A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Silva, Marcos Amanco
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3215
Resumo: Os escritos aqui desenvolvidos estão organizados dentro da linha de investigação científica Literatura e Crítica Literária , e faz indagações sobre as realidades e possibilidades do ensino de Literatura no contexto escolar. A intenção do estudo literário em sala de aula tem objetivo pedagógico, de incentivar e estabelecer elementos reflexivos dos discentes com relação ao seu cotidiano. A análise da literatura sem fins pedagógicos preza a apreciação artística da escrita, por meio de poesias e outros gêneros textuais. Os estudos literários, embora tenham uma orientação específica estabelecida nas Orientações Curriculares para o ensino médio, inscrevem-se no campo da disciplina Língua Portuguesa. Para compreender as condições em que são ministradas as aulas de Literatura no ambiente escolar, delimitaremos a concepção teórica que aborda os conceitos: literatura, leitura, leitor, presentes nos documentos que orientam o currículo do ensino médio, face às práticas docentes. O problema que levantamos refere-se ainda às implicações que permeiam as atividades por meio das quais o estudo e o ensino de literatura ocorrem, cotidianamente, e mostram-se a partir do senso comum. As implicações que interferem, neste caso, são reflexos de vários elementos que fazem parte do ambiente escolar. Para evidenciarmos, de forma prática, a discussão teórica sobre o ensino de literatura no ensino médio, realizamos encontros destinados à obtenção de dados e informações sobre a percepção dos alunos e dos professores em relação aos conteúdos e práticas realizadas no Colégio Estadual Dom Pedro I,em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. De posse dos resultados encontrados, avaliamos o perfil do escolar e do professor quanto ao ensino e o estudo literário, bem como as condições do trabalho docente.
id PUC_GO_ab8a056f8926210259a6be7a181b5a53
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3215
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.EnsinoEnsino de literaturaLeitorLeituraLiteraturaEducationTeaching literatureReaderReadingLiteratureCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASOs escritos aqui desenvolvidos estão organizados dentro da linha de investigação científica Literatura e Crítica Literária , e faz indagações sobre as realidades e possibilidades do ensino de Literatura no contexto escolar. A intenção do estudo literário em sala de aula tem objetivo pedagógico, de incentivar e estabelecer elementos reflexivos dos discentes com relação ao seu cotidiano. A análise da literatura sem fins pedagógicos preza a apreciação artística da escrita, por meio de poesias e outros gêneros textuais. Os estudos literários, embora tenham uma orientação específica estabelecida nas Orientações Curriculares para o ensino médio, inscrevem-se no campo da disciplina Língua Portuguesa. Para compreender as condições em que são ministradas as aulas de Literatura no ambiente escolar, delimitaremos a concepção teórica que aborda os conceitos: literatura, leitura, leitor, presentes nos documentos que orientam o currículo do ensino médio, face às práticas docentes. O problema que levantamos refere-se ainda às implicações que permeiam as atividades por meio das quais o estudo e o ensino de literatura ocorrem, cotidianamente, e mostram-se a partir do senso comum. As implicações que interferem, neste caso, são reflexos de vários elementos que fazem parte do ambiente escolar. Para evidenciarmos, de forma prática, a discussão teórica sobre o ensino de literatura no ensino médio, realizamos encontros destinados à obtenção de dados e informações sobre a percepção dos alunos e dos professores em relação aos conteúdos e práticas realizadas no Colégio Estadual Dom Pedro I,em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. De posse dos resultados encontrados, avaliamos o perfil do escolar e do professor quanto ao ensino e o estudo literário, bem como as condições do trabalho docente.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásLiteratura e Crítica LiteráriaMachado, Lacy Guaraciabahttp://lattes.cnpq.br/6281312559432634Silva, Marcos Amanco2016-08-10T11:07:04Z2014-11-192014-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Marcos Amanco. A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-25T21:53:27Zoai:ambar:tede/3215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-25T21:53:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.
title A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.
spellingShingle A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.
Silva, Marcos Amanco
Ensino
Ensino de literatura
Leitor
Leitura
Literatura
Education
Teaching literature
Reader
Reading
Literature
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.
title_full A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.
title_fullStr A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.
title_full_unstemmed A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.
title_sort A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.
author Silva, Marcos Amanco
author_facet Silva, Marcos Amanco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Lacy Guaraciaba
http://lattes.cnpq.br/6281312559432634
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos Amanco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ensino de literatura
Leitor
Leitura
Literatura
Education
Teaching literature
Reader
Reading
Literature
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Ensino
Ensino de literatura
Leitor
Leitura
Literatura
Education
Teaching literature
Reader
Reading
Literature
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Os escritos aqui desenvolvidos estão organizados dentro da linha de investigação científica Literatura e Crítica Literária , e faz indagações sobre as realidades e possibilidades do ensino de Literatura no contexto escolar. A intenção do estudo literário em sala de aula tem objetivo pedagógico, de incentivar e estabelecer elementos reflexivos dos discentes com relação ao seu cotidiano. A análise da literatura sem fins pedagógicos preza a apreciação artística da escrita, por meio de poesias e outros gêneros textuais. Os estudos literários, embora tenham uma orientação específica estabelecida nas Orientações Curriculares para o ensino médio, inscrevem-se no campo da disciplina Língua Portuguesa. Para compreender as condições em que são ministradas as aulas de Literatura no ambiente escolar, delimitaremos a concepção teórica que aborda os conceitos: literatura, leitura, leitor, presentes nos documentos que orientam o currículo do ensino médio, face às práticas docentes. O problema que levantamos refere-se ainda às implicações que permeiam as atividades por meio das quais o estudo e o ensino de literatura ocorrem, cotidianamente, e mostram-se a partir do senso comum. As implicações que interferem, neste caso, são reflexos de vários elementos que fazem parte do ambiente escolar. Para evidenciarmos, de forma prática, a discussão teórica sobre o ensino de literatura no ensino médio, realizamos encontros destinados à obtenção de dados e informações sobre a percepção dos alunos e dos professores em relação aos conteúdos e práticas realizadas no Colégio Estadual Dom Pedro I,em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. De posse dos resultados encontrados, avaliamos o perfil do escolar e do professor quanto ao ensino e o estudo literário, bem como as condições do trabalho docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-19
2014-11-03
2016-08-10T11:07:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Marcos Amanco. A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3215
identifier_str_mv SILVA, Marcos Amanco. A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791460583964672