Práticas educativas docentes de profissionais de relações públicas: ressignificações da autorregulação com ênfase na autonomia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Nicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17267
Resumo: A autonomia - que se baseia em consciência, independência e liberdade para a tomada de decisões - se mostra cada vez mais presente nas práticas pedagógicas do campo das Relações Públicas, uma vez que essa área exige de seus discentes que desempenhem papéis reflexivos e proativos, por meio de estímulos durante seu processo de formação. A literatura especializada aponta para uma correspondência direta entre o perfil de discentes autorregulados e a obtenção de melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. Neste estudo, investiguei como as práticas educativas indicadas pelos docentes de cursos de Relações Públicas de diversas IES podem influenciar nessa relação. Para tal, parti da hipótese segundo a qual tais práticas são dotadas de estratégias relacionadas aos construtos da autorregulação da aprendizagem. A pergunta principal que guia a pesquisa consiste em: “Para os docentes dos cursos de Relações Públicas no Brasil, como é possível ressignificar as práticas educativas no processo de ensino e aprendizagem por meio da autorregulação, com ênfase na autonomia?” O objetivo geral consistiu em analisar as concepções e os aspectos das práticas educativas adotadas por esses docentes como promotoras da autorregulação e de autonomia para o discente. Os objetivos específicos são: (i) identificar se há práticas educativas docentes promotoras de autonomia para o discente; (ii) analisar se as práticas indicadas estão relacionadas com os processos da autorregulação; (iii) investigar e destacar elementos que evidenciem práticas autorreguladas e autônomas pelos docentes; e, por fim, (iv) verificar o nível de conhecimento dos docentes sobre as práticas educativas que promovem a autorregulação em sala de aula. O método consistiu na descrição e na análise qualitativa de dados empíricos coletados em campo - considerando também dados quantitativos, a partir de instrumentos como o questionário e a entrevista estruturada. A amostra foi organizada, segundo a classificação dos dados, em três categorias, a fim de exprimir os aspectos mais presentes nas entrevistas. Constatei que os respondentes concebem a autorregulação e a autonomia como características relevantes no percurso educacional do ensino e da aprendizagem na área de Relações Públicas. Entretanto, ficou evidente que, para muitos dos participantes, não há clareza sobre o conceito de autorregulação da aprendizagem e, por conseguinte, sobre as formas de ressignificar as práticas educativas para promover os processos de autorregulação com ênfase na autonomia. Aponto, a partir da publicação da tese, para a necessidade de mais estudos que possibilitem a participação de um número mais expressivo de docentes, visando, assim, ao aprofundamento da análise das práticas educativas docentes e ao esclarecimento a respeito dos construtos autorregulatórios. A novidade da tese reside na análise dos depoimentos dos protagonistas do campo das Relações Públicas, considerando o limite da pesquisa que se encerra e o desejo de que este estudo seja objeto de motivação para novas pesquisas.
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Neste estudo, investiguei como as práticas educativas indicadas pelos docentes de cursos de Relações Públicas de diversas IES podem influenciar nessa relação. Para tal, parti da hipótese segundo a qual tais práticas são dotadas de estratégias relacionadas aos construtos da autorregulação da aprendizagem. A pergunta principal que guia a pesquisa consiste em: “Para os docentes dos cursos de Relações Públicas no Brasil, como é possível ressignificar as práticas educativas no processo de ensino e aprendizagem por meio da autorregulação, com ênfase na autonomia?” O objetivo geral consistiu em analisar as concepções e os aspectos das práticas educativas adotadas por esses docentes como promotoras da autorregulação e de autonomia para o discente. Os objetivos específicos são: (i) identificar se há práticas educativas docentes promotoras de autonomia para o discente; (ii) analisar se as práticas indicadas estão relacionadas com os processos da autorregulação; (iii) investigar e destacar elementos que evidenciem práticas autorreguladas e autônomas pelos docentes; e, por fim, (iv) verificar o nível de conhecimento dos docentes sobre as práticas educativas que promovem a autorregulação em sala de aula. O método consistiu na descrição e na análise qualitativa de dados empíricos coletados em campo - considerando também dados quantitativos, a partir de instrumentos como o questionário e a entrevista estruturada. A amostra foi organizada, segundo a classificação dos dados, em três categorias, a fim de exprimir os aspectos mais presentes nas entrevistas. Constatei que os respondentes concebem a autorregulação e a autonomia como características relevantes no percurso educacional do ensino e da aprendizagem na área de Relações Públicas. Entretanto, ficou evidente que, para muitos dos participantes, não há clareza sobre o conceito de autorregulação da aprendizagem e, por conseguinte, sobre as formas de ressignificar as práticas educativas para promover os processos de autorregulação com ênfase na autonomia. Aponto, a partir da publicação da tese, para a necessidade de mais estudos que possibilitem a participação de um número mais expressivo de docentes, visando, assim, ao aprofundamento da análise das práticas educativas docentes e ao esclarecimento a respeito dos construtos autorregulatórios. A novidade da tese reside na análise dos depoimentos dos protagonistas do campo das Relações Públicas, considerando o limite da pesquisa que se encerra e o desejo de que este estudo seja objeto de motivação para novas pesquisas.Autonomy - which is based on conscience, independence, and freedom for decision making - is increasingly present in the pedagogical practices of the field of Public Relations, as this area requires its students to play reflective and proactive roles, through stimuli during their training process. Specialized literature points to a direct correspondence between the profile of self-regulated students and the achievement of better results in the teaching and learning process. In this study, I investigated how the educational practices indicated by professors of Public Relations courses from various HEIs (Higher Education Institutions) can influence this relationship. For this, I started from the hypothesis that such practices are endowed with strategies related to the constructs of learning self-regulation. The main question guiding the research consists of: "For the professors of Public Relations courses in Brazil, how is it possible to redefine educational practices in the teaching and learning process through self regulation, with emphasis on autonomy?". The general objective was to analyze the conceptions and aspects of the educational practices adopted by these professors as promoters of self-regulation and autonomy for the student. The specific objectives are: (i) to identify if there are teacher educational practices that promote autonomy for the student; (ii) to analyze if the indicated practices are related to self-regulation processes; (iii) to investigate and highlight elements that evidence self-regulated and autonomous practices by professors; and, finally, (iv) to verify the level of knowledge of professors about educational practices that promote self-regulation in the classroom. The method consisted of the description and qualitative analysis of empirical data collected in the field - also considering quantitative data -, using instruments such as the questionnaire and structured interview. The sample was organized, according to the classification, of data into three categories, in order to express the most present aspects in the interviews. I found that the respondents conceive self-regulation and autonomy as relevant characteristics in the educational path of teaching and learning in the area of Public Relations. However, it became evident that, for many of the participants, there is no clarity about the concept of learning self-regulation and, consequently, about the ways to redefine educational practices to promote self-regulation processes with emphasis on autonomy. I point out, from the publication of the thesis, the need for more studies that allow the participation of a more expressive number of professors, aiming, thus, at deepening the analysis of teacher educational practices and clarifying the self-regulatory constructs. The novelty of the thesis lies in the analysis of the testimonials of the protagonists in the field of Public Relations, considering the limit of the research that ends and the desire for this study to be an object of motivation for new research.Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Mendonça, SamuelPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Nicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca2024-04-19T17:45:20Z2024-04-19T17:45:20Z2024-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/172670431439241333817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2024-04-19T17:45:20Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17267Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2024-04-19T17:45:20Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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