Depressão: intervenção pela abordagem analítico- comportamental.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Cunha, Lohanna Nolêto Bueno Braz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1808
Resumo: Este estudo objetivou avaliar funcionalmente relatos indicativos de estados emocionais negativos de duas pessoas diagnosticadas, pela medicina psiquiátrica, com episódio depressivo maior. Participou deste estudo uma pessoa do sexo masculino, de 25 anos e uma pessoa do sexo feminino, de 23 anos, que faziam uso de medicamentos antidepressivos. A pesquisa foi desenvolvida em contexto terapêutico experimental. Para avaliar os antecedentes e consequentes de relatos de estados emocionais negativos dos participantes, foram empregados procedimentos de (a) avaliação funcional indireta, (b) avaliação funcional por meio de observação direta e (c) avaliação funcional experimental com o uso do delineamento de reversão para o primeiro participante e reversão-replicação, seguido por follow-up para o segundo participante. Esse delineamento foi utilizado para o controle dos procedimentos durante as intervenções para a redução de relatos de estados emocionais negativos, expressar diante das pessoas para o primeiro participante e para aumentar a frequência de comportamentos desejados para a interação social com o esposo do segundo participante. Outra classe de comportamento-alvo foi o desviar os olhos, porém nenhuma consequência específica foi programada, uma vez que o objetivo era avaliar se a eficácia da intervenção se estenderia para outras classes. Os resultados demonstraram que os relatos de estados emocionais negativos reduziram de frequência sob o efeito do reforçamento diferencial alternativo (DRA). Demonstraram, também, que o comportamento de expressar diante das pessoas aumentou de frequência, assim como os comportamentos desejados para a interação com o esposo. Os resultados apontaram, também, que o comportamento de desviar o olhar reduziu de frequência mesmo não tendo sido aplicada uma consequência específica para essa classe. Apontaram, ainda, para a relevância dos procedimentos adotados, como as entrevistas de avaliação funcional, bem como da observação direta dos comportamentos-alvo. Os resultados indicaram serem os comportamentos depressivos função do ambiente social e da falta de repertórios apropriados para lidar com eventos aversivos, quando da impossibilidade da liberação de outros agentes reforçadores. Por conseguinte, além de ter avançado nas pesquisas, os resultados corroboraram com a literatura da área e suas implicações.
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Para avaliar os antecedentes e consequentes de relatos de estados emocionais negativos dos participantes, foram empregados procedimentos de (a) avaliação funcional indireta, (b) avaliação funcional por meio de observação direta e (c) avaliação funcional experimental com o uso do delineamento de reversão para o primeiro participante e reversão-replicação, seguido por follow-up para o segundo participante. Esse delineamento foi utilizado para o controle dos procedimentos durante as intervenções para a redução de relatos de estados emocionais negativos, expressar diante das pessoas para o primeiro participante e para aumentar a frequência de comportamentos desejados para a interação social com o esposo do segundo participante. Outra classe de comportamento-alvo foi o desviar os olhos, porém nenhuma consequência específica foi programada, uma vez que o objetivo era avaliar se a eficácia da intervenção se estenderia para outras classes. Os resultados demonstraram que os relatos de estados emocionais negativos reduziram de frequência sob o efeito do reforçamento diferencial alternativo (DRA). Demonstraram, também, que o comportamento de expressar diante das pessoas aumentou de frequência, assim como os comportamentos desejados para a interação com o esposo. Os resultados apontaram, também, que o comportamento de desviar o olhar reduziu de frequência mesmo não tendo sido aplicada uma consequência específica para essa classe. Apontaram, ainda, para a relevância dos procedimentos adotados, como as entrevistas de avaliação funcional, bem como da observação direta dos comportamentos-alvo. Os resultados indicaram serem os comportamentos depressivos função do ambiente social e da falta de repertórios apropriados para lidar com eventos aversivos, quando da impossibilidade da liberação de outros agentes reforçadores. Por conseguinte, além de ter avançado nas pesquisas, os resultados corroboraram com a literatura da área e suas implicações.This study aimed at functionally assess reports that indicating negative emotional states of two people diagnosed, by psychiatric medicine, as major depressive episode. Participated in this study a male person, 25 years old and one female, aged 23, who used antidepressant medications. The research was conducted in experimental therapeutic context. To evaluate the antecedents and the consequences of the reports of negative emotional states of the participants, we applied three methods such as (a) indirect functional evaluation, (b) functional evaluation through direct observation and (c) experimental functional evaluation, with using the experimental design of reversion with the first participant and reversion-replication, within follow-up for the second participant. This design was used to control the procedures during interventions in order to reduce reports of negative emocional states, to express in front of people for the first participant and to increase the frequency of desired behaviors for social interaction with second participant s husband. Another class of target behavior was to look away, however none specific consequence was scheduled, since the goal was to assess if the intervention s efficacy was extended to other classes. The results showed that reports of negative emotional states was reduced in its frequency, under differential reinforcement alternative effect (DRA). They also demonstrated the increasing frequency of expressing in front of people, as well as the desired behaviors for social interaction with the husband. The results also showed that the behavior of look away reduced frequency even if not have been applied an specific consequence for that behavior class. Consequently, they also demonstrated the importance of the procedures applied, such as functional assessment interviews and direct observation of target behaviors. The results indicated that depressive behaviors are a function of social environment and absense of appropriate repertoire for dealing with aversive events, when of the impossibility of liberation of other reinforcing agents. Therefore, besides having advanced the researche, the results corroborate with the literature of the area and its implications.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaBritto, Ilma Aparecida Goulart de Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708048Z6&dataRevisao=nullHeck, Elisa Tavares Sanabiohttp://lattes.cnpq.br/7141705270844402Coelho, Cristianohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6Cunha, Lohanna Nolêto Bueno Braz2016-07-27T14:20:00Z2013-09-242013-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Lohanna Nolêto Bueno Braz. Depressão: intervenção pela abordagem analítico- comportamental.. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T20:51:51Zoai:ambar:tede/1808Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T20:51:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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