docência
ensino de contabilidade
planning
teaching planning
higher education
docency
accounting teaching
topic planejamento
plano de ensino
ensino superior
docência
ensino de contabilidade
planning
teaching planning
higher education
docency
accounting teaching
description Este estudo que se insere na linha de pesquisa Docência em Instituições de Ensino Superior busca realçar a importância do planejamento educacional para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como objetivo conhecer as concepções de planejamento dos docentes de Contabilidade Básica/Introdutória atuantes em cursos de Ciências Contábeis da Região Metropolitana de Campinas, SP e vincular estas concepções às decisões que influenciam os componentes do plano de ensino. Através da análise das falas captadas por meio de entrevistas pretende-se ainda conhecer o perfil dos docentes, dos discentes e da disciplina. A escolha desse enfoque justifica-se, inicialmente, pela importância da qualidade na educação contábil, bem como pela relevância do ensino da Contabilidade Básica/Introdutória para a formação dos futuros contadores. São encontrados como resultados dessa investigação a necessidade da interação entre os docentes no sentido de fazer do planejamento individual, algo compartilhado e provedor de soluções, não apenas para o professor da disciplina, mas para o contexto do curso à luz do projeto pedagógico instituído. Finalizando, a pesquisa se propõe a contribuir com todos que se envolvem, direta ou indiretamente, com o planejamento do ensino de uma forma geral, mas especialmente, com o planejamento da Contabilidade Básica/Introdutória, em cursos de Ciências Contábeis, ao apresentar sugestões a cada um dos grupos envolvidos no planejamento: instituições, diretores e coordenadores, professores e alunos. Ao promover uma reflexão sobre a idéia de planejamento a serviço de quê e de quem? objetiva-se recuperar o verdadeiro sentido do planejamento educacional rompendo com a marca burocrática que o tem caracterizado e oferecendo subsídios para que o planejamento possa ocupar seu papel promotor de qualidade do ensino.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15364
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 6751631546964588
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15364
identifier_str_mv 6751631546964588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15364/1/cchsa_ppgedu_me_Waggnoor_MK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dfa7266a8e0f4679edc5ef050778eb38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790771121127424