Sentidos e significados da educação sexual e da sexualidade para estudantes e professoras/res de escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Mendes, Daniel da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4944
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de apreender os sentidos e significados da educação sexual para estudantes e professoras/res do ensino médio em escolas públicas de período integral da região leste da cidade de Goiânia, Goiás. Apresenta-se como uma investigação qualitativa, apropriou-se do Materialismo Histórico Dialético como método de investigação científica e a teoria vigotskiana como base teórica e conceitual, buscando responder a seguinte problemática: Quais os sentidos e significados da educação sexual e da sexualidade para jovens estudantes e professoras/res em escolas de ensino médio da rede pública de período integral na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil? Como procedimentos metodológicos, foram realizadas 32 entrevistas semiestruturadas, sendo 9 com professoras/res e 23 com jovens estudantes das 1°, 2° e 3° séries do ensino médio de três escolas públicas de período integral localizadas na região Leste da cidade de Goiânia, Goiás. Foram utilizados os núcleos de significação como procedimento de leitura, análise e sistematização do material coletado na pesquisa empírica. O trabalho foi dividido em quatro capítulos, e apresentou respectivamente o estado do conhecimento de produções científicas acerca do ensino da educação sexual em universidades brasileiras, as políticas públicas em educação sexual e sexualidade no Brasil no contexto educacional e os sentidos e significados da educação sexual e sexualidade para professoras/res e para jovens estudantes. As falas de professoras/res e jovens estudantes apresentaram resultados similares, complementares e contraditórios. Concluiu-se que existem políticas públicas que validam o trabalho em educação sexual por parte das/os professoras/res, mas que as escolas isoladamente de outras instituições e agentes sociais não conseguem desenvolver ações contínuas no exercício da prática em educação sexual. As falas dos sujeitos entrevistados apontam interesse no estudo e aprofundamento na temática proposta, considerando que a sexualidade é um aspecto da vida dos seres humanos que se inicia antes mesmo do nascimento e os acompanha até o fim. Sendo assim, compreende-se que ações e atividades com o foco na educação sexual no espaço público são, além de possíveis, necessárias e urgentes para promover prevenção da gravidez indesejada na juventude, combate às violências e Infecções Sexualmente Transmissíveis e direitos e garantias de saúde e segurança sexual e reprodutiva
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Apresenta-se como uma investigação qualitativa, apropriou-se do Materialismo Histórico Dialético como método de investigação científica e a teoria vigotskiana como base teórica e conceitual, buscando responder a seguinte problemática: Quais os sentidos e significados da educação sexual e da sexualidade para jovens estudantes e professoras/res em escolas de ensino médio da rede pública de período integral na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil? Como procedimentos metodológicos, foram realizadas 32 entrevistas semiestruturadas, sendo 9 com professoras/res e 23 com jovens estudantes das 1°, 2° e 3° séries do ensino médio de três escolas públicas de período integral localizadas na região Leste da cidade de Goiânia, Goiás. Foram utilizados os núcleos de significação como procedimento de leitura, análise e sistematização do material coletado na pesquisa empírica. O trabalho foi dividido em quatro capítulos, e apresentou respectivamente o estado do conhecimento de produções científicas acerca do ensino da educação sexual em universidades brasileiras, as políticas públicas em educação sexual e sexualidade no Brasil no contexto educacional e os sentidos e significados da educação sexual e sexualidade para professoras/res e para jovens estudantes. As falas de professoras/res e jovens estudantes apresentaram resultados similares, complementares e contraditórios. Concluiu-se que existem políticas públicas que validam o trabalho em educação sexual por parte das/os professoras/res, mas que as escolas isoladamente de outras instituições e agentes sociais não conseguem desenvolver ações contínuas no exercício da prática em educação sexual. As falas dos sujeitos entrevistados apontam interesse no estudo e aprofundamento na temática proposta, considerando que a sexualidade é um aspecto da vida dos seres humanos que se inicia antes mesmo do nascimento e os acompanha até o fim. Sendo assim, compreende-se que ações e atividades com o foco na educação sexual no espaço público são, além de possíveis, necessárias e urgentes para promover prevenção da gravidez indesejada na juventude, combate às violências e Infecções Sexualmente Transmissíveis e direitos e garantias de saúde e segurança sexual e reprodutivaThis dissertation aims to comprehend the meanings and significance of sex education for high school students and teachers in full-time public schools in the eastern region of Goiânia, Goiás. It presents itself as a qualitative investigation, using Historical Dialectical Materialism as the method of scientific inquiry and Vygotskian theory as the theoretical and conceptual basis, seeking to answer the following problem: What are the senses and meanings of sexual education and sexuality for young students and teachers in full-time public high schools in the city of Goiânia, Goiás, Brazil? As methodological procedures, 32 semi-structured interviews were conducted, with 9 teachers and 23 young students from the 1st, 2nd, and 3rd grades of high school in three full-time public schools located in the eastern region of Goiânia, Goiás. The nuclei of meaning were used as a procedure for reading, analyzing, and systematizing the material collected in the empirical research. The work was divided into four chapters, and presented, respectively, the state of knowledge of scientific productions about sex education in Brazilian universities, public policies on sex education and sexuality in Brazil in the educational context, and the meanings and significance of sex education and sexuality for teachers and young students. The speeches of teachers and young students showed similar, complementary and contradictory results. It was concluded that there are public policies that validate the work in sex education by teachers, but that schools alone, without the support of other institutions and social agents, cannot develop continuous actions in the exercise of sex education practice. The statements of the interviewees indicate an interest in studying and deepening the proposed theme, considering that sexuality is an aspect of human life that begins before birth and accompanies them until the end. Therefore, it is understood that actions and activities with a focus on sex education in public space are not only possible but necessary and urgent to promote prevention of unwanted pregnancy in youth, combat violence and sexually transmitted infections, and guarantee sexual and reproductive health and safety rightsPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoRodrigues, Divino de Jesus da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956Siqueira, Romilson Martinshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749Arpini, Dorian Mônicahttp://lattes.cnpq.br/7359875094778140Mendes, Daniel da Silva2023-09-11T18:27:37Z2023-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDES, Daniel da Silva. Sentidos e significados da educação sexual e da sexualidade para estudantes e professoras/res de escolas públicas. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-09-12T04:00:21Zoai:ambar:tede/4944Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-09-12T04:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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