CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1191 |
Resumo: | Uma das questões com as quais Platão mais se preocupou foi a questão do conhecimento. A questão do conhecimento era importante devido os problemas teóricos deixados, sobretudo pelos pré-socráticos Heráclito e Parmênides e também sobre o relativismo em que fora colocado o conhecer pelos sofistas, especialmente, Protágoras e Górgias. Às teses contrárias de Heráclito e Parmênides, que tudo flui e que só o ser é, Platão irá operar uma verdadeira síntese. Segundo Platão, Heráclito estaria certo enquanto nos referimos apenas ao âmbito do sensível. Realmente a característica principal deste mundo é a instabilidade, a mobilidade, o fluir contínuo. Enquanto que à tese parmenidica Platão faz corresponder o mundo das idéias, o inteligível, cuja característica é a estabilidade e imutabilidade. Em contraposição ao pensamento sofista Platão afirma a existência e possibilidade do conhecimento verdadeiro: nosso conhecimento acerca da realidade não estaria sujeito às vicissitudes humanas, mas temos um critério absoluto de julgamento, acerca do certo e do errado, do falso e verdadeiro as idéias. Platão concebe a existência do mundo metafísico das idéias. O filósofo ateniense ilustra esta divisão metafísica da realidade no famoso Mito da Caverna no livro VII de A República. Ao mundo da caverna, mundo das sombras, cópia da verdadeira realidade, Platão faz corresponder o mundo sensível. Ao mundo fora da caverna, mundo da luminosidade plena, das verdadeiras realidades, faz corresponder o mundo inteligível. O verdadeiro conhecimento para Platão se encontra, portanto, no mundo inteligível. O conhecimento sensível seria ilusório. Para explicar como atingimos o conhecimento verdadeiro Platão recorre à doutrina da reminiscência, exposta pela primeira vez no diálogo Mênon. Segundo os estudiosos, Mênon seria o primeiro diálogo que traz a primeira resposta sobre o conhecimento. A questão principal neste é a seguinte: como podemos conhecer aquilo que ignoramos? Em outros termos: como explicar que ao encontrar a verdade que procurávamos temos a certeza de que a encontramos? Como sabemos que isso que encontramos é aquilo que procurávamos, visto que não a conhecíamos? Segundo Platão o conhecimento só pode ser recordação daquelas idéias que desde a eternidade foram gravadas em nossas almas. O conhecimento em Platão é reconhecimento. É importante atentarmos para a importância da concepção platônica de alma se quisermos compreender corretamente sua explicação sobre o conhecimento. |
id |
PUC_GO_b25b199915b6bcdd2093cc704d0f94bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1191 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.Conhecimentoverdademundo das idéiasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUma das questões com as quais Platão mais se preocupou foi a questão do conhecimento. A questão do conhecimento era importante devido os problemas teóricos deixados, sobretudo pelos pré-socráticos Heráclito e Parmênides e também sobre o relativismo em que fora colocado o conhecer pelos sofistas, especialmente, Protágoras e Górgias. Às teses contrárias de Heráclito e Parmênides, que tudo flui e que só o ser é, Platão irá operar uma verdadeira síntese. Segundo Platão, Heráclito estaria certo enquanto nos referimos apenas ao âmbito do sensível. Realmente a característica principal deste mundo é a instabilidade, a mobilidade, o fluir contínuo. Enquanto que à tese parmenidica Platão faz corresponder o mundo das idéias, o inteligível, cuja característica é a estabilidade e imutabilidade. Em contraposição ao pensamento sofista Platão afirma a existência e possibilidade do conhecimento verdadeiro: nosso conhecimento acerca da realidade não estaria sujeito às vicissitudes humanas, mas temos um critério absoluto de julgamento, acerca do certo e do errado, do falso e verdadeiro as idéias. Platão concebe a existência do mundo metafísico das idéias. O filósofo ateniense ilustra esta divisão metafísica da realidade no famoso Mito da Caverna no livro VII de A República. Ao mundo da caverna, mundo das sombras, cópia da verdadeira realidade, Platão faz corresponder o mundo sensível. Ao mundo fora da caverna, mundo da luminosidade plena, das verdadeiras realidades, faz corresponder o mundo inteligível. O verdadeiro conhecimento para Platão se encontra, portanto, no mundo inteligível. O conhecimento sensível seria ilusório. Para explicar como atingimos o conhecimento verdadeiro Platão recorre à doutrina da reminiscência, exposta pela primeira vez no diálogo Mênon. Segundo os estudiosos, Mênon seria o primeiro diálogo que traz a primeira resposta sobre o conhecimento. A questão principal neste é a seguinte: como podemos conhecer aquilo que ignoramos? Em outros termos: como explicar que ao encontrar a verdade que procurávamos temos a certeza de que a encontramos? Como sabemos que isso que encontramos é aquilo que procurávamos, visto que não a conhecíamos? Segundo Platão o conhecimento só pode ser recordação daquelas idéias que desde a eternidade foram gravadas em nossas almas. O conhecimento em Platão é reconhecimento. É importante atentarmos para a importância da concepção platônica de alma se quisermos compreender corretamente sua explicação sobre o conhecimento.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoTernes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Guimarães, Gedhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721862J2Silva, José Carlos Avelino dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793338H3Ribeiro, Djalma2016-07-27T13:53:59Z2008-02-122005-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Djalma. CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T22:41:26Zoai:ambar:tede/1191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T22:41:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO. |
title |
CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO. |
spellingShingle |
CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO. Ribeiro, Djalma Conhecimento verdade mundo das idéias CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO. |
title_full |
CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO. |
title_fullStr |
CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO. |
title_full_unstemmed |
CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO. |
title_sort |
CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO. |
author |
Ribeiro, Djalma |
author_facet |
Ribeiro, Djalma |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ternes, José http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9 Guimarães, Ged http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721862J2 Silva, José Carlos Avelino da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793338H3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Djalma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento verdade mundo das idéias CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Conhecimento verdade mundo das idéias CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Uma das questões com as quais Platão mais se preocupou foi a questão do conhecimento. A questão do conhecimento era importante devido os problemas teóricos deixados, sobretudo pelos pré-socráticos Heráclito e Parmênides e também sobre o relativismo em que fora colocado o conhecer pelos sofistas, especialmente, Protágoras e Górgias. Às teses contrárias de Heráclito e Parmênides, que tudo flui e que só o ser é, Platão irá operar uma verdadeira síntese. Segundo Platão, Heráclito estaria certo enquanto nos referimos apenas ao âmbito do sensível. Realmente a característica principal deste mundo é a instabilidade, a mobilidade, o fluir contínuo. Enquanto que à tese parmenidica Platão faz corresponder o mundo das idéias, o inteligível, cuja característica é a estabilidade e imutabilidade. Em contraposição ao pensamento sofista Platão afirma a existência e possibilidade do conhecimento verdadeiro: nosso conhecimento acerca da realidade não estaria sujeito às vicissitudes humanas, mas temos um critério absoluto de julgamento, acerca do certo e do errado, do falso e verdadeiro as idéias. Platão concebe a existência do mundo metafísico das idéias. O filósofo ateniense ilustra esta divisão metafísica da realidade no famoso Mito da Caverna no livro VII de A República. Ao mundo da caverna, mundo das sombras, cópia da verdadeira realidade, Platão faz corresponder o mundo sensível. Ao mundo fora da caverna, mundo da luminosidade plena, das verdadeiras realidades, faz corresponder o mundo inteligível. O verdadeiro conhecimento para Platão se encontra, portanto, no mundo inteligível. O conhecimento sensível seria ilusório. Para explicar como atingimos o conhecimento verdadeiro Platão recorre à doutrina da reminiscência, exposta pela primeira vez no diálogo Mênon. Segundo os estudiosos, Mênon seria o primeiro diálogo que traz a primeira resposta sobre o conhecimento. A questão principal neste é a seguinte: como podemos conhecer aquilo que ignoramos? Em outros termos: como explicar que ao encontrar a verdade que procurávamos temos a certeza de que a encontramos? Como sabemos que isso que encontramos é aquilo que procurávamos, visto que não a conhecíamos? Segundo Platão o conhecimento só pode ser recordação daquelas idéias que desde a eternidade foram gravadas em nossas almas. O conhecimento em Platão é reconhecimento. É importante atentarmos para a importância da concepção platônica de alma se quisermos compreender corretamente sua explicação sobre o conhecimento. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-09-13 2008-02-12 2016-07-27T13:53:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Djalma. CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2005. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1191 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Djalma. CONHECIMENTO, AMOR E EDUCAÇÃO EM PLATÃO.. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2005. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1796791450320502784 |