CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Ribeiro, Djalma
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1191
Resumo: Uma das questões com as quais Platão mais se preocupou foi a questão do conhecimento. A questão do conhecimento era importante devido os problemas teóricos deixados, sobretudo pelos pré-socráticos Heráclito e Parmênides e também sobre o relativismo em que fora colocado o conhecer pelos sofistas, especialmente, Protágoras e Górgias. Às teses contrárias de Heráclito e Parmênides, que tudo flui e que só o ser é, Platão irá operar uma verdadeira síntese. Segundo Platão, Heráclito estaria certo enquanto nos referimos apenas ao âmbito do sensível. Realmente a característica principal deste mundo é a instabilidade, a mobilidade, o fluir contínuo. Enquanto que à tese parmenidica Platão faz corresponder o mundo das idéias, o inteligível, cuja característica é a estabilidade e imutabilidade. Em contraposição ao pensamento sofista Platão afirma a existência e possibilidade do conhecimento verdadeiro: nosso conhecimento acerca da realidade não estaria sujeito às vicissitudes humanas, mas temos um critério absoluto de julgamento, acerca do certo e do errado, do falso e verdadeiro as idéias. Platão concebe a existência do mundo metafísico das idéias. O filósofo ateniense ilustra esta divisão metafísica da realidade no famoso Mito da Caverna no livro VII de A República. Ao mundo da caverna, mundo das sombras, cópia da verdadeira realidade, Platão faz corresponder o mundo sensível. Ao mundo fora da caverna, mundo da luminosidade plena, das verdadeiras realidades, faz corresponder o mundo inteligível. O verdadeiro conhecimento para Platão se encontra, portanto, no mundo inteligível. O conhecimento sensível seria ilusório. Para explicar como atingimos o conhecimento verdadeiro Platão recorre à doutrina da reminiscência, exposta pela primeira vez no diálogo Mênon. Segundo os estudiosos, Mênon seria o primeiro diálogo que traz a primeira resposta sobre o conhecimento. A questão principal neste é a seguinte: como podemos conhecer aquilo que ignoramos? Em outros termos: como explicar que ao encontrar a verdade que procurávamos temos a certeza de que a encontramos? Como sabemos que isso que encontramos é aquilo que procurávamos, visto que não a conhecíamos? Segundo Platão o conhecimento só pode ser recordação daquelas idéias que desde a eternidade foram gravadas em nossas almas. O conhecimento em Platão é reconhecimento. É importante atentarmos para a importância da concepção platônica de alma se quisermos compreender corretamente sua explicação sobre o conhecimento.
id PUC_GO_b25b199915b6bcdd2093cc704d0f94bb
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1191
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.Conhecimentoverdademundo das idéiasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUma das questões com as quais Platão mais se preocupou foi a questão do conhecimento. A questão do conhecimento era importante devido os problemas teóricos deixados, sobretudo pelos pré-socráticos Heráclito e Parmênides e também sobre o relativismo em que fora colocado o conhecer pelos sofistas, especialmente, Protágoras e Górgias. Às teses contrárias de Heráclito e Parmênides, que tudo flui e que só o ser é, Platão irá operar uma verdadeira síntese. Segundo Platão, Heráclito estaria certo enquanto nos referimos apenas ao âmbito do sensível. Realmente a característica principal deste mundo é a instabilidade, a mobilidade, o fluir contínuo. Enquanto que à tese parmenidica Platão faz corresponder o mundo das idéias, o inteligível, cuja característica é a estabilidade e imutabilidade. Em contraposição ao pensamento sofista Platão afirma a existência e possibilidade do conhecimento verdadeiro: nosso conhecimento acerca da realidade não estaria sujeito às vicissitudes humanas, mas temos um critério absoluto de julgamento, acerca do certo e do errado, do falso e verdadeiro as idéias. Platão concebe a existência do mundo metafísico das idéias. O filósofo ateniense ilustra esta divisão metafísica da realidade no famoso Mito da Caverna no livro VII de A República. Ao mundo da caverna, mundo das sombras, cópia da verdadeira realidade, Platão faz corresponder o mundo sensível. Ao mundo fora da caverna, mundo da luminosidade plena, das verdadeiras realidades, faz corresponder o mundo inteligível. O verdadeiro conhecimento para Platão se encontra, portanto, no mundo inteligível. O conhecimento sensível seria ilusório. Para explicar como atingimos o conhecimento verdadeiro Platão recorre à doutrina da reminiscência, exposta pela primeira vez no diálogo Mênon. Segundo os estudiosos, Mênon seria o primeiro diálogo que traz a primeira resposta sobre o conhecimento. A questão principal neste é a seguinte: como podemos conhecer aquilo que ignoramos? Em outros termos: como explicar que ao encontrar a verdade que procurávamos temos a certeza de que a encontramos? Como sabemos que isso que encontramos é aquilo que procurávamos, visto que não a conhecíamos? Segundo Platão o conhecimento só pode ser recordação daquelas idéias que desde a eternidade foram gravadas em nossas almas. O conhecimento em Platão é reconhecimento. É importante atentarmos para a importância da concepção platônica de alma se quisermos compreender corretamente sua explicação sobre o conhecimento.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoTernes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Guimarães, Gedhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721862J2Silva, José Carlos Avelino dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793338H3Ribeiro, Djalma2016-07-27T13:53:59Z2008-02-122005-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Djalma. CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T22:41:26Zoai:ambar:tede/1191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T22:41:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.
title CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.
spellingShingle CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.
Ribeiro, Djalma
Conhecimento
verdade
mundo das idéias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.
title_full CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.
title_fullStr CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.
title_full_unstemmed CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.
title_sort CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.
author Ribeiro, Djalma
author_facet Ribeiro, Djalma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ternes, José
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9
Guimarães, Ged
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721862J2
Silva, José Carlos Avelino da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793338H3
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Djalma
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
verdade
mundo das idéias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Conhecimento
verdade
mundo das idéias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Uma das questões com as quais Platão mais se preocupou foi a questão do conhecimento. A questão do conhecimento era importante devido os problemas teóricos deixados, sobretudo pelos pré-socráticos Heráclito e Parmênides e também sobre o relativismo em que fora colocado o conhecer pelos sofistas, especialmente, Protágoras e Górgias. Às teses contrárias de Heráclito e Parmênides, que tudo flui e que só o ser é, Platão irá operar uma verdadeira síntese. Segundo Platão, Heráclito estaria certo enquanto nos referimos apenas ao âmbito do sensível. Realmente a característica principal deste mundo é a instabilidade, a mobilidade, o fluir contínuo. Enquanto que à tese parmenidica Platão faz corresponder o mundo das idéias, o inteligível, cuja característica é a estabilidade e imutabilidade. Em contraposição ao pensamento sofista Platão afirma a existência e possibilidade do conhecimento verdadeiro: nosso conhecimento acerca da realidade não estaria sujeito às vicissitudes humanas, mas temos um critério absoluto de julgamento, acerca do certo e do errado, do falso e verdadeiro as idéias. Platão concebe a existência do mundo metafísico das idéias. O filósofo ateniense ilustra esta divisão metafísica da realidade no famoso Mito da Caverna no livro VII de A República. Ao mundo da caverna, mundo das sombras, cópia da verdadeira realidade, Platão faz corresponder o mundo sensível. Ao mundo fora da caverna, mundo da luminosidade plena, das verdadeiras realidades, faz corresponder o mundo inteligível. O verdadeiro conhecimento para Platão se encontra, portanto, no mundo inteligível. O conhecimento sensível seria ilusório. Para explicar como atingimos o conhecimento verdadeiro Platão recorre à doutrina da reminiscência, exposta pela primeira vez no diálogo Mênon. Segundo os estudiosos, Mênon seria o primeiro diálogo que traz a primeira resposta sobre o conhecimento. A questão principal neste é a seguinte: como podemos conhecer aquilo que ignoramos? Em outros termos: como explicar que ao encontrar a verdade que procurávamos temos a certeza de que a encontramos? Como sabemos que isso que encontramos é aquilo que procurávamos, visto que não a conhecíamos? Segundo Platão o conhecimento só pode ser recordação daquelas idéias que desde a eternidade foram gravadas em nossas almas. O conhecimento em Platão é reconhecimento. É importante atentarmos para a importância da concepção platônica de alma se quisermos compreender corretamente sua explicação sobre o conhecimento.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-13
2008-02-12
2016-07-27T13:53:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Djalma. CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2005.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1191
identifier_str_mv RIBEIRO, Djalma. CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2005.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791450320502784