A função do contexto no consumo de produtos sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ferreira, Luiza Macêdo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4922
Resumo: O interesse da análise do comportamento sob o tema sustentabilidade iniciou-se durante a década de 1970 e hoje é um tema com uma crescente produção na literatura. Tendo em vista a importância de pesquisas sobre esse tópico, estudos sobre contexto e o comportamento do consumidor podem ajudar a identificar variáveis que influenciam a escolha por produtos mais sustentáveis. O objetivo geral desse estudo foi mensurar como diferentes contextos de sustentabilidade (VI) podem exercer controle sobre a escolha do consumidor (VD) a certos produtos em um contexto experimental. Realizou-se uma pesquisa experimental com 34 participantes, utilizou-se o site para pesquisas online Questionpro, onde apareceram diferentes situações de escolha de produtos hipotéticos, sustentáveis ou não. O experimento teve 8 fases e foi dividido em duas partes e os participantes foram alocados randomicamente em quatro grupos distintos, com 8 participantes cada. A parte 1 teve uma linha de base dos produtos (fase 1), um pedido de relato (fase 2), uma linha de base de 9 selos verdes (fase 3), seguido por um treino desses 9 selos (fase 4). A parte 2 teve uma situação experimental contextual (fase 5), outra situação experimental contextual (fase 6), um segundo pedido de relato (fase 7) e uma treino de transferência de função (fase 8). Os quatro grupos contêm as mesmas fases, a diferença entre eles deve-se aos contextos manipulados (verbal ou não verbal) e ao reforçamento diferencial (presente ou ausente). Foram realizadas análises de cada grupo, considerando os relatos dos participantes e os desempenhos em todas as fases. Para avaliar as alterações entre as diferentes fases, foram realizadas as análises inferenciais - testes não paramétricos Wilcoxon e Mann Whitney. Os resultados demonstraram que é possível estabelecer condições de treino para identificação dos selos, seja em contextos em que os selos são vinculados a um contexto verbal ou não verbal, desde que haja consequenciação adequada para esse comportamento. O reforçamento diferencial também influenciou o nível de consciência, os grupos que receberam ficaram com maior nível de consciência sustentável
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Realizou-se uma pesquisa experimental com 34 participantes, utilizou-se o site para pesquisas online Questionpro, onde apareceram diferentes situações de escolha de produtos hipotéticos, sustentáveis ou não. O experimento teve 8 fases e foi dividido em duas partes e os participantes foram alocados randomicamente em quatro grupos distintos, com 8 participantes cada. A parte 1 teve uma linha de base dos produtos (fase 1), um pedido de relato (fase 2), uma linha de base de 9 selos verdes (fase 3), seguido por um treino desses 9 selos (fase 4). A parte 2 teve uma situação experimental contextual (fase 5), outra situação experimental contextual (fase 6), um segundo pedido de relato (fase 7) e uma treino de transferência de função (fase 8). Os quatro grupos contêm as mesmas fases, a diferença entre eles deve-se aos contextos manipulados (verbal ou não verbal) e ao reforçamento diferencial (presente ou ausente). Foram realizadas análises de cada grupo, considerando os relatos dos participantes e os desempenhos em todas as fases. Para avaliar as alterações entre as diferentes fases, foram realizadas as análises inferenciais - testes não paramétricos Wilcoxon e Mann Whitney. Os resultados demonstraram que é possível estabelecer condições de treino para identificação dos selos, seja em contextos em que os selos são vinculados a um contexto verbal ou não verbal, desde que haja consequenciação adequada para esse comportamento. O reforçamento diferencial também influenciou o nível de consciência, os grupos que receberam ficaram com maior nível de consciência sustentávelBehavior analysis interest about sustainability began in the 1970 and today is a rising research field. Considering the relevance of this topic, developing studies about context and consumer behavior could help to identify the variables that influence consumer choice behavior towards sustainable products. This study aimed to measure how different sustainability contexts (VI) could control consumer choice behavior (VD). An experimental survey was conducted with 34 subjects using the online research site Questionpro, where hypothetical product choice situations were conducted, with sustainable and non-sustainable products. The experiment had 8 phases and was divided into two parts, the subjects were randomly allocated into four different groups, with eight subjects in each one. Part 1 had the product baseline (phase 1), one report request (phase 2), and one environmental certification stamp baseline (phase 3), followed by nine environmental certification stamp training (phase 4). The four groups contain the same phases, the difference lies in the manipulated contexts (verbal and nonverbal) and the differential reinforcement (present or absent). The analysis were non-parametric statistical tests Wilcoxon and Mann Whitney towards data for each group and between groups, also the request reports. Results shows that it is possible to establish training conditions for identifying the sustainable stamps, either in contexts in which the stamps are linked to a verbal or non-verbal context, as long as there is an adequate consequence for this behavior. Differential reinforcement also influenced the level of awareness, the groups that achieved the highest level of sustainable awarenessPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e da SaúdeBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaCoelho, Cristianohttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566Pedroso, Reginaldohttp://lattes.cnpq.br/9528197549640454Nalini, Lauro Eugênio Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/7555089672749145Ferreira, Luiza Macêdo2023-08-23T19:24:44Z2023-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Luiza Macêdo. A função do contexto no consumo de produtos sustentáveis. 2023. 95 f. 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