Interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e psicologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Rodrigues, Carmen Agnes da Silva
Orientador(a): Witter, Geraldina Porto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15840
Resumo: Este estudo caracteriza a clientela de uma clínica particular de Fonoaudiologia e Psicologia, do interior de São Paulo, por meio da análise de 288 prontuários de clientes atendidos em 1998. Analisa sexo, idade, posição na constelação familiar, escolaridade e profissão do cliente, além da escolaridade e profissão dos pais. Verifica origem do encaminhamento, tipo de avaliação, queixas, hipóteses, duração e interrupção do tratamento. Utiliza os testes qui-quadrado e correlação de Spearman na análise estatística. Os resultados mostram que, no geral, não há diferença significante entre os sexos, mas o sexo masculino é maioria entre as crianças. O grau de escolaridade predominante é o fundamental. Pais têm, na maioria, nível superior e profissões relacionadas ao comércio/indústria. A procura espontânea pelos serviços prevalece. As principais queixas fonoaudiológicas são relativas à linguagem oral, escrita e motricidade oral. Queixa de problemas de comportamento e relacionamento são as principais na área de Psicologia. Há correlação significante entre queixas e hipóteses. A duração do tratamento fonoaudiológico é longa e o índice de abandono é maior em Psicologia. Conclui que o atendimento parece adequado, mas não é interdisciplinar e que novas estratégias de intervenção, visando agilizar o tempo de atendimento, devem ser elaboradas.
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spelling Rodrigues, Carmen Agnes da SilvaPontifícia Universidade Católica de CampinasWitter, Geraldina Porto2022-02-16T18:57:28Z2022-02-16T18:57:28Z2001-08-21http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15840Este estudo caracteriza a clientela de uma clínica particular de Fonoaudiologia e Psicologia, do interior de São Paulo, por meio da análise de 288 prontuários de clientes atendidos em 1998. Analisa sexo, idade, posição na constelação familiar, escolaridade e profissão do cliente, além da escolaridade e profissão dos pais. Verifica origem do encaminhamento, tipo de avaliação, queixas, hipóteses, duração e interrupção do tratamento. Utiliza os testes qui-quadrado e correlação de Spearman na análise estatística. Os resultados mostram que, no geral, não há diferença significante entre os sexos, mas o sexo masculino é maioria entre as crianças. O grau de escolaridade predominante é o fundamental. Pais têm, na maioria, nível superior e profissões relacionadas ao comércio/indústria. A procura espontânea pelos serviços prevalece. As principais queixas fonoaudiológicas são relativas à linguagem oral, escrita e motricidade oral. Queixa de problemas de comportamento e relacionamento são as principais na área de Psicologia. Há correlação significante entre queixas e hipóteses. A duração do tratamento fonoaudiológico é longa e o índice de abandono é maior em Psicologia. Conclui que o atendimento parece adequado, mas não é interdisciplinar e que novas estratégias de intervenção, visando agilizar o tempo de atendimento, devem ser elaboradas.This study involves the patients of a private clinic of Speech Therapy and Psychology, from São Paulo State, through analysis of 288 files from treated patients in 1998. The analysis is based on sex, age, position on family group, school level and client profession, and also parents school level and occupation. The research verifies the origin of the referral, type of evaluation, complaints, hypotheses, duration and treatment interruption. It uses the tests of Chi Square and Spearman Correlation Coefficient on the statistic analysis. Results show that in general there isn t any difference between sex but males are greater than females children. The majority school level is primary school. Most parents have college grade and occupations related with commerce/factory. The spontaneous search for the clinic is the most common. The main complaints showed to the Speech Therapy are related to oral and written language and the oral sensory motor system alterations. Complaints such as behavior and relationships are the most common in Psychology. There are significant relations between problems and hypotheses. The period of speech treatment is long and the average of given up is higher in Psychology. It is possible to conclude that the treatment can be considered efficient, but not interdisciplinary and that new strategies of interventions should be elaborated to make it faster the period of treatment.porPUC-CampinasinterdisciplinaridadefonoaudiologiapsicologiaInterdisciplinaridade entre fonoaudiologia e psicologiaThe interdisciplinary treatment: speech therapy and psychologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4062861190113240Oliveira, Maria Helena Mourão AlvesDomingos, Neide Aparecida Micelli26233766483743539513700900323880CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia123456789/158402022-09-02 11:36:14.392oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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