Indícios de desenvolvimento profissional que emergem em um grupo de estudos de professores que ensinam matemática e estatística na rede municipal de Campinas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Pozzuto, Solange Loureiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17253
Resumo: A pesquisa analisou o desenvolvimento profissional de professores(as), por meio de narrativas orais e escritas, que participam de um grupo colaborativo de estudos do componente curricular de matemática da Rede Municipal de Campinas e ensinam matemática e estatística para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Seis professores(as) deste grupo aceitaram participar da pesquisa. A pesquisadora também será analisada, totalizando sete professores(as). Para atingir o objetivo delineado, foi desenvolvida uma pesquisa (auto)biográfica que toma as narrativas de si como práticas de formação e autoformação, investigando a reflexividade autobiográfica e suas repercussões nos processos de constituição da subjetividade e da inserção social dos participantes. A construção dos dados ocorreu por meio das narrativas orais e escritas dos(as) professores(as) sobre o desenvolvimento das atividades que envolveram estatística e probabilidade com os(as) estudantes em sala de aula. Toma-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas como forma de construir a realidade, uma vez que a metodologia está ancorada em uma ontologia. A narrativa favorece evidências sobre a experiência percebida e vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Reconstrói a experiência, refletindo sobre o vivido e atribuindo significado ao sucedido. Utilizamos a análise holística da forma para encontrar a melhor expressão para as tramas expressas nos relatos. Apresentam-se também as trajetórias profissionais dos(as) professores(as) por meio de Biogramas que possibilitaram analisar a significância de participar de formações continuadas. Apontamos indicadores relevantes para: a formação de professores(as); a identificação de aspectos relativos ao desenvolvimento profissional dos(as) professores(as); e a ampliação de saberes pedagógicos para o ensino de estatística e probabilidade, os quais podem reverberar no aprendizado dos(as) estudantes(as). Avaliamos que a participação no grupo colaborativo contribuiu para o desenvolvimento de atividades de estatística e probabilidade em sala de aula; favoreceu aos(as) professores(as) participantes compreenderem sua trajetória profissional e como ela foi importante para se tornarem o que são hoje; desenvolveu a reflexão crítica e, consequentemente, oportunizou-lhes ressignificar suas práticas.
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spelling Indícios de desenvolvimento profissional que emergem em um grupo de estudos de professores que ensinam matemática e estatística na rede municipal de CampinasEvidence of professional development that emerges in a study group of teachers who teach mathematics and statistics in the municipal network of CampinasDesenvolvimento ProfissionalEnsino FundamentalEducação EstatísticaEducação MatemáticaPesquisa (auto)biográficaProfessional DevelopmentElementary SchoolStatistical EducationMathematics Education(Auto)biographical researchA pesquisa analisou o desenvolvimento profissional de professores(as), por meio de narrativas orais e escritas, que participam de um grupo colaborativo de estudos do componente curricular de matemática da Rede Municipal de Campinas e ensinam matemática e estatística para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Seis professores(as) deste grupo aceitaram participar da pesquisa. A pesquisadora também será analisada, totalizando sete professores(as). Para atingir o objetivo delineado, foi desenvolvida uma pesquisa (auto)biográfica que toma as narrativas de si como práticas de formação e autoformação, investigando a reflexividade autobiográfica e suas repercussões nos processos de constituição da subjetividade e da inserção social dos participantes. A construção dos dados ocorreu por meio das narrativas orais e escritas dos(as) professores(as) sobre o desenvolvimento das atividades que envolveram estatística e probabilidade com os(as) estudantes em sala de aula. Toma-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas como forma de construir a realidade, uma vez que a metodologia está ancorada em uma ontologia. A narrativa favorece evidências sobre a experiência percebida e vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Reconstrói a experiência, refletindo sobre o vivido e atribuindo significado ao sucedido. Utilizamos a análise holística da forma para encontrar a melhor expressão para as tramas expressas nos relatos. Apresentam-se também as trajetórias profissionais dos(as) professores(as) por meio de Biogramas que possibilitaram analisar a significância de participar de formações continuadas. Apontamos indicadores relevantes para: a formação de professores(as); a identificação de aspectos relativos ao desenvolvimento profissional dos(as) professores(as); e a ampliação de saberes pedagógicos para o ensino de estatística e probabilidade, os quais podem reverberar no aprendizado dos(as) estudantes(as). Avaliamos que a participação no grupo colaborativo contribuiu para o desenvolvimento de atividades de estatística e probabilidade em sala de aula; favoreceu aos(as) professores(as) participantes compreenderem sua trajetória profissional e como ela foi importante para se tornarem o que são hoje; desenvolveu a reflexão crítica e, consequentemente, oportunizou-lhes ressignificar suas práticas.The research analyzed the professional development of teachers, through oral and written narratives, who participate in a collaborative study group of the mathematics curricular component of the Campinas Municipal Network and teach mathematics and statistics to students in the final years of education. Fundamental. Six teachers from this group agreed to participate in the research. The researcher will also be analyzed, totaling seven teachers. To achieve the outlined objective, (auto)biographical research was developed that takes self-narratives as practices of formation and self-education, investigating autobiographical reflexivity and its repercussions on the processes of constitution of subjectivity and social insertion of participants. The construction of data occurred through oral and written narratives from teachers about the development of activities involving statistics and probability with students in the classroom. Narrative investigation is taken not only as a methodology, but as a way of constructing reality, since the methodology is anchored in an ontology. Narrative favors evidence over perceived experience and seen as a report, capturing the richness and details of meanings in human affairs, based on evidence from the world and life. Reconstructs the experience, reflecting on what happened and attributing meaning to what happened. We use holistic form analysis to find the best expression for the plots expressed in the stories. The professional trajectories of teachers are also presented through Biograms, which made it possible to analyze the significance of participating in continuing education. We point out relevant indicators for: teacher training; the identification of aspects related to the professional development of teachers; and the expansion of pedagogical knowledge for teaching statistics and probability, which can reverberate in students' learning. We assessed that participation in the collaborative group contributed to the development of statistics and probability activities in the classroom; it helped the participating teachers understand their professional trajectory and how important it was in becoming who they are today; developed critical reflection and, consequently, gave them the opportunity to give new meaning to their practices.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Lopes, Celi EspasandinPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Pozzuto, Solange Loureiro2024-04-15T13:07:15Z2024-04-15T13:07:15Z2024-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/172533299156950311734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2024-04-15T13:07:15Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17253Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2024-04-15T13:07:15Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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