A “debilidade” da religião à luz do pensamento de Gianni Vattimo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Bottoni, Irineu José
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16719
Resumo: O objetivo deste trabalho foi demonstrar que a caritas é a dimensão ética do cristianismo no pensamento de Gianni Vattimo. Para o filósofo Italiano, o reencontro com o cristianismo se deu ao estudar Nietzsche e Heidegger. O ponto de inflexão é o anúncio da “morte de Deus", descrito na obra: A Gaia Ciências, de Nietzsche, e o esquecimento do Ser na obra de Heidegger, na qual, para Vattimo, os filósofos citados denunciam os sintomas da decadência da humanidade, anunciam o fim da modernidade, o fim de uma era metafísica e todos os seus fundamentos últimos, depois de uma longa trajetória. Vattimo relaciona a violência diretamente à Metafísica trazida pelos valores absolutos, que nos levam ao niilismo e ao cristianismo secularizado. A “morte de Deus” abre também o tempo da Pós-modernidade, marca da superação da Modernidade dirigida pelos conceitos das grandes verdades. A Pós-modernidade abre caminho à tolerância e à diversidade, e possibilita o nascimento de uma ontologia hermenêutica que tem princípio na tradição cristã, na herança cristã que recebemos, e que deveríamos retransmitir. É a passagem do pensamento forte, metafísico, das crenças verdadeiras, ao pensamento debilitado (pensiero debole) a uma ontologia debole (débil). A relação entre filosofia (pensamento debilitado) e mensagem cristã só é possível na secularização, intrínseca à própria dinâmica de inserção cristã no mundo, portanto, parte do processo religioso. A secularização seria o debilitamento de fundamentos últimos, a ultrapassagem (Verwindung) da transcendência divina como força ameaçadora, que poderia nos levar à alteridade, ao simplesmente humano, ao outro. A metodologia aqui utilizada é uma análise hermenêutica nas obras de Vattimo, tendo como fonte primária principal a obra Crer que se crê - é possível ser cristão apesar da igreja? A pretensão deste trabalho é demonstrar que, na obra de Vattimo, a secularização é uma autêntica experiência religiosa, portanto, parte do cristianismo. Na era Pós-moderna, na época da ultrapassagem da metafísica, como descrita por Vattimo, no retorno da experiência religiosa que muitos vivem na sociedade atual, queremos afirmar que a caritas é a dimensão ética do Cristiano no pensamento de Gianni Vattimo.
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A “morte de Deus” abre também o tempo da Pós-modernidade, marca da superação da Modernidade dirigida pelos conceitos das grandes verdades. A Pós-modernidade abre caminho à tolerância e à diversidade, e possibilita o nascimento de uma ontologia hermenêutica que tem princípio na tradição cristã, na herança cristã que recebemos, e que deveríamos retransmitir. É a passagem do pensamento forte, metafísico, das crenças verdadeiras, ao pensamento debilitado (pensiero debole) a uma ontologia debole (débil). A relação entre filosofia (pensamento debilitado) e mensagem cristã só é possível na secularização, intrínseca à própria dinâmica de inserção cristã no mundo, portanto, parte do processo religioso. A secularização seria o debilitamento de fundamentos últimos, a ultrapassagem (Verwindung) da transcendência divina como força ameaçadora, que poderia nos levar à alteridade, ao simplesmente humano, ao outro. A metodologia aqui utilizada é uma análise hermenêutica nas obras de Vattimo, tendo como fonte primária principal a obra Crer que se crê - é possível ser cristão apesar da igreja? A pretensão deste trabalho é demonstrar que, na obra de Vattimo, a secularização é uma autêntica experiência religiosa, portanto, parte do cristianismo. Na era Pós-moderna, na época da ultrapassagem da metafísica, como descrita por Vattimo, no retorno da experiência religiosa que muitos vivem na sociedade atual, queremos afirmar que a caritas é a dimensão ética do Cristiano no pensamento de Gianni Vattimo.The objective of this work was to demonstrate that Caritas is the ethical dimension of Christianity in the thought of Gianni Vattimo. The reunion with Christianity took place for the Italian philosopher when studying Nietzsche and Heidegger. The turning point is the announcement of the "death of God", described in the work: The Gay Science, by Nietzsche, and the forgetting of Being in Heidegger's work, in which, for Vattimo, the cited philosophers denounce the symptoms of the decadence of humanity, announce the end of modernity, the end of a metaphysical era and all its ultimate foundations, after a long trajectory. Vattimo relates violence directly to Metaphysics brought by absolute values, which lead us to nihilism and secularized Christianity. "Death of God" also opens the time of post-modernity, a mark of the overcoming of Modernity driven by the concepts of great truths. Christian tradition, in the Christian heritage that we have received and that we should pass on. It is the passage from strong, metaphysical thought, of true beliefs, to weak thought (pensiero debole) to an ontology of declining. The relationship between philosophy (weak thought) and the Christian message is only possible in secularization, intrinsic to the dynamics of Christian insertion in the world, therefore, part of the religious process. Secularization would be the weakening of ultimate foundations, the distorting or “twisting” (Verwindung) of divine transcendence as a threatening force, which could lead us to alterity, to the simply human, to the other. The methodology used here is a hermeneutic analysis of Vattimo's works, having as its primary source the work Belief - is it possible to be a Christian despite the church? This work intends to demonstrate that, in Vattimo's work, secularization is an authentic religious experience, therefore, part of Christianity. In the post-modern conditions, in the age of the overcoming of metaphysics, as described by Vattimo, in the return of the religious experience that many live today, we want to affirm that Caritas is the ethical dimension of Christian in the thought of Gianni Vattimo.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Barros, Douglas FerreiraPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Bottoni, Irineu José2023-02-14T12:16:17Z2023-02-14T12:16:17Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/167195035689282456678porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-02-14T12:16:17Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16719Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-02-14T12:16:17Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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