A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Aurora Neta, Maria
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/718
Resumo: Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Educação, sociedade e cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/Goiás, busca discutir sobre a leitura. Toma-se a leitura como objeto da tese evidenciando duas dimensões que a constitui: a técnica e a estética, partindo-se da compreensão de que os eventos socias não devem ser naturalizados e que a realidade imediata, aparência do real, esconde realidades historicamente construídas que são justificadas ou ocultadas por formas de ver e pensar pautadas num continuum histórico. Assim, tem-se que a dimensão técnica se caracteriza como inteligível e configura-se pela relação que estabelece com o leitor a partir de sua essência linguística. Entende-se que essa conduz uma forma de ler que se liga ao prático e utilitário da leitura, com isso uma formação de leitor de mesma natureza. Na escola, esta dimensão tem sido enfatizada, daí ser bastante recorrente, o que a nosso ver se dá porque nesse espaço ainda há resquícios de uma visão mecanicista da educação, a qual se reflete, entre outros, no discurso presente em documentos que orientam o ensino e a aprendizagem escolar, no caso deste trabalho, especificamente sobre a leitura. Esses são enviados às escolas pelo MEC e Secretarias de Educação, tais como os que aqui são discutidos, a saber: as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), a Matriz de Referência do ENEM (2014) e a Matriz de Avaliação de Leitura do PISA (2013). No contraponto, tem-se a dimensão estética da leitura, que se caracteriza como perceptiva, por isso mobiliza no leitor sua percepção, o ver, o sentir e o refletir numa dinâmica que passa pelo referente, mas nele não se esgota, suscitando no sujeito leitor outra forma de perceber e significar a leitura que lhe chega às mãos. A afirmação é de que cada uma dessas dimensões produz um movimento nos sentidos do leitor ao enfatizar determinados aspectos do processo de significação desta prática, com isso constrói-se um outro tipo de formação junto a este sujeito. Os fundamentamos do trabalho estão nas reflexões feitas por Walter Benjamin sobre experiência, história, memória e estética, bem como noutros estudiosos que discutem a temática em estudo por meio de um pensamento dialético. Ainda, articulam-se com a história da leitura e da formação de leitores. As ideias contidas na gama conceitual de Benjamin possibilitam repensar o porquê ou a lógica em que se assenta a ênfase na dimensão técnica da leitura na modernidade. Para se chegar a uma compreensão mais profunda da questão foi feita pesquisa qualitativa, tipificada como documental e bibliográfica. Com esta pesquisa, afirma-se que a dimensão técnica da leitura se efetiva na materialidade linguística e é percebida por meio de uma razão prática com vistas a respostas. No contraponto, a dimensão estética é percebida no movimento da percepção, do olhar, do sentir e vai além daquilo que o linguístico dá a ler, constituindo-se como experiência estética.
id PUC_GO_20485c5e21c88b44e6f0022e58539a8c
oai_identifier_str oai:ambar:tede/718
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.LeituraLeitorExperiênciaTécnicaEstéticaHistóriaReadingReaderExperienceTechniqueEstheticsHistoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho, inserido na linha de pesquisa Educação, sociedade e cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/Goiás, busca discutir sobre a leitura. Toma-se a leitura como objeto da tese evidenciando duas dimensões que a constitui: a técnica e a estética, partindo-se da compreensão de que os eventos socias não devem ser naturalizados e que a realidade imediata, aparência do real, esconde realidades historicamente construídas que são justificadas ou ocultadas por formas de ver e pensar pautadas num continuum histórico. Assim, tem-se que a dimensão técnica se caracteriza como inteligível e configura-se pela relação que estabelece com o leitor a partir de sua essência linguística. Entende-se que essa conduz uma forma de ler que se liga ao prático e utilitário da leitura, com isso uma formação de leitor de mesma natureza. Na escola, esta dimensão tem sido enfatizada, daí ser bastante recorrente, o que a nosso ver se dá porque nesse espaço ainda há resquícios de uma visão mecanicista da educação, a qual se reflete, entre outros, no discurso presente em documentos que orientam o ensino e a aprendizagem escolar, no caso deste trabalho, especificamente sobre a leitura. Esses são enviados às escolas pelo MEC e Secretarias de Educação, tais como os que aqui são discutidos, a saber: as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), a Matriz de Referência do ENEM (2014) e a Matriz de Avaliação de Leitura do PISA (2013). No contraponto, tem-se a dimensão estética da leitura, que se caracteriza como perceptiva, por isso mobiliza no leitor sua percepção, o ver, o sentir e o refletir numa dinâmica que passa pelo referente, mas nele não se esgota, suscitando no sujeito leitor outra forma de perceber e significar a leitura que lhe chega às mãos. A afirmação é de que cada uma dessas dimensões produz um movimento nos sentidos do leitor ao enfatizar determinados aspectos do processo de significação desta prática, com isso constrói-se um outro tipo de formação junto a este sujeito. Os fundamentamos do trabalho estão nas reflexões feitas por Walter Benjamin sobre experiência, história, memória e estética, bem como noutros estudiosos que discutem a temática em estudo por meio de um pensamento dialético. Ainda, articulam-se com a história da leitura e da formação de leitores. As ideias contidas na gama conceitual de Benjamin possibilitam repensar o porquê ou a lógica em que se assenta a ênfase na dimensão técnica da leitura na modernidade. Para se chegar a uma compreensão mais profunda da questão foi feita pesquisa qualitativa, tipificada como documental e bibliográfica. Com esta pesquisa, afirma-se que a dimensão técnica da leitura se efetiva na materialidade linguística e é percebida por meio de uma razão prática com vistas a respostas. No contraponto, a dimensão estética é percebida no movimento da percepção, do olhar, do sentir e vai além daquilo que o linguístico dá a ler, constituindo-se como experiência estética.This paper, inserted in Education research, society and culture, of Graduate Program in Education PUC Goiás aims to discuss about reading. Take the reading as the object of the thesis, showing that there are two dimensions: the technical and the aesthetic starting from the understanding that social events should not be naturalized and that the immediate reality, the actual appearance conceals realities that historically constructed are justified or hidden ways of seeing and thinking guided by a historical continuum. So, it follows that the technical dimension, is characterized as intelligible and configures itself by establishing relationship with the reader from its linguistic essence. It is understood that such a form of read drives which binds to and reading practical utility, thereby forming one same type of reader. At school, this dimension has been emphasized, there is fairly frequent, which in our view is because this space there are still remnants of a mechanistic view of education, which is reflected, among others, in this speech in documents that guide teaching and school learning, in the case of this work, specifically about reading. These are sent to schools by MEC and Education Departments, such as those discussed here, namely: the Curriculum Guidelines for Secondary Education (2006), the Matrix Reference ESMS (2014) and the Evaluation Matrix Reading PISA (2013). In contrast, there is the aesthetic dimension of reading, which is characterized as perceptual therefore mobilizes reader in their perception, seeing, feeling and reflect a dynamic that goes by the referee, but it does not end, raising the otherwise subject the reader to perceive and mean reading that comes to his hands. The assertion is that each of these dimensions produces a movement in the senses of the reader to emphasize certain aspects of the practical significance of this process, it builds up a different kind of training next to this subject. We base the work are the reflections made by Walter Benjamin on experience, history, memory and aesthetics as well as other scholars who discuss the topic under study through a dialectical thinking. Still, articulates with the history of reading and educating readers. The ideas contained in the conceptual range of Benjamin enable rethink why or the logic that sits emphasis on technical dimension of reading in modernity. To reach a deeper understanding of the issue was made qualitative research, as typified documents and literature linking it to the theoretical study. With this research, it is stated that the technical dimension of reading is effective in linguistic materiality and perceived through a practical reason in order to answers. In contrast, the aesthetic dimension is perceived in motion perception, look, the feel and goes beyond what the language gives read, constituting themselves as aesthetic experience.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em EducaçãoRoure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Ferrari, Sônia Campaner Miguelhttp://lattes.cnpq.br/3661338173123018Baldino, José Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvBurgarelli, Cristóvão Giovanihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791027J4Duarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Aurora Neta, Maria2016-07-27T13:44:56Z2015-01-262014-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAURORA NETA, Maria. A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.. 2014. 135 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/718porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T13:23:35Zoai:ambar:tede/718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T13:23:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.
title A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.
spellingShingle A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.
Aurora Neta, Maria
Leitura
Leitor
Experiência
Técnica
Estética
História
Reading
Reader
Experience
Technique
Esthetics
History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.
title_full A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.
title_fullStr A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.
title_full_unstemmed A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.
title_sort A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.
author Aurora Neta, Maria
author_facet Aurora Neta, Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roure, Glacy Queirós de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1
Ferrari, Sônia Campaner Miguel
http://lattes.cnpq.br/3661338173123018
Baldino, José Maria
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv
Burgarelli, Cristóvão Giovani
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791027J4
Duarte, Aldimar Jacinto
http://lattes.cnpq.br/8154824077202046
dc.contributor.author.fl_str_mv Aurora Neta, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Leitor
Experiência
Técnica
Estética
História
Reading
Reader
Experience
Technique
Esthetics
History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Leitura
Leitor
Experiência
Técnica
Estética
História
Reading
Reader
Experience
Technique
Esthetics
History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Educação, sociedade e cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/Goiás, busca discutir sobre a leitura. Toma-se a leitura como objeto da tese evidenciando duas dimensões que a constitui: a técnica e a estética, partindo-se da compreensão de que os eventos socias não devem ser naturalizados e que a realidade imediata, aparência do real, esconde realidades historicamente construídas que são justificadas ou ocultadas por formas de ver e pensar pautadas num continuum histórico. Assim, tem-se que a dimensão técnica se caracteriza como inteligível e configura-se pela relação que estabelece com o leitor a partir de sua essência linguística. Entende-se que essa conduz uma forma de ler que se liga ao prático e utilitário da leitura, com isso uma formação de leitor de mesma natureza. Na escola, esta dimensão tem sido enfatizada, daí ser bastante recorrente, o que a nosso ver se dá porque nesse espaço ainda há resquícios de uma visão mecanicista da educação, a qual se reflete, entre outros, no discurso presente em documentos que orientam o ensino e a aprendizagem escolar, no caso deste trabalho, especificamente sobre a leitura. Esses são enviados às escolas pelo MEC e Secretarias de Educação, tais como os que aqui são discutidos, a saber: as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), a Matriz de Referência do ENEM (2014) e a Matriz de Avaliação de Leitura do PISA (2013). No contraponto, tem-se a dimensão estética da leitura, que se caracteriza como perceptiva, por isso mobiliza no leitor sua percepção, o ver, o sentir e o refletir numa dinâmica que passa pelo referente, mas nele não se esgota, suscitando no sujeito leitor outra forma de perceber e significar a leitura que lhe chega às mãos. A afirmação é de que cada uma dessas dimensões produz um movimento nos sentidos do leitor ao enfatizar determinados aspectos do processo de significação desta prática, com isso constrói-se um outro tipo de formação junto a este sujeito. Os fundamentamos do trabalho estão nas reflexões feitas por Walter Benjamin sobre experiência, história, memória e estética, bem como noutros estudiosos que discutem a temática em estudo por meio de um pensamento dialético. Ainda, articulam-se com a história da leitura e da formação de leitores. As ideias contidas na gama conceitual de Benjamin possibilitam repensar o porquê ou a lógica em que se assenta a ênfase na dimensão técnica da leitura na modernidade. Para se chegar a uma compreensão mais profunda da questão foi feita pesquisa qualitativa, tipificada como documental e bibliográfica. Com esta pesquisa, afirma-se que a dimensão técnica da leitura se efetiva na materialidade linguística e é percebida por meio de uma razão prática com vistas a respostas. No contraponto, a dimensão estética é percebida no movimento da percepção, do olhar, do sentir e vai além daquilo que o linguístico dá a ler, constituindo-se como experiência estética.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-09
2015-01-26
2016-07-27T13:44:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AURORA NETA, Maria. A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.. 2014. 135 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/718
identifier_str_mv AURORA NETA, Maria. A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.. 2014. 135 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791447419092992