DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Nunes, Patrícia Gouvêa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1087
Resumo: A presente disser tação tem como objet ivo invest igar e analisar o professor homem na educação infant il da rede municipal de ensino de Rio Verde (GO) e como este é percebido pela comunidade escolar. A invest igação orientou-se por questões como: existem muitos professores homens nesta etapa da educação básica? Como o professor homem se const itui/se constrói nesse espaço social que é composto majoritar iamente por mulheres? Como os pais de alunos(as) e colegas de t rabalho percebem o professor homem na educação infant il? Esta invest igação desenvolveu-se mediante estudo bibl iográf ico, anál ise documental , aplicação de quest ionár ios e entrevistas. Levantou-se dados sobre as inst ituições de educação infant il de Rio Verde, destacando o número de inst ituições e de professores e professoras que nelas atuam, por sexo. Pode-se dizer que se tornou um habitus o reconhecimento de mulheres nessa mesma função. Ident if icou-se que a atuação docente dos professores homens do município de Rio Verde na educação infant il é marcada por relações de poder que permeiam as relações sociais e de gênero presentes nos espaços sociais. Constatou-se ainda que homens em espaços considerados historicamente como femininos apresentam a manutenção de caracter íst icas da prát ica docente associadas à masculinidade tradicional, como um habitus cultural mant ido pela violência simból ica. Teve-se como suporte teór ico para esta pesquisa estudos que nos permit i ram conceituar e contextual izar gênero e docência real izados por autores(as) como Scot t (1995), Louro (2011), Assunção (1996), Carvalho (1999) e Rosemberg (2001). Os conceitos de Habitus e de violência simból ica, de Pierre Bourdieu (2011) , e os estudos sobre masculinidades, de Robert Connel (1995) , auxil iaram-nos no entendimento e na sustentação teórica para as questões que nos propomos a desenvolver .
id PUC_GO_994fbe388ed9235b0b4288b318c73eff
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1087
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).Educação Infant ilRelações Sociais e de GêneroDocência e GêneroNursery SchoolsSocial relat ions and genderTeaching and GenderCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente disser tação tem como objet ivo invest igar e analisar o professor homem na educação infant il da rede municipal de ensino de Rio Verde (GO) e como este é percebido pela comunidade escolar. A invest igação orientou-se por questões como: existem muitos professores homens nesta etapa da educação básica? Como o professor homem se const itui/se constrói nesse espaço social que é composto majoritar iamente por mulheres? Como os pais de alunos(as) e colegas de t rabalho percebem o professor homem na educação infant il? Esta invest igação desenvolveu-se mediante estudo bibl iográf ico, anál ise documental , aplicação de quest ionár ios e entrevistas. Levantou-se dados sobre as inst ituições de educação infant il de Rio Verde, destacando o número de inst ituições e de professores e professoras que nelas atuam, por sexo. Pode-se dizer que se tornou um habitus o reconhecimento de mulheres nessa mesma função. Ident if icou-se que a atuação docente dos professores homens do município de Rio Verde na educação infant il é marcada por relações de poder que permeiam as relações sociais e de gênero presentes nos espaços sociais. Constatou-se ainda que homens em espaços considerados historicamente como femininos apresentam a manutenção de caracter íst icas da prát ica docente associadas à masculinidade tradicional, como um habitus cultural mant ido pela violência simból ica. Teve-se como suporte teór ico para esta pesquisa estudos que nos permit i ram conceituar e contextual izar gênero e docência real izados por autores(as) como Scot t (1995), Louro (2011), Assunção (1996), Carvalho (1999) e Rosemberg (2001). Os conceitos de Habitus e de violência simból ica, de Pierre Bourdieu (2011) , e os estudos sobre masculinidades, de Robert Connel (1995) , auxil iaram-nos no entendimento e na sustentação teórica para as questões que nos propomos a desenvolver .The present dissertat ion aims at invest igat ing and analyzing how municipal - run nursery school male teachers f rom Rio Verde, State of Goiás, are seen by the school community. The study intended to answer the following quest ions: are there many nursery male teachers in basic educat ion? How does a male teacher consist himself in a social space that has mainly female teachers? How do the students´ parents and coworkers see male teachers in nursery schools? For this study, it was invest igated the inst itut ions and the number of male and female teachers that work in municipal - run nursery schools of Rio Verde. I t can be assumed that acknowledgement of women in this f ield of work became a habitus. I t was possible to ident ify that male teacher ´s pract ice in nursery schools in Rio Verde is expressed by power relat ions that run through social and gender relat ions in social spaces. Moreover, male teachers in places historical ly considered women´s spaces maintain t radit ional mascul inity in teaching pract ice, as cultural habitus kept by symbolic violence. The discussion and theor izat ion of gender and teaching were based on Scot t (1995), Louro (2011) , Assunção (1996), Carvalho (1999) and Rosemberg (2001). Bourdieu´s concepts of habitus and symbol ic violence and Robert Connel´s studies (1995) of mascul inity were used in order to understand and give theoret ical support to the invest igat ion.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoAfonso, Lúcia Helena Rincónhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8Costa, Carmem Lúciahttp://lattes.cnpq.br/2260768637895317Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406Nunes, Patrícia Gouvêa2016-07-27T13:52:56Z2013-10-162013-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, Patrícia Gouvêa. DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T18:36:41Zoai:ambar:tede/1087Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T18:36:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).
title DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).
spellingShingle DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).
Nunes, Patrícia Gouvêa
Educação Infant il
Relações Sociais e de Gênero
Docência e Gênero
Nursery Schools
Social relat ions and gender
Teaching and Gender
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).
title_full DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).
title_fullStr DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).
title_full_unstemmed DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).
title_sort DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).
author Nunes, Patrícia Gouvêa
author_facet Nunes, Patrícia Gouvêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Lúcia Helena Rincón
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8
Costa, Carmem Lúcia
http://lattes.cnpq.br/2260768637895317
Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
http://lattes.cnpq.br/5736362178244406
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Patrícia Gouvêa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infant il
Relações Sociais e de Gênero
Docência e Gênero
Nursery Schools
Social relat ions and gender
Teaching and Gender
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação Infant il
Relações Sociais e de Gênero
Docência e Gênero
Nursery Schools
Social relat ions and gender
Teaching and Gender
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente disser tação tem como objet ivo invest igar e analisar o professor homem na educação infant il da rede municipal de ensino de Rio Verde (GO) e como este é percebido pela comunidade escolar. A invest igação orientou-se por questões como: existem muitos professores homens nesta etapa da educação básica? Como o professor homem se const itui/se constrói nesse espaço social que é composto majoritar iamente por mulheres? Como os pais de alunos(as) e colegas de t rabalho percebem o professor homem na educação infant il? Esta invest igação desenvolveu-se mediante estudo bibl iográf ico, anál ise documental , aplicação de quest ionár ios e entrevistas. Levantou-se dados sobre as inst ituições de educação infant il de Rio Verde, destacando o número de inst ituições e de professores e professoras que nelas atuam, por sexo. Pode-se dizer que se tornou um habitus o reconhecimento de mulheres nessa mesma função. Ident if icou-se que a atuação docente dos professores homens do município de Rio Verde na educação infant il é marcada por relações de poder que permeiam as relações sociais e de gênero presentes nos espaços sociais. Constatou-se ainda que homens em espaços considerados historicamente como femininos apresentam a manutenção de caracter íst icas da prát ica docente associadas à masculinidade tradicional, como um habitus cultural mant ido pela violência simból ica. Teve-se como suporte teór ico para esta pesquisa estudos que nos permit i ram conceituar e contextual izar gênero e docência real izados por autores(as) como Scot t (1995), Louro (2011), Assunção (1996), Carvalho (1999) e Rosemberg (2001). Os conceitos de Habitus e de violência simból ica, de Pierre Bourdieu (2011) , e os estudos sobre masculinidades, de Robert Connel (1995) , auxil iaram-nos no entendimento e na sustentação teórica para as questões que nos propomos a desenvolver .
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-16
2013-08-22
2016-07-27T13:52:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Patrícia Gouvêa. DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1087
identifier_str_mv NUNES, Patrícia Gouvêa. DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791449562382336