CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Magalhães, Emerson
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3699
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a análise da construção da cena cultural e musical do rock alternativo goiano. A partir da noção de campo, abstraída da obra de Pierre Bourdieu (2012), apresenta-se o rock desde suas raízes e o seu o seu surgimento nos Estados Unidos assim como seus principais agentes e músicos. Apresenta-se também o rock brasileiro dos anos 80, influenciado pelas grandes gravadoras (majors), seguido da contraposição do movimento punk, paralelamente ao movimento operário de São Paulo, como um movimento de periferia e de grupos esquecidos pela grande mídia musical. Através do lema do it yourself (faça você mesmo) os punks se contrapuseram a essa ideia de domínio das grandes gravadoras, provocando um conflito entre os dominantes, representado pelas majors, e os dominados, representados pelo movimento underground punk. Esse movimento reverbera em Goiás e a juventude goiana promove, através de festivais e fanzines, um rock local esquecido do chamado Eixo Rio-São Paulo e contra a tentativa de se criar uma identidade musical sertaneja para os goianos. Nesse processo, cria uma cena musical e cultural com identidade própria. O trabalho ouviu empresários, participantes de bandas em entrevistas e teve como aportes teóricos Napolitano (2005), Benevides (2010), (2013), Bourdieu (1996), (2007), (2012), Alexandre (2002), Dapieve (1996), O‟Hara (2005), Friedlander (2002), Dias(2000), Brandini (2004), Kossa (2005).
id PUC_GO_38c0cd70318c54b28bb1de196159e686
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3699
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANOraízes do rock, o rock dos Anos 80, punk, rock alternativo goiano.rock roots, 80's rock, punk, alternative rock Goiano.CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAO presente trabalho tem como objetivo a análise da construção da cena cultural e musical do rock alternativo goiano. A partir da noção de campo, abstraída da obra de Pierre Bourdieu (2012), apresenta-se o rock desde suas raízes e o seu o seu surgimento nos Estados Unidos assim como seus principais agentes e músicos. Apresenta-se também o rock brasileiro dos anos 80, influenciado pelas grandes gravadoras (majors), seguido da contraposição do movimento punk, paralelamente ao movimento operário de São Paulo, como um movimento de periferia e de grupos esquecidos pela grande mídia musical. Através do lema do it yourself (faça você mesmo) os punks se contrapuseram a essa ideia de domínio das grandes gravadoras, provocando um conflito entre os dominantes, representado pelas majors, e os dominados, representados pelo movimento underground punk. Esse movimento reverbera em Goiás e a juventude goiana promove, através de festivais e fanzines, um rock local esquecido do chamado Eixo Rio-São Paulo e contra a tentativa de se criar uma identidade musical sertaneja para os goianos. Nesse processo, cria uma cena musical e cultural com identidade própria. O trabalho ouviu empresários, participantes de bandas em entrevistas e teve como aportes teóricos Napolitano (2005), Benevides (2010), (2013), Bourdieu (1996), (2007), (2012), Alexandre (2002), Dapieve (1996), O‟Hara (2005), Friedlander (2002), Dias(2000), Brandini (2004), Kossa (2005).The present work has the objective of analyzing the construction of the cultural and musical scene of alternative rock from Goiás. From the notion of field, abstracted from the work of Pierre Bourdieu (2012), presents the rock from its roots and its emergence in the United States as well as its main agents and musicians. There is also the Brazilian rock of the 80's, influenced by the majors, followed by the opposition of the punk movement, in parallel with the São Paulo working-class movement, as a periphery movement and groups forgotten by the great musical media. Through the motto of it yourself, punks countered this idea of dominance by major record companies, provoking a conflict between the dominant, represented by the majors, and the dominated, represented by the underground punk movement. This movement reverberates in Goiás and the youth of Goiás promote, through festivals and fanzines, a local rock forgotten of the call Axis Rio-São Paulo and against the attempt to create a sertaneja musical identity for the goianos. In this process, it creates a musical and cultural scene with its own identity. The work heard entrepreneurs, participants of bands in interviews and had as theoretical contributions of Napolitano (2005), Benevides (2010), (2013), Bourdieu (1996), (2007), (2012), Alexandre (2002), Dapieve (1996), O‟Hara (2005), Friedlander (2002), Dias(2000), Brandini (2004), Kossa (2005).Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de HistóriaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaAssumpção, Albertina Vicentinihttp://lattes.cnpq.br/7943867277249847Marinho, Thais Alveshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241Benevides, Rubens de Freitashttp://lattes.cnpq.br/1571578416333468Magalhães, Emerson2017-06-01T14:03:52Z2017-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMagalhães, Emerson. CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO. 2017. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-06-02T04:00:36Zoai:ambar:tede/3699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-06-02T04:00:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO
title CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO
spellingShingle CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO
Magalhães, Emerson
raízes do rock, o rock dos Anos 80, punk, rock alternativo goiano.
rock roots, 80's rock, punk, alternative rock Goiano.
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO
title_full CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO
title_fullStr CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO
title_sort CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO
author Magalhães, Emerson
author_facet Magalhães, Emerson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assumpção, Albertina Vicentini
http://lattes.cnpq.br/7943867277249847
Marinho, Thais Alves
http://lattes.cnpq.br/9094700593263241
Benevides, Rubens de Freitas
http://lattes.cnpq.br/1571578416333468
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Emerson
dc.subject.por.fl_str_mv raízes do rock, o rock dos Anos 80, punk, rock alternativo goiano.
rock roots, 80's rock, punk, alternative rock Goiano.
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic raízes do rock, o rock dos Anos 80, punk, rock alternativo goiano.
rock roots, 80's rock, punk, alternative rock Goiano.
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description O presente trabalho tem como objetivo a análise da construção da cena cultural e musical do rock alternativo goiano. A partir da noção de campo, abstraída da obra de Pierre Bourdieu (2012), apresenta-se o rock desde suas raízes e o seu o seu surgimento nos Estados Unidos assim como seus principais agentes e músicos. Apresenta-se também o rock brasileiro dos anos 80, influenciado pelas grandes gravadoras (majors), seguido da contraposição do movimento punk, paralelamente ao movimento operário de São Paulo, como um movimento de periferia e de grupos esquecidos pela grande mídia musical. Através do lema do it yourself (faça você mesmo) os punks se contrapuseram a essa ideia de domínio das grandes gravadoras, provocando um conflito entre os dominantes, representado pelas majors, e os dominados, representados pelo movimento underground punk. Esse movimento reverbera em Goiás e a juventude goiana promove, através de festivais e fanzines, um rock local esquecido do chamado Eixo Rio-São Paulo e contra a tentativa de se criar uma identidade musical sertaneja para os goianos. Nesse processo, cria uma cena musical e cultural com identidade própria. O trabalho ouviu empresários, participantes de bandas em entrevistas e teve como aportes teóricos Napolitano (2005), Benevides (2010), (2013), Bourdieu (1996), (2007), (2012), Alexandre (2002), Dapieve (1996), O‟Hara (2005), Friedlander (2002), Dias(2000), Brandini (2004), Kossa (2005).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01T14:03:52Z
2017-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Magalhães, Emerson. CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO. 2017. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3699
identifier_str_mv Magalhães, Emerson. CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO. 2017. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791463278804992