Imaginários possíveis e fronteiras invisíveis no telurismo dos entrelugares
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4963 |
Resumo: | O Telurismo sempre foi concebido como uma manifestação da relação do homem com a natureza, mas, em alguns autores, esse sentido é ressignificado e ampliado. Manoel de Barros, em sua produção Tratado geral das grandezas do ínfimo, apresenta uma construção lírica em que o sujeito poético existe por meio da natureza, traduzindo a voz inaudível daquele espaço; Mia Couto, em sua obra Raiz de Orvalho e outros poemas, possibilita a fala da natureza por meio do sujeito poético em um processo de construção de identidade, buscando, em sua essência, essa natureza como ancestralidade formadora do homem. Em ambos, a natureza é o meio que conduz o indivíduo para se perceber em seu tempo e espaço, reiterando os inúmeros imaginários possíveis pelo diálogo com essa natureza, o que não somente torna as Fronteiras cada vez mais invisíveis, mas também dá ao Telurismo a possibilidade de percorrer esses entre lugares do ser e do mundo |
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Imaginários possíveis e fronteiras invisíveis no telurismo dos entrelugaresPossible imaginaries and invisible borders in the tellurism of in-between placesTelurismoMia CoutoManoel de BarrosEntre lugaresLinguagemIdentidadeTellurismMia CoutoBetween placesLanguageIdentityLinguística, Letras e Artes LetrasO Telurismo sempre foi concebido como uma manifestação da relação do homem com a natureza, mas, em alguns autores, esse sentido é ressignificado e ampliado. Manoel de Barros, em sua produção Tratado geral das grandezas do ínfimo, apresenta uma construção lírica em que o sujeito poético existe por meio da natureza, traduzindo a voz inaudível daquele espaço; Mia Couto, em sua obra Raiz de Orvalho e outros poemas, possibilita a fala da natureza por meio do sujeito poético em um processo de construção de identidade, buscando, em sua essência, essa natureza como ancestralidade formadora do homem. Em ambos, a natureza é o meio que conduz o indivíduo para se perceber em seu tempo e espaço, reiterando os inúmeros imaginários possíveis pelo diálogo com essa natureza, o que não somente torna as Fronteiras cada vez mais invisíveis, mas também dá ao Telurismo a possibilidade de percorrer esses entre lugares do ser e do mundoTellurism has always been conceived as a manifestation of man's relationship with nature, but in some authors this sense is resignified and expanded. Manoel de Barros, in his production of the General Treaty of the Greatness of the Infinite, presents a lyrical construction in which the poetic subject exists through nature, translating the inaudible voice of that space; Mia Couto, in her literary work Dew Root and other poems, allows nature to speak through the poetic subject in a process of identity construction, seeking in its essence nature as the ancestry that formed man. In both, nature is the element that leads the individual to perceive himself in his time and space, thus, countless are the possible imaginaries through the dialogue with nature, making the Frontiers increasingly invisible, giving Tellurism the possibility to go through those places of the being and the worldPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasPinto, Divino Joséhttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181Teixeira, Átila Silva Arrudahttp://lattes.cnpq.br/4311689779309999Pinheiro Neto, José Eliashttp://lattes.cnpq.br/5176979314704270Brito, Flávio José de2023-10-31T17:39:18Z2023-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Flávio José de. Imaginários possíveis e fronteiras invisíveis no telurismo dos entrelugares. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4963porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-11-01T04:00:14Zoai:ambar:tede/4963Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-11-01T04:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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O Telurismo sempre foi concebido como uma manifestação da relação do homem com a natureza, mas, em alguns autores, esse sentido é ressignificado e ampliado. Manoel de Barros, em sua produção Tratado geral das grandezas do ínfimo, apresenta uma construção lírica em que o sujeito poético existe por meio da natureza, traduzindo a voz inaudível daquele espaço; Mia Couto, em sua obra Raiz de Orvalho e outros poemas, possibilita a fala da natureza por meio do sujeito poético em um processo de construção de identidade, buscando, em sua essência, essa natureza como ancestralidade formadora do homem. Em ambos, a natureza é o meio que conduz o indivíduo para se perceber em seu tempo e espaço, reiterando os inúmeros imaginários possíveis pelo diálogo com essa natureza, o que não somente torna as Fronteiras cada vez mais invisíveis, mas também dá ao Telurismo a possibilidade de percorrer esses entre lugares do ser e do mundo |
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