Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Matos, Isla Andrade Pereira de
Orientador(a): Vitorino, Artur José Renda
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15466
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo, a partir das reflexões teóricas sobre educação e educação em museus, investigar a atuação da ação educativa do Museu Afro Brasil junto aos grupos de escolas agendados para as visitas orientadas. Com o propósito de atuar para o reconhecimento da população africana e afrodescendente como sujeitos sociais na cultura brasileira, tirando-lhes o estigma da escravidão e valorizando seus modos de ser e fazer, o Museu Afro Brasil estaria assumindo o papel de combater a discriminação étnico-racial, buscando conscientizar seus visitantes da importância da influência africana na construção da nacionalidade brasileira. Por isso, assim foi definido o problema de pesquisa: a ação educativa do Museu Afro Brasil combate a discriminação étnico-racial por meio da prática da educação patrimonial? Adotando o procedimento etnográfico e empírico de observação das visitas orientadas, constatou-se a não confirmação da hipótese inicial da pesquisa, à qual sustentava que o Museu Afro Brasil realizaria uma educação patrimonial no sentido de ser celebrativa à história dos negros no Brasil e na África da perspectiva narrativa inaugurada por von Martius sobre a participação das três raças (branca, negra e indígena) na construção do Brasil. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foram observadas características da ação educativa que podem ser consideradas enquanto critérios de ensino e aprendizagem, mas não de educação patrimonial. Por outro lado, há uma preocupação em ensinar os alunos a lerem os objetos expostos e a reconhecerem a influência africana na cultura brasileira. Constatou-se também a descontinuidade das visitas, que envolve não só o museu, mas principalmente a escola na preparação e finalização da visita, atividade essa que poderia modificar a qualidade da educação realizada no museu.
id PCAM_f331bcf46db8083aac2e67ec58310ae4
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15466
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Matos, Isla Andrade Pereira dePontifícia Universidade Católica de CampinasVitorino, Artur José Renda2022-02-16T18:15:13Z2022-02-16T18:15:13Z2013-11-25http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154663638209195912343O presente trabalho teve como objetivo, a partir das reflexões teóricas sobre educação e educação em museus, investigar a atuação da ação educativa do Museu Afro Brasil junto aos grupos de escolas agendados para as visitas orientadas. Com o propósito de atuar para o reconhecimento da população africana e afrodescendente como sujeitos sociais na cultura brasileira, tirando-lhes o estigma da escravidão e valorizando seus modos de ser e fazer, o Museu Afro Brasil estaria assumindo o papel de combater a discriminação étnico-racial, buscando conscientizar seus visitantes da importância da influência africana na construção da nacionalidade brasileira. Por isso, assim foi definido o problema de pesquisa: a ação educativa do Museu Afro Brasil combate a discriminação étnico-racial por meio da prática da educação patrimonial? Adotando o procedimento etnográfico e empírico de observação das visitas orientadas, constatou-se a não confirmação da hipótese inicial da pesquisa, à qual sustentava que o Museu Afro Brasil realizaria uma educação patrimonial no sentido de ser celebrativa à história dos negros no Brasil e na África da perspectiva narrativa inaugurada por von Martius sobre a participação das três raças (branca, negra e indígena) na construção do Brasil. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foram observadas características da ação educativa que podem ser consideradas enquanto critérios de ensino e aprendizagem, mas não de educação patrimonial. Por outro lado, há uma preocupação em ensinar os alunos a lerem os objetos expostos e a reconhecerem a influência africana na cultura brasileira. Constatou-se também a descontinuidade das visitas, que envolve não só o museu, mas principalmente a escola na preparação e finalização da visita, atividade essa que poderia modificar a qualidade da educação realizada no museu.The present study aimed, from the theoretical reflections on education and museum education, investigate the performance of the educational Afro Brazil Museum along to school groups scheduled for guided tours. With the purpose of acting for the recognition of African and Afro-descendant population as social subjects in Brazilian culture, taking them the stigma of slavery and valuing their ways of being and doing, the Afro Brazil Museum would be assuming the role of combating ethnic racial discrimination, seeking its visitors aware of the importance of African influence in the construction of Brazilian nationality. Therefore it was defined the research problem: the educational action of the Afro Brazil Museum fight ethnic racial discrimination through heritage education? Adopting the procedure ethnographic and empirical observation of guided visits, it was found not to confirm the initial hypothesis, which held that the Afro Brazil Museum hold a heritage education in the sense of celebrate the history of blacks in Brazil and Africa through the narrative perspective inaugurated by von Martius on the participation of the three races (white, black and indigenous) in the construction of Brazil. Among the results obtained from the research we observed characteristics of educational action that can be considered as a factor in teaching and learning, but not heritage education. On the other hand, there is concern in teaching students to read the exhibits and to recognize the African influence in Brazilian culture. It was also the discontinuity of visits, which involves not only the museum, but mostly the school in the preparation and finalization of the visit, this activity could modify the quality of education held at the museum.porPUC-Campinaseducação patrimonialMuseu Afro BrasilPolíticas públicasidentidadediscriminação étnico-racialdiversidade étnico-culturalHeritage educationAfro Brazil Museumpublic policiesIdentityracial discriminationethnic-cultural diversityAção educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racialEducational act of Afro Brasil Museum: heritage education against ethnic racial discriminationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3811004108670430Cordeiro, Jaime Francisco ParreiraVasconcellos, Camilo de Mello96593439732201303492672646750915CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Isla_APM.pdfcchsa_ppgedu_me_Isla_APM.pdfapplication/pdf4433498http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15466/1/cchsa_ppgedu_me_Isla_APM.pdfe1445f9aaf1b3ed8904e9fada61dff38MD51123456789/154662022-09-02 11:36:27.737oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15466Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Educational act of Afro Brasil Museum: heritage education against ethnic racial discrimination
title Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
spellingShingle Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
Matos, Isla Andrade Pereira de
educação patrimonial
Museu Afro Brasil
Políticas públicas
identidade
discriminação étnico-racial
diversidade étnico-cultural
Heritage education
Afro Brazil Museum
public policies
Identity
racial discrimination
ethnic-cultural diversity
title_short Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
title_full Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
title_fullStr Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
title_full_unstemmed Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
title_sort Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
author Matos, Isla Andrade Pereira de
author_facet Matos, Isla Andrade Pereira de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Isla Andrade Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitorino, Artur José Renda
contributor_str_mv Vitorino, Artur José Renda
dc.subject.por.fl_str_mv educação patrimonial
Museu Afro Brasil
Políticas públicas
identidade
discriminação étnico-racial
diversidade étnico-cultural
Heritage education
Afro Brazil Museum
public policies
Identity
racial discrimination
ethnic-cultural diversity
topic educação patrimonial
Museu Afro Brasil
Políticas públicas
identidade
discriminação étnico-racial
diversidade étnico-cultural
Heritage education
Afro Brazil Museum
public policies
Identity
racial discrimination
ethnic-cultural diversity
description O presente trabalho teve como objetivo, a partir das reflexões teóricas sobre educação e educação em museus, investigar a atuação da ação educativa do Museu Afro Brasil junto aos grupos de escolas agendados para as visitas orientadas. Com o propósito de atuar para o reconhecimento da população africana e afrodescendente como sujeitos sociais na cultura brasileira, tirando-lhes o estigma da escravidão e valorizando seus modos de ser e fazer, o Museu Afro Brasil estaria assumindo o papel de combater a discriminação étnico-racial, buscando conscientizar seus visitantes da importância da influência africana na construção da nacionalidade brasileira. Por isso, assim foi definido o problema de pesquisa: a ação educativa do Museu Afro Brasil combate a discriminação étnico-racial por meio da prática da educação patrimonial? Adotando o procedimento etnográfico e empírico de observação das visitas orientadas, constatou-se a não confirmação da hipótese inicial da pesquisa, à qual sustentava que o Museu Afro Brasil realizaria uma educação patrimonial no sentido de ser celebrativa à história dos negros no Brasil e na África da perspectiva narrativa inaugurada por von Martius sobre a participação das três raças (branca, negra e indígena) na construção do Brasil. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foram observadas características da ação educativa que podem ser consideradas enquanto critérios de ensino e aprendizagem, mas não de educação patrimonial. Por outro lado, há uma preocupação em ensinar os alunos a lerem os objetos expostos e a reconhecerem a influência africana na cultura brasileira. Constatou-se também a descontinuidade das visitas, que envolve não só o museu, mas principalmente a escola na preparação e finalização da visita, atividade essa que poderia modificar a qualidade da educação realizada no museu.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15466
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3638209195912343
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15466
identifier_str_mv 3638209195912343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15466/1/cchsa_ppgedu_me_Isla_APM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e1445f9aaf1b3ed8904e9fada61dff38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790773499297792