A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Cruz, Ivanildes da Glória Nunes da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4373
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo estudar aspectos da organização do ensino no que se refere às interfaces entre práticas pedagógicas e práticas socioculturais, de modo a apreender formas pelas quais os professores estabelecem ligações entre os conteúdos e as condições sociais, culturais e materiais dos alunos. As informações estatísticas no Brasil têm revelado, com frequência, resultados negativos dos alunos da Educação Básica no processo de escolarização. Por outro lado, pesquisas apontam inequívoca ligação entre a situação de fracasso escolar expressa pela repetência, evasão e exclusão e a origem social e cultural dos alunos. Entre vários fatores que explicam essa situação, está a utilização de metodologias pedagógicas descontextualizadas da realidade dos alunos, especialmente dos mais pobres, como mostram autores como: Patto (2015); Hedegaard (2005); Smolka (2000); Libâneo (2012). Agrega-se a isso, a adesão dos sistemas de ensino oficiais a um modelo de ensino padronizado visando meramente à obtenção de resultados (LIBÂNEO; FREITAS, 2018), desconsiderando as particularidades individuais, sociais e culturais dos alunos. Foram utilizados como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica consistiu no levantamento e estudo de referências teóricas já produzidas sobre o tema. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública de tempo integral localizada em Goiânia - GO, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, onde foram feitas observações da escola e da sala de aula, além de entrevista semiestruturada com a professora. A análise dos dados teve como referência teórica principal as teorias de L. Vygotsky, V. Davídov, S.Chaiklin e M. Hedegaard e estudos em Didática de pesquisadores brasileiros. Os resultados obtidos indicam que a organização do ensino nas situações observadas não se apresentou articulada, de forma intencional e explícita, com as práticas socioculturais dos alunos e, quando existente essa articulação, ocorreu de forma esporádica e casual. Desse modo, as experiências vivenciadas pelos alunos em suas condições sociais e materiais, embora percebidas pela professora, não são intencionalmente incorporadas nas práticas de mediação pedagógica voltadas para ações potencializadoras da aprendizagem visando o desenvolvimento pleno dos alunos
id PUC_GO_5915bc879c44386f5144f83c80464fc3
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4373
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamentalThe integration between socio-cultural practices and pedagogical practices: the organization of teaching in the final years of elementary schoolTeoria histórico-cultural. Ensino Desenvolvimental. Práticas pedagógicas. Práticas socioculturais. Didática.Historical-cultural theory. Developmental Teaching. Pedagogical practices. Sociocultural practices. DidacticsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa teve como objetivo estudar aspectos da organização do ensino no que se refere às interfaces entre práticas pedagógicas e práticas socioculturais, de modo a apreender formas pelas quais os professores estabelecem ligações entre os conteúdos e as condições sociais, culturais e materiais dos alunos. As informações estatísticas no Brasil têm revelado, com frequência, resultados negativos dos alunos da Educação Básica no processo de escolarização. Por outro lado, pesquisas apontam inequívoca ligação entre a situação de fracasso escolar expressa pela repetência, evasão e exclusão e a origem social e cultural dos alunos. Entre vários fatores que explicam essa situação, está a utilização de metodologias pedagógicas descontextualizadas da realidade dos alunos, especialmente dos mais pobres, como mostram autores como: Patto (2015); Hedegaard (2005); Smolka (2000); Libâneo (2012). Agrega-se a isso, a adesão dos sistemas de ensino oficiais a um modelo de ensino padronizado visando meramente à obtenção de resultados (LIBÂNEO; FREITAS, 2018), desconsiderando as particularidades individuais, sociais e culturais dos alunos. Foram utilizados como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica consistiu no levantamento e estudo de referências teóricas já produzidas sobre o tema. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública de tempo integral localizada em Goiânia - GO, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, onde foram feitas observações da escola e da sala de aula, além de entrevista semiestruturada com a professora. A análise dos dados teve como referência teórica principal as teorias de L. Vygotsky, V. Davídov, S.Chaiklin e M. Hedegaard e estudos em Didática de pesquisadores brasileiros. Os resultados obtidos indicam que a organização do ensino nas situações observadas não se apresentou articulada, de forma intencional e explícita, com as práticas socioculturais dos alunos e, quando existente essa articulação, ocorreu de forma esporádica e casual. Desse modo, as experiências vivenciadas pelos alunos em suas condições sociais e materiais, embora percebidas pela professora, não são intencionalmente incorporadas nas práticas de mediação pedagógica voltadas para ações potencializadoras da aprendizagem visando o desenvolvimento pleno dos alunosThis research had as objective to study aspects of teaching organization in terms of the interfaces between pedagogical practices and sociocultural practices, in order to understand the ways in which teachers establish links between the contents and the social, cultural and material conditions of the students. Statistical information in Brazil has often revealed negative results of the students of Basic Education in the schooling process. On the other hand, research indicates an unequivocal link between the situation of school failure expressed by repetition, avoidance and exclusion and the social and cultural origin of the students. Among several factors that explain this situation is the use of pedagogical methodologies decontextualized from the reality of the students, especially the poorest, as shown by authors such as: Patto (2015); Hedegaard (2005); Smolka, (2000); Libâneo (2012). Add to this the adherence of official educational systems to a standardized teaching model with the aim of merely achieving results (LIBÂNEO; FREITAS, 2018), disregarding the individual, social and cultural particularities of students. Bibliographic research and field research were used as procedures. The bibliographical research consisted of the survey and study of theoretical references already produced on the subject. Field research was carried out in a full-time public school located in Goiânia - GO, in a class of the 6th year of Middle School, in the Science discipline, where observations were made of the school and the classroom, as well as a semi-structured interview with the teacher. The analysis of the data had as main theoretical reference the theories of L. Vygotsky, V. Davidov and M. Hedegaard and studies in didactics of Brazilian researchers. The results indicate that the organization of teaching in the situations observed was not articulated intentionally and explicitly with the sociocultural practices of the students and, when this articulation existed, occurred in a sporadic and casual way. Thus, the experiences lived by the students in their social and material conditions, although perceived by the teacher, are not intentionally contemplated in the pedagogical mediation practices aimed at actions that enhance learning aiming at the full development of the students.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLibâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro dahttp://lattes.cnpq.br/9567141312757077Cruz, Ivanildes da Glória Nunes da2019-10-16T18:44:41Z2019-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCruz, Ivanildes da Glória Nunes da. A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 123 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-10-17T04:00:21Zoai:ambar:tede/4373Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-10-17T04:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamental
The integration between socio-cultural practices and pedagogical practices: the organization of teaching in the final years of elementary school
title A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamental
Cruz, Ivanildes da Glória Nunes da
Teoria histórico-cultural. Ensino Desenvolvimental. Práticas pedagógicas. Práticas socioculturais. Didática.
Historical-cultural theory. Developmental Teaching. Pedagogical practices. Sociocultural practices. Didactics
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamental
title_full A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamental
title_sort A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamental
author Cruz, Ivanildes da Glória Nunes da
author_facet Cruz, Ivanildes da Glória Nunes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Libâneo, José Carlos
http://lattes.cnpq.br/7261628151334430
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://lattes.cnpq.br/4340349253071492
Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
http://lattes.cnpq.br/9567141312757077
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Ivanildes da Glória Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria histórico-cultural. Ensino Desenvolvimental. Práticas pedagógicas. Práticas socioculturais. Didática.
Historical-cultural theory. Developmental Teaching. Pedagogical practices. Sociocultural practices. Didactics
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Teoria histórico-cultural. Ensino Desenvolvimental. Práticas pedagógicas. Práticas socioculturais. Didática.
Historical-cultural theory. Developmental Teaching. Pedagogical practices. Sociocultural practices. Didactics
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa teve como objetivo estudar aspectos da organização do ensino no que se refere às interfaces entre práticas pedagógicas e práticas socioculturais, de modo a apreender formas pelas quais os professores estabelecem ligações entre os conteúdos e as condições sociais, culturais e materiais dos alunos. As informações estatísticas no Brasil têm revelado, com frequência, resultados negativos dos alunos da Educação Básica no processo de escolarização. Por outro lado, pesquisas apontam inequívoca ligação entre a situação de fracasso escolar expressa pela repetência, evasão e exclusão e a origem social e cultural dos alunos. Entre vários fatores que explicam essa situação, está a utilização de metodologias pedagógicas descontextualizadas da realidade dos alunos, especialmente dos mais pobres, como mostram autores como: Patto (2015); Hedegaard (2005); Smolka (2000); Libâneo (2012). Agrega-se a isso, a adesão dos sistemas de ensino oficiais a um modelo de ensino padronizado visando meramente à obtenção de resultados (LIBÂNEO; FREITAS, 2018), desconsiderando as particularidades individuais, sociais e culturais dos alunos. Foram utilizados como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica consistiu no levantamento e estudo de referências teóricas já produzidas sobre o tema. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública de tempo integral localizada em Goiânia - GO, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, onde foram feitas observações da escola e da sala de aula, além de entrevista semiestruturada com a professora. A análise dos dados teve como referência teórica principal as teorias de L. Vygotsky, V. Davídov, S.Chaiklin e M. Hedegaard e estudos em Didática de pesquisadores brasileiros. Os resultados obtidos indicam que a organização do ensino nas situações observadas não se apresentou articulada, de forma intencional e explícita, com as práticas socioculturais dos alunos e, quando existente essa articulação, ocorreu de forma esporádica e casual. Desse modo, as experiências vivenciadas pelos alunos em suas condições sociais e materiais, embora percebidas pela professora, não são intencionalmente incorporadas nas práticas de mediação pedagógica voltadas para ações potencializadoras da aprendizagem visando o desenvolvimento pleno dos alunos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-16T18:44:41Z
2019-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cruz, Ivanildes da Glória Nunes da. A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 123 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4373
identifier_str_mv Cruz, Ivanildes da Glória Nunes da. A integração entre práticas socioculturais e práticas pedagógicas: a organização do ensino nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 123 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791467705892864