Ensino para a formação de conceitos em ciências: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Campos, Eude de Sousa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4399
Resumo: Esta investigação, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás, situa-se no campo teórico da Didática. Partiu-se do pressuposto de que a atual política educacional brasileira, orientada por fins neoliberais e economicistas, confere à educação escolar um caráter instrumental que acentua a desigualdade educativa. Contrapondo-se a essa orientação, assume-se que o ensino escolar, particularmente o ensino de Ciências, necessita avançar sua contribuição para o desenvolvimento crítico dos estudantes, em uma perspectiva da igualdade educativa e social. A teoria do ensino desenvolvimental de Davydov, em uma epistemologia materialista dialética e dentro da abordagem teórica histórico-cultural, estabelece finalidades educativas de promoção da consciência crítica dos estudantes, com autonomia e criatividade, por meio do ensino para a formação de conceitos teóricos. Nessa perspectiva, buscou-se por elementos que auxiliassem a responder à questão: como os princípios da teoria do ensino de Davydov podem contribuir para que estudantes da disciplina Ciências, do ensino fundamental, aprendam pelo processo de formação de conceitos teóricos? O objetivo central da pesquisa foi analisar as contribuições da teoria de Davydov para o ensino de Ciências, tendo como foco a aprendizagem do conceito animal vertebrado por estudantes do ensino fundamental. Além de Davydov e Vygotsky, a fundamentação abrange as teorias de Leontiev, Hedegaard, entre outros. Utilizou-se revisão de literatura, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, esta última consistindo em um experimento didático formativo, realizado em uma escola pública estadual de Goiânia (GO). Os participantes foram a regente e os estudantes de uma turma do 6º ano do ensino fundamental. O experimento didático formativo foi desenvolvido por meio de uma atividade de estudo, proposta aos estudantes, para a formação do conceito teórico animal vertebrado. Os estudantes, em sua maioria, expressaram gostar de aprender os conteúdos de Ciências, contudo relataram um modo de aprendizagem por repetição e memorização, acreditando ser esta a melhor forma de aprender. Contrariamente, durante o experimento didático formativo, eles trabalharam como sujeitos, se apropriando de forma investigativa e crítica do objeto animal vertebrado, com participação coletiva e individual, criatividade, interação e diálogo. Eles demostraram indícios de mudança em sua relação com o objeto da aprendizagem e em seu método de pensamento, sinalizando uma transformação na turma e em seu lugar no contexto sociocultural e institucional da escola: de indisciplinada a turma passou a ser dedicada, com desejo e necessidade de aprender, ativa e colaborativa no estudo do conceito animal vertebrado. Atribui-se essa mudança ao lugar que os estudantes passaram a ocupar na relação com o conhecimento, como sujeitos conscientes e críticos de sua aprendizagem e desenvolvimento. O ensino do conceito animal vertebrado proporcionou aos estudantes a oportunidade de se apropriarem desse objeto por uma lógica dialética, realizando o movimento de pensamento do abstrato ao concreto. Assim, a teoria de Davydov é um referencial forte e consistente para promover mudanças no ensino de Ciências, na perspectiva da igualdade educativa e social, inspirando a constituição de uma vertente da didática desenvolvimental nessa disciplina
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spelling Ensino para a formação de conceitos em ciências: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de DavydovTeaching for science concept formation: contributions from Davydov's theory of developmental teachingExperimento Didático. Pensamento Teórico. Ensino de CiênciasDidactic Experiment. Theoretical thinking. Science teachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta investigação, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás, situa-se no campo teórico da Didática. Partiu-se do pressuposto de que a atual política educacional brasileira, orientada por fins neoliberais e economicistas, confere à educação escolar um caráter instrumental que acentua a desigualdade educativa. Contrapondo-se a essa orientação, assume-se que o ensino escolar, particularmente o ensino de Ciências, necessita avançar sua contribuição para o desenvolvimento crítico dos estudantes, em uma perspectiva da igualdade educativa e social. A teoria do ensino desenvolvimental de Davydov, em uma epistemologia materialista dialética e dentro da abordagem teórica histórico-cultural, estabelece finalidades educativas de promoção da consciência crítica dos estudantes, com autonomia e criatividade, por meio do ensino para a formação de conceitos teóricos. Nessa perspectiva, buscou-se por elementos que auxiliassem a responder à questão: como os princípios da teoria do ensino de Davydov podem contribuir para que estudantes da disciplina Ciências, do ensino fundamental, aprendam pelo processo de formação de conceitos teóricos? O objetivo central da pesquisa foi analisar as contribuições da teoria de Davydov para o ensino de Ciências, tendo como foco a aprendizagem do conceito animal vertebrado por estudantes do ensino fundamental. Além de Davydov e Vygotsky, a fundamentação abrange as teorias de Leontiev, Hedegaard, entre outros. Utilizou-se revisão de literatura, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, esta última consistindo em um experimento didático formativo, realizado em uma escola pública estadual de Goiânia (GO). Os participantes foram a regente e os estudantes de uma turma do 6º ano do ensino fundamental. O experimento didático formativo foi desenvolvido por meio de uma atividade de estudo, proposta aos estudantes, para a formação do conceito teórico animal vertebrado. Os estudantes, em sua maioria, expressaram gostar de aprender os conteúdos de Ciências, contudo relataram um modo de aprendizagem por repetição e memorização, acreditando ser esta a melhor forma de aprender. Contrariamente, durante o experimento didático formativo, eles trabalharam como sujeitos, se apropriando de forma investigativa e crítica do objeto animal vertebrado, com participação coletiva e individual, criatividade, interação e diálogo. Eles demostraram indícios de mudança em sua relação com o objeto da aprendizagem e em seu método de pensamento, sinalizando uma transformação na turma e em seu lugar no contexto sociocultural e institucional da escola: de indisciplinada a turma passou a ser dedicada, com desejo e necessidade de aprender, ativa e colaborativa no estudo do conceito animal vertebrado. Atribui-se essa mudança ao lugar que os estudantes passaram a ocupar na relação com o conhecimento, como sujeitos conscientes e críticos de sua aprendizagem e desenvolvimento. O ensino do conceito animal vertebrado proporcionou aos estudantes a oportunidade de se apropriarem desse objeto por uma lógica dialética, realizando o movimento de pensamento do abstrato ao concreto. Assim, a teoria de Davydov é um referencial forte e consistente para promover mudanças no ensino de Ciências, na perspectiva da igualdade educativa e social, inspirando a constituição de uma vertente da didática desenvolvimental nessa disciplinaThis investigation, associated with the research branch of theories of education and learning processes, in the post-graduation program of education of PUC-Goiás, is in the theoretical field of didactics. We assume the current Brazilian educational policy, guided by neoliberal and economic aims, gives school education an instrumental aspect which accentuates educational inequality. Opposing this orientation, we assume that school teaching, particularly the teaching of sciences, needs to advance its contribution to the critical development of students, in a perspective of social and educational equality. Davydov´s theory of developmental teaching, in a dialectic-materialistic epistemology and within the historicalcultural theorethical approach, stablishes educational purposes of promotion of the critical awareness of students, with autonomy and creativity, through teaching for theoretical concepts formation. In this perspective, we searched elements which could help answer the question: how the principles of Davydov´s teaching theory can contribute to students of science in elementary school, so they can learn through the process of theoretical concepts formation? The main goal of this research was to analyse the contributions of Davydov´s theory to the teaching of sciences, focusing on the learning of the concept of vertebrate animal by elementary school students. Besides Davydov and Vygotsky, our theoretical baseline includes the theories of Leontiev, Hedegaard, among others. We disposed of a review of the related literature, bibliographic research, documental research and field research (which consisted of a pedagogical formative experiment, done in a state public school in the city of Goiânia - Goiás). The participants were the conductor and the students of a sixth grade group (elementary school). The pedagogical formative experiment was developed through a study activity proposed to students for the formation of the theoretical concept of vertebrate animal. The majority of students expressed liking to learn science topics. However, they reported a form of learning through repetition and memorization, believing that one to be the best way to learn. Contradictorily, during the pedagogical formative experiment, they worked as subjects, taking over the vertebrate animal object in an investigative and critical way, with collective and individual participation, creativity, interaction and dialogue. They showed evidence of change in their relation to the learning object and in their thinking method, pointing to a transformation in the class and in their place in the sociocultural and institutional context of the school: the class went from being perceived as unruly to being perceived as dedicated, with the will and the need to learn, active and collaborative in the study of the concept of vertebrate animal. We attribute this change to the place the students began to occupy in relation to knowledge, as subjects who are conscious and critical of their learning and development. The teaching of the concept of vertebrate animal provided the students with the opportunity to take over this object by a dialectic logic, carrying out the thought movement from abstract to concrete. Therefore, Davydov´s theory is a strong and consistent reference to promote change in the teaching of sciences in the perspective of social and educational equality, inspiring the constitution of a branch of developmental didactics in this fieldPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Marzari, Marilenehttp://lattes.cnpq.br/6325658035293539Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/3758976350155947Libaneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Zanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Campos, Eude de Sousa2019-12-03T23:57:00Z2019-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCampos, Eude de Sousa. 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