Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Patti, Cíntia Isabel
Orientador(a): Vitorino, Artur José Renda
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15499
Resumo: A presente dissertação Além dos muros da escola: Um estudo sobre a educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas , tem por tema central o preconceito e discriminação de raça e gênero presentes na sociedade atual, mais especificamente, contra a mulher negra. O curso de formação das Promotoras Legais Populares busca, entre outros objetivos, democratizar e fornecer subsídios para que as mulheres se reconheçam como sujeitos atuantes e de direitos, formando ao final de cada curso, educadoras populares multiplicadoras do conhecimento apreendido. Promove-se, ao longo da pesquisa, uma interlocução entre a teoria e pesquisas relacionadas com o feminismo e o movimento negro juntamente com os dados obtidos em trabalho de campo. O objetivo central foi analisar as funções educacionais e ação educativa do projeto de Promotoras Legais Populares, bem como investigar de que modo o raça e gênero, na sua interseccionalidade, interferem, positiva ou negativamente, na autoestima e reconhecimento das alunas da oitava turma do projeto de Promotoras Legais Populares de Campinas.Tal pesquisa é de caráter qualitativo e os instrumentos metodológicos utilizados foram as observações da oitava turma do curso, questionário com as participantes e entrevistas com as organizadoras do projeto na cidade de Campinas. Os resultados obtidos consistem em hipóteses de interlocução de uma educação popular com os movimentos sociais. Tais resultados indicam, também, que as mulheres são plurais, heterogêneas e que buscam sua autonomia e reconhecimento do meio em que vivem, deixando o papel de vítima da sua história, passando a ser protagonista de sua vida. Uma vez que estes dados foram coletados com base na formação de uma turma do projeto de Promotoras Legais Populares, novas pesquisas e investigações sobre o tema são recomendadas.
id PCAM_ec624df1ef62731ea4831561152d6c1a
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15499
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Patti, Cíntia IsabelPontifícia Universidade Católica de CampinasVitorino, Artur José Renda2022-02-16T18:15:36Z2022-02-16T18:15:36Z2015-02-25http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154997868355087282166A presente dissertação Além dos muros da escola: Um estudo sobre a educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas , tem por tema central o preconceito e discriminação de raça e gênero presentes na sociedade atual, mais especificamente, contra a mulher negra. O curso de formação das Promotoras Legais Populares busca, entre outros objetivos, democratizar e fornecer subsídios para que as mulheres se reconheçam como sujeitos atuantes e de direitos, formando ao final de cada curso, educadoras populares multiplicadoras do conhecimento apreendido. Promove-se, ao longo da pesquisa, uma interlocução entre a teoria e pesquisas relacionadas com o feminismo e o movimento negro juntamente com os dados obtidos em trabalho de campo. O objetivo central foi analisar as funções educacionais e ação educativa do projeto de Promotoras Legais Populares, bem como investigar de que modo o raça e gênero, na sua interseccionalidade, interferem, positiva ou negativamente, na autoestima e reconhecimento das alunas da oitava turma do projeto de Promotoras Legais Populares de Campinas.Tal pesquisa é de caráter qualitativo e os instrumentos metodológicos utilizados foram as observações da oitava turma do curso, questionário com as participantes e entrevistas com as organizadoras do projeto na cidade de Campinas. Os resultados obtidos consistem em hipóteses de interlocução de uma educação popular com os movimentos sociais. Tais resultados indicam, também, que as mulheres são plurais, heterogêneas e que buscam sua autonomia e reconhecimento do meio em que vivem, deixando o papel de vítima da sua história, passando a ser protagonista de sua vida. Uma vez que estes dados foram coletados com base na formação de uma turma do projeto de Promotoras Legais Populares, novas pesquisas e investigações sobre o tema são recomendadas.This dissertation, "When education goes beyond the school walls: A study of popular education in Popular Legal Promoters project", has as its central theme prejudice and discrimination, based on race and gender, present in current society, more specifically, against black women. The training course of Popular Legal Promoters seeks, among other objectives, democratize and provide support for women to recognize themselves as active and rightful individuals, delivering, at the end of each course, trained popular educators who multiply the knowledge gained. It promotes, throughout the research, an interlocution between theory and researches related to feminism and black movement, along with the data obtained in fieldwork. The main objective was to analyze the educational functions and the educational action of the Popular Legal Promoters, as well as investigate if and how the race and gender, in its intersectionality, interfere, positively or negatively, with self-esteem and recognition of the students of the eighth class of the Popular Legal Promoters of Campinas project. Such research has qualitative nature and the methodological instruments used were the observations of the eighth group of the course, questionnaire with participants, and interviews with the project organizers in the city of Campinas. The obtained results consist of hypotheses of interlocution of a popular education with the social movements. These results indicate that women are plural, heterogeneous and seek their autonomy and recognition in the environment they live in, leaving the victim roles from their histories, becoming the protagonists of their lives. Since these data were collected based on the formation of a group of Legal Advocates project, new researches and investigations on this issue are recommended.porPUC-Campinasgêneroraçainterseccionalidadeidentidadeeducação popularpolíticas públicasgenderraceintersectionalityidentitypopular educationpublic policiesAlém dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3811004108670430Souza, Érica Renata deMendonça, Samuel21809230306696986369572439782922CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Cintia_IP.pdfcchsa_ppgedu_me_Cintia_IP.pdfapplication/pdf3059075http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15499/1/cchsa_ppgedu_me_Cintia_IP.pdf6d2f8c6ba95d5beb5d182638dc9997bfMD51123456789/154992022-09-02 11:36:29.732oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
title Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
spellingShingle Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
Patti, Cíntia Isabel
gênero
raça
interseccionalidade
identidade
educação popular
políticas públicas
gender
race
intersectionality
identity
popular education
public policies
title_short Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
title_full Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
title_fullStr Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
title_full_unstemmed Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
title_sort Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
author Patti, Cíntia Isabel
author_facet Patti, Cíntia Isabel
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Patti, Cíntia Isabel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitorino, Artur José Renda
contributor_str_mv Vitorino, Artur José Renda
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
raça
interseccionalidade
identidade
educação popular
políticas públicas
gender
race
intersectionality
identity
popular education
public policies
topic gênero
raça
interseccionalidade
identidade
educação popular
políticas públicas
gender
race
intersectionality
identity
popular education
public policies
description A presente dissertação Além dos muros da escola: Um estudo sobre a educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas , tem por tema central o preconceito e discriminação de raça e gênero presentes na sociedade atual, mais especificamente, contra a mulher negra. O curso de formação das Promotoras Legais Populares busca, entre outros objetivos, democratizar e fornecer subsídios para que as mulheres se reconheçam como sujeitos atuantes e de direitos, formando ao final de cada curso, educadoras populares multiplicadoras do conhecimento apreendido. Promove-se, ao longo da pesquisa, uma interlocução entre a teoria e pesquisas relacionadas com o feminismo e o movimento negro juntamente com os dados obtidos em trabalho de campo. O objetivo central foi analisar as funções educacionais e ação educativa do projeto de Promotoras Legais Populares, bem como investigar de que modo o raça e gênero, na sua interseccionalidade, interferem, positiva ou negativamente, na autoestima e reconhecimento das alunas da oitava turma do projeto de Promotoras Legais Populares de Campinas.Tal pesquisa é de caráter qualitativo e os instrumentos metodológicos utilizados foram as observações da oitava turma do curso, questionário com as participantes e entrevistas com as organizadoras do projeto na cidade de Campinas. Os resultados obtidos consistem em hipóteses de interlocução de uma educação popular com os movimentos sociais. Tais resultados indicam, também, que as mulheres são plurais, heterogêneas e que buscam sua autonomia e reconhecimento do meio em que vivem, deixando o papel de vítima da sua história, passando a ser protagonista de sua vida. Uma vez que estes dados foram coletados com base na formação de uma turma do projeto de Promotoras Legais Populares, novas pesquisas e investigações sobre o tema são recomendadas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15499
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 7868355087282166
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15499
identifier_str_mv 7868355087282166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15499/1/cchsa_ppgedu_me_Cintia_IP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d2f8c6ba95d5beb5d182638dc9997bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790770604179456