O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PROFA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS: CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E RESULTADOS OBTIDOS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Campos, Rosariane Glaucia Mendonça
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1157
Resumo: Este trabalho consiste em uma investigação sobre o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), dentro da política de formação continuada da Secretaria de Ensino Fundamental do MEC, em decorrência da reforma do ensino implantada no Governo Fernando Henrique Cardoso. O Programa consta de um curso voltado para o desenvolvimento de competências dos professores alfabetizadores na formulação de objetivos, conteúdos e metodologias de alfabetização, de acordo com a concepção construtivista de Emília Ferreiro, sob a coordenação de Telma Weisz. Visa, particularmente, ao aprimoramento dos processos de ensino/aprendizagem da leitura e escrita dos alunos. O objetivo desta pesquisa é o de captar os efeitos nas práticas de alfabetização e, por conseqüência, nas aprendizagens dos alunos por meio do cotejamento de dados entre as indicações teóricas e metodológicas do PROFA e o trabalho desenvolvido pelos professores alfabetizadores na sala de aula, com o intuito de investigar se o Programa conseguiu os efeitos esperados. Como procedimento é usada a pesquisa qualitativa que se dá na investigação das práticas pedagógicas de quatro professoras, partícipes do PROFA, também pela observação de quatro turmas das respectivas educadoras, além de entrevistas com os professores e coordenadores envolvidos no processo e da análise documental dos diferentes registros que qualificam o estudo de caso. Pretende-se captar elementos contextuais e socioculturais que influenciam, ou não, as práticas dos professores e as aprendizagens dos alunos.
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