A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas BR PUC Goiás Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/718 |
Resumo: | Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Educação, sociedade e cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/Goiás, busca discutir sobre a leitura. Toma-se a leitura como objeto da tese evidenciando duas dimensões que a constitui: a técnica e a estética, partindo-se da compreensão de que os eventos socias não devem ser naturalizados e que a realidade imediata, aparência do real, esconde realidades historicamente construídas que são justificadas ou ocultadas por formas de ver e pensar pautadas num continuum histórico. Assim, tem-se que a dimensão técnica se caracteriza como inteligível e configura-se pela relação que estabelece com o leitor a partir de sua essência linguística. Entende-se que essa conduz uma forma de ler que se liga ao prático e utilitário da leitura, com isso uma formação de leitor de mesma natureza. Na escola, esta dimensão tem sido enfatizada, daí ser bastante recorrente, o que a nosso ver se dá porque nesse espaço ainda há resquícios de uma visão mecanicista da educação, a qual se reflete, entre outros, no discurso presente em documentos que orientam o ensino e a aprendizagem escolar, no caso deste trabalho, especificamente sobre a leitura. Esses são enviados às escolas pelo MEC e Secretarias de Educação, tais como os que aqui são discutidos, a saber: as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), a Matriz de Referência do ENEM (2014) e a Matriz de Avaliação de Leitura do PISA (2013). No contraponto, tem-se a dimensão estética da leitura, que se caracteriza como perceptiva, por isso mobiliza no leitor sua percepção, o ver, o sentir e o refletir numa dinâmica que passa pelo referente, mas nele não se esgota, suscitando no sujeito leitor outra forma de perceber e significar a leitura que lhe chega às mãos. A afirmação é de que cada uma dessas dimensões produz um movimento nos sentidos do leitor ao enfatizar determinados aspectos do processo de significação desta prática, com isso constrói-se um outro tipo de formação junto a este sujeito. Os fundamentamos do trabalho estão nas reflexões feitas por Walter Benjamin sobre experiência, história, memória e estética, bem como noutros estudiosos que discutem a temática em estudo por meio de um pensamento dialético. Ainda, articulam-se com a história da leitura e da formação de leitores. As ideias contidas na gama conceitual de Benjamin possibilitam repensar o porquê ou a lógica em que se assenta a ênfase na dimensão técnica da leitura na modernidade. Para se chegar a uma compreensão mais profunda da questão foi feita pesquisa qualitativa, tipificada como documental e bibliográfica. Com esta pesquisa, afirma-se que a dimensão técnica da leitura se efetiva na materialidade linguística e é percebida por meio de uma razão prática com vistas a respostas. No contraponto, a dimensão estética é percebida no movimento da percepção, do olhar, do sentir e vai além daquilo que o linguístico dá a ler, constituindo-se como experiência estética. |
id |
PUC_GO_20485c5e21c88b44e6f0022e58539a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/718 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.LeituraLeitorExperiênciaTécnicaEstéticaHistóriaReadingReaderExperienceTechniqueEstheticsHistoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho, inserido na linha de pesquisa Educação, sociedade e cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/Goiás, busca discutir sobre a leitura. Toma-se a leitura como objeto da tese evidenciando duas dimensões que a constitui: a técnica e a estética, partindo-se da compreensão de que os eventos socias não devem ser naturalizados e que a realidade imediata, aparência do real, esconde realidades historicamente construídas que são justificadas ou ocultadas por formas de ver e pensar pautadas num continuum histórico. Assim, tem-se que a dimensão técnica se caracteriza como inteligível e configura-se pela relação que estabelece com o leitor a partir de sua essência linguística. Entende-se que essa conduz uma forma de ler que se liga ao prático e utilitário da leitura, com isso uma formação de leitor de mesma natureza. Na escola, esta dimensão tem sido enfatizada, daí ser bastante recorrente, o que a nosso ver se dá porque nesse espaço ainda há resquícios de uma visão mecanicista da educação, a qual se reflete, entre outros, no discurso presente em documentos que orientam o ensino e a aprendizagem escolar, no caso deste trabalho, especificamente sobre a leitura. Esses são enviados às escolas pelo MEC e Secretarias de Educação, tais como os que aqui são discutidos, a saber: as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), a Matriz de Referência do ENEM (2014) e a Matriz de Avaliação de Leitura do PISA (2013). No contraponto, tem-se a dimensão estética da leitura, que se caracteriza como perceptiva, por isso mobiliza no leitor sua percepção, o ver, o sentir e o refletir numa dinâmica que passa pelo referente, mas nele não se esgota, suscitando no sujeito leitor outra forma de perceber e significar a leitura que lhe chega às mãos. A afirmação é de que cada uma dessas dimensões produz um movimento nos sentidos do leitor ao enfatizar determinados aspectos do processo de significação desta prática, com isso constrói-se um outro tipo de formação junto a este sujeito. Os fundamentamos do trabalho estão nas reflexões feitas por Walter Benjamin sobre experiência, história, memória e estética, bem como noutros estudiosos que discutem a temática em estudo por meio de um pensamento dialético. Ainda, articulam-se com a história da leitura e da formação de leitores. As ideias contidas na gama conceitual de Benjamin possibilitam repensar o porquê ou a lógica em que se assenta a ênfase na dimensão técnica da leitura na modernidade. Para se chegar a uma compreensão mais profunda da questão foi feita pesquisa qualitativa, tipificada como documental e bibliográfica. Com esta pesquisa, afirma-se que a dimensão técnica da leitura se efetiva na materialidade linguística e é percebida por meio de uma razão prática com vistas a respostas. No contraponto, a dimensão estética é percebida no movimento da percepção, do olhar, do sentir e vai além daquilo que o linguístico dá a ler, constituindo-se como experiência estética.This paper, inserted in Education research, society and culture, of Graduate Program in Education PUC Goiás aims to discuss about reading. Take the reading as the object of the thesis, showing that there are two dimensions: the technical and the aesthetic starting from the understanding that social events should not be naturalized and that the immediate reality, the actual appearance conceals realities that historically constructed are justified or hidden ways of seeing and thinking guided by a historical continuum. So, it follows that the technical dimension, is characterized as intelligible and configures itself by establishing relationship with the reader from its linguistic essence. It is understood that such a form of read drives which binds to and reading practical utility, thereby forming one same type of reader. At school, this dimension has been emphasized, there is fairly frequent, which in our view is because this space there are still remnants of a mechanistic view of education, which is reflected, among others, in this speech in documents that guide teaching and school learning, in the case of this work, specifically about reading. These are sent to schools by MEC and Education Departments, such as those discussed here, namely: the Curriculum Guidelines for Secondary Education (2006), the Matrix Reference ESMS (2014) and the Evaluation Matrix Reading PISA (2013). In contrast, there is the aesthetic dimension of reading, which is characterized as perceptual therefore mobilizes reader in their perception, seeing, feeling and reflect a dynamic that goes by the referee, but it does not end, raising the otherwise subject the reader to perceive and mean reading that comes to his hands. The assertion is that each of these dimensions produces a movement in the senses of the reader to emphasize certain aspects of the practical significance of this process, it builds up a different kind of training next to this subject. We base the work are the reflections made by Walter Benjamin on experience, history, memory and aesthetics as well as other scholars who discuss the topic under study through a dialectical thinking. Still, articulates with the history of reading and educating readers. The ideas contained in the conceptual range of Benjamin enable rethink why or the logic that sits emphasis on technical dimension of reading in modernity. To reach a deeper understanding of the issue was made qualitative research, as typified documents and literature linking it to the theoretical study. With this research, it is stated that the technical dimension of reading is effective in linguistic materiality and perceived through a practical reason in order to answers. In contrast, the aesthetic dimension is perceived in motion perception, look, the feel and goes beyond what the language gives read, constituting themselves as aesthetic experience.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em EducaçãoRoure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Ferrari, Sônia Campaner Miguelhttp://lattes.cnpq.br/3661338173123018Baldino, José Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvBurgarelli, Cristóvão Giovanihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791027J4Duarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Aurora Neta, Maria2016-07-27T13:44:56Z2015-01-262014-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAURORA NETA, Maria. A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.. 2014. 135 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/718porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T13:23:35Zoai:ambar:tede/718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T13:23:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. |
title |
A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. |
spellingShingle |
A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. Aurora Neta, Maria Leitura Leitor Experiência Técnica Estética História Reading Reader Experience Technique Esthetics History CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. |
title_full |
A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. |
title_fullStr |
A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. |
title_full_unstemmed |
A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. |
title_sort |
A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. |
author |
Aurora Neta, Maria |
author_facet |
Aurora Neta, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roure, Glacy Queirós de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1 Ferrari, Sônia Campaner Miguel http://lattes.cnpq.br/3661338173123018 Baldino, José Maria http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv Burgarelli, Cristóvão Giovani http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791027J4 Duarte, Aldimar Jacinto http://lattes.cnpq.br/8154824077202046 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aurora Neta, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Leitor Experiência Técnica Estética História Reading Reader Experience Technique Esthetics History CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Leitura Leitor Experiência Técnica Estética História Reading Reader Experience Technique Esthetics History CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Educação, sociedade e cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/Goiás, busca discutir sobre a leitura. Toma-se a leitura como objeto da tese evidenciando duas dimensões que a constitui: a técnica e a estética, partindo-se da compreensão de que os eventos socias não devem ser naturalizados e que a realidade imediata, aparência do real, esconde realidades historicamente construídas que são justificadas ou ocultadas por formas de ver e pensar pautadas num continuum histórico. Assim, tem-se que a dimensão técnica se caracteriza como inteligível e configura-se pela relação que estabelece com o leitor a partir de sua essência linguística. Entende-se que essa conduz uma forma de ler que se liga ao prático e utilitário da leitura, com isso uma formação de leitor de mesma natureza. Na escola, esta dimensão tem sido enfatizada, daí ser bastante recorrente, o que a nosso ver se dá porque nesse espaço ainda há resquícios de uma visão mecanicista da educação, a qual se reflete, entre outros, no discurso presente em documentos que orientam o ensino e a aprendizagem escolar, no caso deste trabalho, especificamente sobre a leitura. Esses são enviados às escolas pelo MEC e Secretarias de Educação, tais como os que aqui são discutidos, a saber: as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), a Matriz de Referência do ENEM (2014) e a Matriz de Avaliação de Leitura do PISA (2013). No contraponto, tem-se a dimensão estética da leitura, que se caracteriza como perceptiva, por isso mobiliza no leitor sua percepção, o ver, o sentir e o refletir numa dinâmica que passa pelo referente, mas nele não se esgota, suscitando no sujeito leitor outra forma de perceber e significar a leitura que lhe chega às mãos. A afirmação é de que cada uma dessas dimensões produz um movimento nos sentidos do leitor ao enfatizar determinados aspectos do processo de significação desta prática, com isso constrói-se um outro tipo de formação junto a este sujeito. Os fundamentamos do trabalho estão nas reflexões feitas por Walter Benjamin sobre experiência, história, memória e estética, bem como noutros estudiosos que discutem a temática em estudo por meio de um pensamento dialético. Ainda, articulam-se com a história da leitura e da formação de leitores. As ideias contidas na gama conceitual de Benjamin possibilitam repensar o porquê ou a lógica em que se assenta a ênfase na dimensão técnica da leitura na modernidade. Para se chegar a uma compreensão mais profunda da questão foi feita pesquisa qualitativa, tipificada como documental e bibliográfica. Com esta pesquisa, afirma-se que a dimensão técnica da leitura se efetiva na materialidade linguística e é percebida por meio de uma razão prática com vistas a respostas. No contraponto, a dimensão estética é percebida no movimento da percepção, do olhar, do sentir e vai além daquilo que o linguístico dá a ler, constituindo-se como experiência estética. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-09 2015-01-26 2016-07-27T13:44:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AURORA NETA, Maria. A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.. 2014. 135 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. http://localhost:8080/tede/handle/tede/718 |
identifier_str_mv |
AURORA NETA, Maria. A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.. 2014. 135 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1796791447419092992 |