Capacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Sigrist, Sônia Aparecida Festa
Orientador(a): Araujo, Elizabeth Adorno de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15367
Resumo: Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo refletir sobre a problemática da leitura e escrita criativas e conhecer o trabalho com o Projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos ciclo II (EA). A pesquisa de campo foi realizada com professores de língua portuguesa atuantes no Ensino Fundamental na rede pública estadual de São Paulo, nas cidades de Hortolândia, Paulínia e Sumaré-SP. Foram analisados dados desses professores, quanto às capacitações - formação continuada - oferecidas pela Diretoria de Ensino Região de Sumaré-SP, e conseqüente aplicação do projeto EA nas classes de 8ª série. Optamos por uma abordagem qualitativa, sendo que os instrumentos de coleta de dados foram três questionários, em três momentos distintos, nos encontros de capacitação. Em cada encontro havia vinte e nove participantes e obtivemos a média de vinte e três questionários devolvidos e respondidos. A proposta pedagógica do Projeto visa resgatar o autoconceito positivo e a confiança dos alunos, na capacidade de aprendizagem, através de uma nova abordagem da prática docente e de um ambiente escolar desafiador. O material utilizado oferece alternativas de atuação e intervenção objetivando condições de o aluno atingir níveis de aprendizagem, desenvolvimento e autonomia correspondentes às necessidades e à faixa etária: aprender fazendo. Porém, os dados revelam que os obstáculos no percurso são muitos: a montagem das classes, a ausência dos pais, a resistência de alunos e professores, entre outros, gerando a insegurança e conseqüente indisciplina dos alunos fazendo com que o trabalho se torne inviável e com resultados insatisfatórios, comprovando assim o retrato da escola pública que continua desgastado, apesar das tentativas de inovações. A Formação Continuada é um momento adequado para discussões e valorização do trabalho pedagógico. Devem ser valorizados o trabalho em equipe, a autonomia, a teoria que sustenta os projetos, adequando-os à prática.
id PCAM_e5f08e8bf0fc855dc6e1310fc70de704
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15367
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Sigrist, Sônia Aparecida FestaPontifícia Universidade Católica de CampinasAraujo, Elizabeth Adorno de2022-02-16T18:13:14Z2022-02-16T18:13:14Z2007-05-31http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153678466522026495649Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo refletir sobre a problemática da leitura e escrita criativas e conhecer o trabalho com o Projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos ciclo II (EA). A pesquisa de campo foi realizada com professores de língua portuguesa atuantes no Ensino Fundamental na rede pública estadual de São Paulo, nas cidades de Hortolândia, Paulínia e Sumaré-SP. Foram analisados dados desses professores, quanto às capacitações - formação continuada - oferecidas pela Diretoria de Ensino Região de Sumaré-SP, e conseqüente aplicação do projeto EA nas classes de 8ª série. Optamos por uma abordagem qualitativa, sendo que os instrumentos de coleta de dados foram três questionários, em três momentos distintos, nos encontros de capacitação. Em cada encontro havia vinte e nove participantes e obtivemos a média de vinte e três questionários devolvidos e respondidos. A proposta pedagógica do Projeto visa resgatar o autoconceito positivo e a confiança dos alunos, na capacidade de aprendizagem, através de uma nova abordagem da prática docente e de um ambiente escolar desafiador. O material utilizado oferece alternativas de atuação e intervenção objetivando condições de o aluno atingir níveis de aprendizagem, desenvolvimento e autonomia correspondentes às necessidades e à faixa etária: aprender fazendo. Porém, os dados revelam que os obstáculos no percurso são muitos: a montagem das classes, a ausência dos pais, a resistência de alunos e professores, entre outros, gerando a insegurança e conseqüente indisciplina dos alunos fazendo com que o trabalho se torne inviável e com resultados insatisfatórios, comprovando assim o retrato da escola pública que continua desgastado, apesar das tentativas de inovações. A Formação Continuada é um momento adequado para discussões e valorização do trabalho pedagógico. Devem ser valorizados o trabalho em equipe, a autonomia, a teoria que sustenta os projetos, adequando-os à prática.This work follows the line of research University, Teaching and Formation of Teachers . Its objective is to reflect about the reading and creative writing problematic with the Teaching and Learning correcting tendencies Cycle II Project. Field work was done with teachers of Portuguese in Fundamental Education of the Public School System of the State of São Paulo in the cities of Hortolândia, Paulínia and Sumaré. These teachers analyzed data concerning continued formation qualification offered by the Regional Administration of Education of Sumaré in São Paulo and the consequent application of the Teaching/Learning Project in Eighth Grade classes. We chose the qualitative approach using three questionnaires as the instrument for collecting data at three distinct moments during qualification encounters. There were twenty-nine participants in each encounter and we obtained an average of twenty-three questionnaires answered. The pedagogical proposal of the project aims at recuperating the positive self-esteem and confidence of the students in their capacity to learn by means of a new approach in teaching practice and the creation of challenging school ambient. The material offers alternative of actuation and intervention by materializing conditions for students to attain the level of learning, development and autonomy that corresponds to their needs and age group: learn by doing. However, the data reveal that there are many obstacles in the way: absence of parents, resistance of students and teachers, among others. This causes insecurity and consequent disorder among students and makes the work unviable with unsatisfactory results, thus confirming the enduring picture of defunct public schools in spite of attempts at innovation. Continued Formation is an oportune moment for discussions and valorization of pedagogical work. More credit should be given to group work, autonomy and theory adapted to practice.porPUC-Campinasformação continuadapráticas pedagógicasformação do educadorcriatividadeprojeto ensinar e aprender - corrigindo fluxoscontinued formationpedagogical practiceformation of the educatorcreativityteaching and learning project correcting tendenciesCapacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativasQualification of teachers of portuguese who participate in the project teaching and learning correcting tendencies: taking a look at creative writingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4905266424159579Abreu, Antonio SuarezCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes97572629635346483883562938853685CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Sonia_AFS.pdfcchsa_ppgedu_me_Sonia_AFS.pdfapplication/pdf1050272http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15367/1/cchsa_ppgedu_me_Sonia_AFS.pdfdd84174bdbea5e92ffccf7265403c544MD51123456789/153672022-09-02 11:36:25.497oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativas
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Qualification of teachers of portuguese who participate in the project teaching and learning correcting tendencies: taking a look at creative writings
title Capacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativas
spellingShingle Capacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativas
Sigrist, Sônia Aparecida Festa
formação continuada
práticas pedagógicas
formação do educador
criatividade
projeto ensinar e aprender - corrigindo fluxos
continued formation
pedagogical practice
formation of the educator
creativity
teaching and learning project correcting tendencies
title_short Capacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativas
title_full Capacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativas
title_fullStr Capacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativas
title_full_unstemmed Capacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativas
title_sort Capacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativas
author Sigrist, Sônia Aparecida Festa
author_facet Sigrist, Sônia Aparecida Festa
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Sigrist, Sônia Aparecida Festa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
contributor_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada
práticas pedagógicas
formação do educador
criatividade
projeto ensinar e aprender - corrigindo fluxos
continued formation
pedagogical practice
formation of the educator
creativity
teaching and learning project correcting tendencies
topic formação continuada
práticas pedagógicas
formação do educador
criatividade
projeto ensinar e aprender - corrigindo fluxos
continued formation
pedagogical practice
formation of the educator
creativity
teaching and learning project correcting tendencies
description Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo refletir sobre a problemática da leitura e escrita criativas e conhecer o trabalho com o Projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos ciclo II (EA). A pesquisa de campo foi realizada com professores de língua portuguesa atuantes no Ensino Fundamental na rede pública estadual de São Paulo, nas cidades de Hortolândia, Paulínia e Sumaré-SP. Foram analisados dados desses professores, quanto às capacitações - formação continuada - oferecidas pela Diretoria de Ensino Região de Sumaré-SP, e conseqüente aplicação do projeto EA nas classes de 8ª série. Optamos por uma abordagem qualitativa, sendo que os instrumentos de coleta de dados foram três questionários, em três momentos distintos, nos encontros de capacitação. Em cada encontro havia vinte e nove participantes e obtivemos a média de vinte e três questionários devolvidos e respondidos. A proposta pedagógica do Projeto visa resgatar o autoconceito positivo e a confiança dos alunos, na capacidade de aprendizagem, através de uma nova abordagem da prática docente e de um ambiente escolar desafiador. O material utilizado oferece alternativas de atuação e intervenção objetivando condições de o aluno atingir níveis de aprendizagem, desenvolvimento e autonomia correspondentes às necessidades e à faixa etária: aprender fazendo. Porém, os dados revelam que os obstáculos no percurso são muitos: a montagem das classes, a ausência dos pais, a resistência de alunos e professores, entre outros, gerando a insegurança e conseqüente indisciplina dos alunos fazendo com que o trabalho se torne inviável e com resultados insatisfatórios, comprovando assim o retrato da escola pública que continua desgastado, apesar das tentativas de inovações. A Formação Continuada é um momento adequado para discussões e valorização do trabalho pedagógico. Devem ser valorizados o trabalho em equipe, a autonomia, a teoria que sustenta os projetos, adequando-os à prática.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15367
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 8466522026495649
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15367
identifier_str_mv 8466522026495649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15367/1/cchsa_ppgedu_me_Sonia_AFS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd84174bdbea5e92ffccf7265403c544
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790775954014208