Proposta para Certificação Ambiental em um Campus Universitário
Ano de defesa: | 2019 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15142 |
Resumo: | As Instituições de Ensino Superior (IES) estão cada vez mais propensas a aplicarem práticas sustentáveis em seus processos de ensino, pesquisa e extensão, bem como nas operações de seus Campi, diante da crescente preocupação global com o desenvolvimento sustentável. A ausência de procedimentos de trabalhos alinhados ao comprometimento ambiental, identificados em muitas IES, não condiz com os princípios de construir e disseminar o conhecimento por uma sociedade mais justa e solidária e acaba permitindo práticas inseguras de funcionários, professores e alunos quanto à segurança do trabalho e à preservação do ambiente. As propostas deste estudo são: a apresentação das diretrizes de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em um campus universitário, com a consideração dos processos de trabalhos administrativos e operacionais diante das características da estrutura física de uma IES voltada às práticas de ensino e pesquisa, nas áreas de ciências exatas e de saúde, e a mensuração da contribuição que esta ferramenta, SGA, proporciona à elaboração de um relatório de sustentabilidade. O trabalho pode ser iniciado pela identificação de ações já realizadas, muitas vezes, de forma isolada, e que necessitam de uma maior abrangência e expansão em seus processos internos, administrativos e operacionais. |
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Proposta para Certificação Ambiental em um Campus UniversitárioProposal for Environmental Certification in a University CampusUniversidades e FaculdadesGestão ambientalDesenvolvimento sustentávelUniversities and CollegesEnvironmental managementSustainable developmentAs Instituições de Ensino Superior (IES) estão cada vez mais propensas a aplicarem práticas sustentáveis em seus processos de ensino, pesquisa e extensão, bem como nas operações de seus Campi, diante da crescente preocupação global com o desenvolvimento sustentável. A ausência de procedimentos de trabalhos alinhados ao comprometimento ambiental, identificados em muitas IES, não condiz com os princípios de construir e disseminar o conhecimento por uma sociedade mais justa e solidária e acaba permitindo práticas inseguras de funcionários, professores e alunos quanto à segurança do trabalho e à preservação do ambiente. As propostas deste estudo são: a apresentação das diretrizes de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em um campus universitário, com a consideração dos processos de trabalhos administrativos e operacionais diante das características da estrutura física de uma IES voltada às práticas de ensino e pesquisa, nas áreas de ciências exatas e de saúde, e a mensuração da contribuição que esta ferramenta, SGA, proporciona à elaboração de um relatório de sustentabilidade. O trabalho pode ser iniciado pela identificação de ações já realizadas, muitas vezes, de forma isolada, e que necessitam de uma maior abrangência e expansão em seus processos internos, administrativos e operacionais.Higher Education Institutions (HEIs) are increasingly likely to apply sustainable practices in their teaching, research and extension processes, as well as in their Campi operations, in the face of the growing global concern for sustainable development. The absence of work procedures aligned with environmental commitment, identified in many HEIs, is not consistent with the principles of building and disseminating knowledge for a fairer and more supportive society and ends up allowing unsafe practices of employees, teachers and students regarding work safety. and the preservation of the environment. This study’s proposals are: a presentation of the Environmental Management System (EMS) guidelines on the university campus, with consideration of the open administrative and operational work processes of the characteristics of the physical structure of an IES focused on teaching and research practices, in the exact sciences and health, and the measurement of the contribution that this tool, EMS, provides to the preparation of a sustainability report. Work can be initiated by identifying actions that have already been taken, often in isolation, and by using more scope and expansion in their internal, administrative and operational processes.PUC-CampinasBettine, Sueli do CarmoPontifícia Universidade Católica de CampinasPires, Jorge Miguel Dias Cardoso Margalho2022-02-16T14:31:51Z2022-02-16T14:31:51Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/151428447697973502698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:08Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15142Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:08Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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