DIFICULDADES ENTRE RACIONALIDADE INSTRUMENTAL E RACIONALIDADE SUBSTANTIVA NA PRÁTICA GESTIONÁRIA DE PROFISSIONAIS FORMADOS EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Rodrigues, Rubson Marques
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1164
Resumo: A presente investigação de cunho teórico-bibliográfico-documental foi desenvolvida com base no método dialético. Trata o tema dificuldades entre racionalidade instrumental e racionalidade substantiva na prática gestionária de administradores formados em Curso de Graduação. Enfoca-se o avanço da ciência e da técnica, em que o administrador, ao deter o conhecimento das tecnologias, gere com eficiência as organizações produtivas modernas, com o objetivo de auferir lucro com eficácia na efetividade da extração de mais-valia. Nesse sentido, o administrador faz parte de um grupo de profissionais que mantém a lógica das relações de produção da sociedade capitalista. Buscou-se neste estudo, compreender a relação do administrador e do modo de produção capitalista com o atual estágio de precarização do trabalho, em uma sociedade sustentada pelas leis mercadológicas que impõe a muitos, a privação de direitos, a angústia do desemprego, transformando-os em desfiliados sociais . Indaga-se então: Como compreender um profissional que, tendo a razão substantiva como imanente à sua condição humana, age movido pela razão instrumental, que não lhe é própria, mas imposta exteriormente, e se transforma em sua segunda natureza? A tensão entre racionalidade instrumental e racionalidade substantiva que atravessa o cotidiano do administrador nas suas práticas gestionárias das organizações modernas foi analisada a partir do desenvolvimento do estudo comparativo a respeito das influências das referidas racionalidades no agir do administrador formado em curso de graduação plena. Demonstra-se que a base filosófica da ciência moderna na sua vertente racional instrumental é o principal arcabouço teórico de formação e qualificação do administrador, dotando-o de um perfil adequado às leis da sociedade de mercado, ao mesmo tempo em que o transforma em um instrumento dos capitalistas para manter a lógica das relações de produção do mundo contemporâneo. Isto ocorre, notadamente, em razão da semiformação a que ele foi submetido. Portador de uma formação acrítica, o administrador tem dificuldade para exercitar a auto-reflexão. Sendo assim, administrador é levado a ver as outras pessoas e a si próprio como coisas, pois a sociedade a que serve, ela mesma transformada em uma coisa em si, tem sob seu comando todos os imperativos sociais que apenas contam e medem resultados. Coisas são medidas e avaliadas pela lei mercadológica da oferta e da procura, determinando o seu valor de troca, em uma dinâmica conhecida por fetichização da mercadoria (MARX, 1978). O caminho inverso pode ser trilhado pela alternativa de experiências formativas, em que a educação dirigida à auto-reflexão crítica favorece a transformação do indivíduo em sujeito. Sugere-se, portanto, nesta dissertação que os teóricos da administração, os coordenadores, professores e discentes dos Cursos de Graduação em Administração busquem aprofundar conhecimento sobre a racionalidade substantiva, tendo em vista o que foi demonstrado neste trabalho: no cotidiano da prática administrativa os comportamentos dos membros de um grupo produtivo não são unilaterais, eles alternam-se em ações movidas pelas racionalidades instrumental e substantiva, perpetuando a tensa dualidade entre ambas racionalidades.
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Nesse sentido, o administrador faz parte de um grupo de profissionais que mantém a lógica das relações de produção da sociedade capitalista. Buscou-se neste estudo, compreender a relação do administrador e do modo de produção capitalista com o atual estágio de precarização do trabalho, em uma sociedade sustentada pelas leis mercadológicas que impõe a muitos, a privação de direitos, a angústia do desemprego, transformando-os em desfiliados sociais . Indaga-se então: Como compreender um profissional que, tendo a razão substantiva como imanente à sua condição humana, age movido pela razão instrumental, que não lhe é própria, mas imposta exteriormente, e se transforma em sua segunda natureza? A tensão entre racionalidade instrumental e racionalidade substantiva que atravessa o cotidiano do administrador nas suas práticas gestionárias das organizações modernas foi analisada a partir do desenvolvimento do estudo comparativo a respeito das influências das referidas racionalidades no agir do administrador formado em curso de graduação plena. Demonstra-se que a base filosófica da ciência moderna na sua vertente racional instrumental é o principal arcabouço teórico de formação e qualificação do administrador, dotando-o de um perfil adequado às leis da sociedade de mercado, ao mesmo tempo em que o transforma em um instrumento dos capitalistas para manter a lógica das relações de produção do mundo contemporâneo. Isto ocorre, notadamente, em razão da semiformação a que ele foi submetido. Portador de uma formação acrítica, o administrador tem dificuldade para exercitar a auto-reflexão. Sendo assim, administrador é levado a ver as outras pessoas e a si próprio como coisas, pois a sociedade a que serve, ela mesma transformada em uma coisa em si, tem sob seu comando todos os imperativos sociais que apenas contam e medem resultados. Coisas são medidas e avaliadas pela lei mercadológica da oferta e da procura, determinando o seu valor de troca, em uma dinâmica conhecida por fetichização da mercadoria (MARX, 1978). O caminho inverso pode ser trilhado pela alternativa de experiências formativas, em que a educação dirigida à auto-reflexão crítica favorece a transformação do indivíduo em sujeito. Sugere-se, portanto, nesta dissertação que os teóricos da administração, os coordenadores, professores e discentes dos Cursos de Graduação em Administração busquem aprofundar conhecimento sobre a racionalidade substantiva, tendo em vista o que foi demonstrado neste trabalho: no cotidiano da prática administrativa os comportamentos dos membros de um grupo produtivo não são unilaterais, eles alternam-se em ações movidas pelas racionalidades instrumental e substantiva, perpetuando a tensa dualidade entre ambas racionalidades.The present investigation of theoretical-bibliographic-documental aspect was developed on the basis of the dialectic method. Treats with the theme difficulties between instrumental rationality and substantive rationality in the management practice of professionals formed in administration's graduation degree. It focuses on the science and the technique's advance, in with the manager, when size the knowledge technologies, runs with efficiency the modern productive organizations, with the objective of gain profit with effectiveness in the effectivity of the surplus extraction. In this sense, the manager takes part of a group of professionals that maintains the logic of the production relations of capitalist society. This study looked for understand the relation of the manager and the capitalist mode of production with the current state of the work depreciation, in a society sustained by the market laws that imposes to many the rights deprivation, the unemployment anguish, transforming them into "socials ungrouped". Here comes the inquiry: The tension between the substantive rationality and the instrumental rationality leads the professional formed in administration's graduation degree to act in a way that violent his human condition? The tension between substantive rationality and instrumental rationality that goes through the manager's day by day in his management practices of the modern organizations was analyzed from the development on the comparative study with regard to the influences of the referred rationalities in the act of the manager formed in full graduation degree. It demonstrates that the philosophical basis of the modern science in his rational instrumental side is the main theoretical set of formation and qualification of the manager, endowing him with a profile appropriated to the laws of the market society, at the same time that transforms him into an instrument of the capitalists to keep the logic of the production relations of the contemporary world. This occurs, remarkably, because of the "semiformation" that he was submitted. Owner of an acritical formation, the manager has difficulties to exercise the auto-reflection. Therefore, the manager is taken to see the other people and himself as things, because the society that he serves, itself transformed in a thing, has under its commands every social imperatives that just counts and measures results. Things are measured and evaluated by the supply and demand market law, determining his exchanging value, in a dynamic known as fetish of the goods (MARX, 1978). The opposite way can be tracked by the alternative of formative experiences, in which the education headed to the critical auto-reflection favors the transformation of the individual in subject. It suggests, therefore, in this dissertation that the manager theoreticals, the coordinators, teachers and students of the Administration's graduation degree look for deepen their knowledge of the substantive rationality, having in sight what was demonstrated in this work: in the day by day of the manager practice the behaviors of the members of a productive group are not unilaterals, they shift into actions moved by instrumental and substantive rationalities, perpetuating the tense duality between both rationalities.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoBrzezinski, Iriahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4Carneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Guimarães, Gedhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721862J2Rodrigues, Rubson Marques2016-07-27T13:53:48Z2007-04-202006-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Rubson Marques. DIFICULDADES ENTRE RACIONALIDADE INSTRUMENTAL E RACIONALIDADE SUBSTANTIVA NA PRÁTICA GESTIONÁRIA DE PROFISSIONAIS FORMADOS EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-19T00:02:44Zoai:ambar:tede/1164Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-19T00:02:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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