Educação, campo e contradições: a turma Evandro Lins e silva (UFG/2012)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Borges, Guilherme Martins Teixeira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4402
Resumo: Esta tese de doutoramento é vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), na área de concentração na linha de pesquisa “Estado, Política e Instituições Educacionais”. O tema da pesquisa está centrado nas Políticas Públicas Educacionais, com delimitação temática nos estudos a respeito da implementação e efetivação das políticas públicas voltadas à Educação do Campo. Para tanto, contempla como objeto da pesquisa a Turma Especial de Direito/2012 (Turma Evandro Lins e Silva) da Universidade Federal de Goiás para beneficiários da reforma agrária e agricultores familiares. A problemática central da tese analisa a trajetória histórica da Turma Evandro Lins e Silva e o que ela representou no contexto de contradições entre as elites brasileiras e os trabalhadores rurais em sua luta pelo direito de acesso à Educação. Para compreender esta problemática, foram eleitas como categorias de pesquisa: o Capitalismo, a Exploração, a Propriedade Privada, a Reforma Agrária, o Trabalho e a Educação. Quanto ao processo metodológico, foram utilizadas as categorias teóricas de análise científica contempladas pelo referencial materialista-histórico dialético, dada a configuração social e política do objeto de estudo da tese, caracterizado pelo movimento das ideias e dos diversos grupos de interesse que compõem o contexto do campo brasileiro e do acesso ao ensino superior e seus entrelaços com as políticas públicas educacionais e agrárias. O trabalho está construído via levantamento de pesquisa teórica bibliográfica e narrativa qualitativa. Para esse percurso de pesquisa, foram utilizados como marcos teóricos estruturantes autores como José de Souza Martins (2010), Aton Fon; José do Carmo Alves Siqueira e Juvelino Strozake (2012), Guilherme Costa Delgado (2012), Marilena Chauí (2016), Roseli Salete Caldart; Paulo Ricardo Cerioli e Edgar Jorge Koling (2002), Pierre Bourdieu (1989), Karl Marx (1980), Paulo Freire (2008) dentre outros. A tese está organizada em quatro capítulos, no primeiro explana a correlação entre as políticas públicas agrárias e as educacionais. O segundo dedica ao estudo da Educação do Campo enquanto modelo pedagógico, no terceiro analisa o processo de resistência enfrentado pela Turma Evandro Lins e Silva, tanto pelos seus alunos, professores e demais instituições envolvidas frente às diversas tentativas de se retaliar e acabar com o funcionamento do curso e, por fim, no último capítulo apresenta a discussão dos resultados, por meio da análise dos dados colhidos nos relatos de experiência de 15 (quinze) egressos da Turma. Ao final, apresentou-se analiticamente a concretização do objetivo desta pesquisa: que a Turma Evandro Lins e Silva, a partir de um modelo de Educação do Campo e das conquistas dos movimentos sociais do campo, a exemplo do Programa Nacional da Educação na Reforma Agrária, representa, num contexto de contradições do capital, uma vitória dos trabalhadores rurais por seu direito de acesso à Educação frente as elites do país.
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Para tanto, contempla como objeto da pesquisa a Turma Especial de Direito/2012 (Turma Evandro Lins e Silva) da Universidade Federal de Goiás para beneficiários da reforma agrária e agricultores familiares. A problemática central da tese analisa a trajetória histórica da Turma Evandro Lins e Silva e o que ela representou no contexto de contradições entre as elites brasileiras e os trabalhadores rurais em sua luta pelo direito de acesso à Educação. Para compreender esta problemática, foram eleitas como categorias de pesquisa: o Capitalismo, a Exploração, a Propriedade Privada, a Reforma Agrária, o Trabalho e a Educação. Quanto ao processo metodológico, foram utilizadas as categorias teóricas de análise científica contempladas pelo referencial materialista-histórico dialético, dada a configuração social e política do objeto de estudo da tese, caracterizado pelo movimento das ideias e dos diversos grupos de interesse que compõem o contexto do campo brasileiro e do acesso ao ensino superior e seus entrelaços com as políticas públicas educacionais e agrárias. O trabalho está construído via levantamento de pesquisa teórica bibliográfica e narrativa qualitativa. Para esse percurso de pesquisa, foram utilizados como marcos teóricos estruturantes autores como José de Souza Martins (2010), Aton Fon; José do Carmo Alves Siqueira e Juvelino Strozake (2012), Guilherme Costa Delgado (2012), Marilena Chauí (2016), Roseli Salete Caldart; Paulo Ricardo Cerioli e Edgar Jorge Koling (2002), Pierre Bourdieu (1989), Karl Marx (1980), Paulo Freire (2008) dentre outros. A tese está organizada em quatro capítulos, no primeiro explana a correlação entre as políticas públicas agrárias e as educacionais. O segundo dedica ao estudo da Educação do Campo enquanto modelo pedagógico, no terceiro analisa o processo de resistência enfrentado pela Turma Evandro Lins e Silva, tanto pelos seus alunos, professores e demais instituições envolvidas frente às diversas tentativas de se retaliar e acabar com o funcionamento do curso e, por fim, no último capítulo apresenta a discussão dos resultados, por meio da análise dos dados colhidos nos relatos de experiência de 15 (quinze) egressos da Turma. Ao final, apresentou-se analiticamente a concretização do objetivo desta pesquisa: que a Turma Evandro Lins e Silva, a partir de um modelo de Educação do Campo e das conquistas dos movimentos sociais do campo, a exemplo do Programa Nacional da Educação na Reforma Agrária, representa, num contexto de contradições do capital, uma vitória dos trabalhadores rurais por seu direito de acesso à Educação frente as elites do país.This doctoral thesis is linked to the Stricto Sensu Graduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC / GO), in the area of concentration in the research line “State, Politics and Educational Institutions”. The research theme is centered on the Educational Public Policies, with thematic delimitation in the studies about the implementation and effectiveness of the public policies directed to the Rural Education. For such, it contemplates as object of research the Special Class of Law / 2012 (Class Evandro Lins e Silva) of the Federal University of Goiás for beneficiaries of the agrarian reform and family farmers. The central problematic of the thesis analyzes the historical trajectory of the Evandro Lins e Silva Class and what it represented in the context of contradictions between Brazilian elites and rural workers in their struggle for the right of access to education. To understand this problem, they were elected as research categories: Capitalism, Exploitation, Private Property, Agrarian Reform, Labor and Education. As for the methodological process, the theoretical categories of scientific analysis contemplated by the dialectical materialist-historical referential were used, given the social and political configuration of the object of study of the thesis, characterized by the movement of ideas and the various interest groups that make up the context of the study. Brazilian field and access to higher education and its intertwining with educational and agrarian public policies. The work is built through a survey of bibliographical theoretical research and qualitative narrative. For this research course, the authors used as structural frameworks such as José de Souza Martins (2010), Aton Fon; José do Carmo Alves Siqueira and Juvelino Strozake (2012), Guilherme Costa Delgado (2012), Marilena Chauí (2016), Roseli Salete Caldart; Paulo Ricardo Cerioli and Edgar Jorge Koling (2002), Pierre Bourdieu (1989), Karl Marx (1980), Paulo Freire (2008) and others. The thesis is organized into four chapters, the first explaining the correlation between agrarian and educational public policies. The second is dedicated to the study of Rural Education as a pedagogical model. The third analyzes the resistance process faced by the Evandro Lins e Silva Class, both by its students, teachers and other institutions involved in the face of various attempts to retaliate and end the functioning. Finally, the last chapter presents the discussion of the results through the analysis of the data collected in the experience reports of 15 (fifteen) graduates of the class. At the end, the analytical presentation of the objective of this research was presented: that the Evandro Lins e Silva Class, based on a model of rural education and the achievements of rural social movements, such as the National Program for Education in Agrarian Reform , represents, in a context of capital contradictions, a victory of rural workers for their right of access to Education against the country's elitesPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoCarneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579Siqueira, José do Carmo Alveshttp://lattes.cnpq.br/2363520289946658Maia, Cláudio Lopeshttp://lattes.cnpq.br/9378173702157899Afonso, Lucia Helena Rinconhttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170Rodrigues, Divino de Jesus da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956Borges, Guilherme Martins Teixeira2019-12-04T19:34:05Z2019-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBorges, Guilherme Martins Teixeira. 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