A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Sanchez, Raquel Santana Schiavon
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Psicologia
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1864
Resumo: Este estudo é uma investigação acerca da influência da comunicação não-verbal na eficiêcia dos vendedores, através de uma análise da facilidade com que diferentes sujeitos percebem-reconhecem expressões faciais de emoções universais. Participaram deste experimento 15 vendedores de empresa varejista e de serviço e 100 alunos do curso de graduação em administração de uma universidade em Goiânia, GO. Foi aplicado um questionário e o teste “Lendo faces” do Ekman(2003), que consiste em 14 fotos do rosto de um mesmo sujeito com as expressões de emoções faciais de tristeza, nojo, alegria, raiva, medo e desdenho. Não foi confirmada a hipótese de que quanto mais sabe-se interpretar as expressões faciais de emoção, mais sucesso as pessoas têm em seus resultados de vendas, como é apresentado na literatura, embora todos os vendedores tendem a fazer uso da interpretação da comunicação não-verbal nas suas atividades diárias, como ficou demonstrado na pesquisa
id PUC_GO_2bb5dd7b65c18f84214e3d2a06bd6492
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1864
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedoresVendasComunicação não-verbalExpressão facialSaleNonverbal communicationFacial expressionsCiências HumanasPsicologiaEste estudo é uma investigação acerca da influência da comunicação não-verbal na eficiêcia dos vendedores, através de uma análise da facilidade com que diferentes sujeitos percebem-reconhecem expressões faciais de emoções universais. Participaram deste experimento 15 vendedores de empresa varejista e de serviço e 100 alunos do curso de graduação em administração de uma universidade em Goiânia, GO. Foi aplicado um questionário e o teste “Lendo faces” do Ekman(2003), que consiste em 14 fotos do rosto de um mesmo sujeito com as expressões de emoções faciais de tristeza, nojo, alegria, raiva, medo e desdenho. Não foi confirmada a hipótese de que quanto mais sabe-se interpretar as expressões faciais de emoção, mais sucesso as pessoas têm em seus resultados de vendas, como é apresentado na literatura, embora todos os vendedores tendem a fazer uso da interpretação da comunicação não-verbal nas suas atividades diárias, como ficou demonstrado na pesquisaThis study investigates the influence of non-verbal communication on the efficiency of salespersons, through an analysis of how well different subjects can perceive-recognize universal facial expressions of emotions. Our subjects were 15 salespeople employed by a retail and service company and 100 graduate business students of a university in Goiânia. A questionnaire and the “reading faces” test (Ekman (2003) were applied to each subject. The test consists of 14 photographs of the face of a same person with facial expressions of sadness, disgust, happiness, anger, fear and disdain. The hypthesis, that the more one knows how to interpret emotional facial expressions, the more successful persons are in their sales results (as presented in the literature), was not confirmed, although it was demonstrated in the study that all the salespeople tend to make use of non-verbal communication in their daily activities.Pontifícia Universidade Católica de GoiásDepartamento de PsicologiaBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaMendes, Francisco Dyonísio Cardosohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783480Y4Nalini, Lauro Eugêniohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785308E9Sanchez, Raquel Santana Schiavon2016-07-27T14:20:33Z2015-03-302007-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSanchez, Raquel Santana Schiavon. A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores. 2007. 55 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-19T22:49:20Zoai:ambar:tede/1864Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-19T22:49:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores
title A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores
spellingShingle A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores
Sanchez, Raquel Santana Schiavon
Vendas
Comunicação não-verbal
Expressão facial
Sale
Nonverbal communication
Facial expressions
Ciências Humanas
Psicologia
title_short A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores
title_full A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores
title_fullStr A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores
title_full_unstemmed A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores
title_sort A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores
author Sanchez, Raquel Santana Schiavon
author_facet Sanchez, Raquel Santana Schiavon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Francisco Dyonísio Cardoso
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783480Y4
Nalini, Lauro Eugênio
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785308E9
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchez, Raquel Santana Schiavon
dc.subject.por.fl_str_mv Vendas
Comunicação não-verbal
Expressão facial
Sale
Nonverbal communication
Facial expressions
Ciências Humanas
Psicologia
topic Vendas
Comunicação não-verbal
Expressão facial
Sale
Nonverbal communication
Facial expressions
Ciências Humanas
Psicologia
description Este estudo é uma investigação acerca da influência da comunicação não-verbal na eficiêcia dos vendedores, através de uma análise da facilidade com que diferentes sujeitos percebem-reconhecem expressões faciais de emoções universais. Participaram deste experimento 15 vendedores de empresa varejista e de serviço e 100 alunos do curso de graduação em administração de uma universidade em Goiânia, GO. Foi aplicado um questionário e o teste “Lendo faces” do Ekman(2003), que consiste em 14 fotos do rosto de um mesmo sujeito com as expressões de emoções faciais de tristeza, nojo, alegria, raiva, medo e desdenho. Não foi confirmada a hipótese de que quanto mais sabe-se interpretar as expressões faciais de emoção, mais sucesso as pessoas têm em seus resultados de vendas, como é apresentado na literatura, embora todos os vendedores tendem a fazer uso da interpretação da comunicação não-verbal nas suas atividades diárias, como ficou demonstrado na pesquisa
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-12
2015-03-30
2016-07-27T14:20:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sanchez, Raquel Santana Schiavon. A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores. 2007. 55 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1864
identifier_str_mv Sanchez, Raquel Santana Schiavon. A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores. 2007. 55 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Psicologia
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Psicologia
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791451869249536