ATENDIMENTO EM SAÚDE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UNIDADES HOSPITALARES PÚBLICAS E PRIVADAS DE GOIÂNIA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Guiotti, Lorena Dayrell
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências da Saúde
BR
PUC Goiás
Ciências Ambientais e Saúde
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3036
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa sobre o atendimento de saúde em 8 (oito) unidades mistas hospitalares de Goiânia, selecionadas por prestar serviços mistos sendo 4 (quatro) da rede pública e (4) quatro da rede privada. A pesquisa envolveu 178 usuários e 178 profissionais, selecionados a partir de uma amostra do tipo intencional estratificada, não probabilística.Os objetivos foram identificar os mecanismos de admissão, o perfil sócio-econômico dos profissionais e usuários, as principais concepções da organização hospitalar, os programas de atendimento e levantar os fatores críticos de sucesso e as características e qualidade do atendimento, tendo como referência as normas institucionais vigentes. Situou-se o contexto do desenvolvimento dos serviços de saúde no Brasil e sua importância para a reprodução da força de trabalho e do capital com a modernização, a partir dos anos 1930. Foram traçadas novas feições do atendimento em saúde no Brasil a partir dos anos 1980/90 e a fundamentação teórica do processo de desenvolvimento organizacional no contexto de globalização econômica e da medicina neoliberal. Partiuse da compreensão de que saúde/doença é uma questão social e, portanto, os serviços de saúde devem ser amplos, de qualidade e eficientes para o que é preciso, observar o desenvolvimento organizacional. Identificou-se que o usuário da rede pública tem família mais numerosa, poder aquisitivo e nível de instrução baixo, além de ser pouco informado sobre os serviços e sua própria saúde. Na rede privada predomina o usuário que tem plano privado de saúde, maior grau de instrução e maior poder aquisitivo. Os profissionais das duas redes acumulam empregos e têm um grau de satisfação mediano em relação ao trabalho. Quanto ao atendimento hospitalar público, o maior problema é a demanda latente e a necessidade de humanização hospitalar, pois, o processo de qualificação e as condições estruturais para o atendimento não acompanham o ritmo intenso da demanda. Nas unidades privadas, o maior problema é o da humanização do atendimento do corpo clínico, principalmente dos médicos e, em menor escala das enfermeiras, que é considerado frio e distante. Essas informações foram importantes para a avaliação dos fatores que interferem na qualidade dos serviços prestados à população e para referenciar possíveis intervenções no desenvolvimento dos serviços prestados e na adoção de ações que contribuam para oferecer um atendimento em saúde que seja eficiente e de qualidade para a população goiana.
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Situou-se o contexto do desenvolvimento dos serviços de saúde no Brasil e sua importância para a reprodução da força de trabalho e do capital com a modernização, a partir dos anos 1930. Foram traçadas novas feições do atendimento em saúde no Brasil a partir dos anos 1980/90 e a fundamentação teórica do processo de desenvolvimento organizacional no contexto de globalização econômica e da medicina neoliberal. Partiuse da compreensão de que saúde/doença é uma questão social e, portanto, os serviços de saúde devem ser amplos, de qualidade e eficientes para o que é preciso, observar o desenvolvimento organizacional. Identificou-se que o usuário da rede pública tem família mais numerosa, poder aquisitivo e nível de instrução baixo, além de ser pouco informado sobre os serviços e sua própria saúde. Na rede privada predomina o usuário que tem plano privado de saúde, maior grau de instrução e maior poder aquisitivo. Os profissionais das duas redes acumulam empregos e têm um grau de satisfação mediano em relação ao trabalho. Quanto ao atendimento hospitalar público, o maior problema é a demanda latente e a necessidade de humanização hospitalar, pois, o processo de qualificação e as condições estruturais para o atendimento não acompanham o ritmo intenso da demanda. Nas unidades privadas, o maior problema é o da humanização do atendimento do corpo clínico, principalmente dos médicos e, em menor escala das enfermeiras, que é considerado frio e distante. Essas informações foram importantes para a avaliação dos fatores que interferem na qualidade dos serviços prestados à população e para referenciar possíveis intervenções no desenvolvimento dos serviços prestados e na adoção de ações que contribuam para oferecer um atendimento em saúde que seja eficiente e de qualidade para a população goiana.This work is an exploratory and a quantitative research on the health attendance in 8 (eight) hospitals in Goiânia, selected for being useful mixed services 4 (four) public hospitals and 4 (four) private hospitals. The research involved 178 users and 178 professionals selected from an intentional and an estratified example, non probabilistical. The aims were to identify the mechanisms of admission, the social and economical profile of the professionals and useres, the main conceptions of the hospital organization, the attendance programmes and to enlist the critical factors of success and the characteristics and the quality of the attendance having as a reference the valid institutional norms. It is was lain the context of the development of the health services in Brazil and its importance for the reproduction of work-force and of the capital with the modernization since 1930. New attendance features in health from 1980/90, the theoretical basis of the process of the organizational development in the economical globalization context and the neo-liberal medicine were traced. It was took into consideration the comprehension that health / illness is a social question and therefore the health services must be ample, of quality and efficient for what it is needed and to obey the organizational development. It was identified that the user of the public hospital has a more numerous family, a low purchasing power and a low formal instruction besides being less informed of the services and his / her own health. In private hospitals prevail users who have a private health assistance, a greater purchasing power and formal instruction. The professionals in public and private hospitals work in more than one hospital and are not fully satisfied with their jobs. In relation to the attendance in public hospitals, the major problem is the latent demand and the necessitiy of hospital humanization, for the qualification process and the structural conditions for the attendance do not keep pace with the intense demand. In privat hospitals the major problem is the humanization of the medical staff, specially of the doctors and in minor scale of nurses which is considered aloof and distant. Theese informations were important to evaluate the factors that interfere in the services quality being useful to the population and to point out possible intervention in the development of the services and in the adoption that contribute to offer efficient and qualitative health attendance to the population of Goiânia.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências da SaúdeBRPUC GoiásCiências Ambientais e SaúdeJonas, Elinehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792596D4Pfrimer, Irmtraut Araci Hoffmannhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766376U6Guiotti, Lorena Dayrell2016-08-10T10:55:04Z2006-11-172005-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIOTTI, Lorena Dayrell. ATENDIMENTO EM SAÚDE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UNIDADES HOSPITALARES PÚBLICAS E PRIVADAS DE GOIÂNIA. 2005. 131 f. 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