Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Borges, Edson Moreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica de Goiás
Brasil
UCG
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3875
Resumo: A presente pesquisa constitui-se em um estudo naturalístico do comportamento da criança em situação de atendimento odontológico (S A O). A partir da definição de categorias comportamentais empíricas em observações prévias, registrou-se 201 crianças em situação simulada de atendimento odontológico (S A O). As categorias comportamentais registradas foram classificadas conforme o tipo (t- tranquilo; a – agressivo; g – agitado; m – retraído) e os sujeitos, conforme as categorias emitidas, em colaborativos, resistentes não impeditivos (RNI) e resistentes impeditivos (RI). Dados sobre a idade, o sexo, e sobre o comportamento de sucção foram também registrados para cada sujeito. A resistência comportamental em S A O se mostrou bastante elevada: noventa e sete (97) ou 48,25% dos sujeitos emitiram pelo menos uma categoria desfavorável, sendo que 66 destes foram classificados como resistentes impeditivos (obrigatoriamente apresentaram “fuga” ou “fechar a boca”). Quarenta e quatro sujeitos RI, e apenas um RNI apresentaram comportamentos desfavoráveis em todos os momentos em SÃO simulada, sendo que trinta e quatro dos RI apresentaram a mesma seqüência comportamental nos dois primeiros momentos. Apurou-se que essa seqüência é exclusiva do grupo RI. Os sujeitos RI apresentaram um maior número de categorias desfavoráveis do tipo g-agitado associado ao tipo a-agressivo, enquanto que a associação dos tipos t-tranqüilo e m-retraído foram mais comuns em sujeitos RNI. As variáveis sexo e idade revelaram baixo poder explicativo dos comportamentos impeditivos. Foi encontrada, por outro lado, uma correlação significativa entre a retirada precoce do comportamento de sucção e o aumento dos comportamentos impeditivos. Os resultados obtidos sugerem ser possível prever o comportamento impeditivo a partir do início do atendimento odontológico, e demonstram que a metodologia etológica pode ser uma importante ferramenta para o estudo do comportamento da criança em SAO, um campo até aqui estudado somente através da metodologia das escalas e entrevistas, ou a partir das categorias teóricas medo e ansiedade.
id PUC_GO_b5d8318c212b6db93baaf9af71dee805
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3875
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO)Atendimento odontológicoComportamento da criançaMedo e ansiedadeCiências HumanasPsicologiaA presente pesquisa constitui-se em um estudo naturalístico do comportamento da criança em situação de atendimento odontológico (S A O). A partir da definição de categorias comportamentais empíricas em observações prévias, registrou-se 201 crianças em situação simulada de atendimento odontológico (S A O). As categorias comportamentais registradas foram classificadas conforme o tipo (t- tranquilo; a – agressivo; g – agitado; m – retraído) e os sujeitos, conforme as categorias emitidas, em colaborativos, resistentes não impeditivos (RNI) e resistentes impeditivos (RI). Dados sobre a idade, o sexo, e sobre o comportamento de sucção foram também registrados para cada sujeito. A resistência comportamental em S A O se mostrou bastante elevada: noventa e sete (97) ou 48,25% dos sujeitos emitiram pelo menos uma categoria desfavorável, sendo que 66 destes foram classificados como resistentes impeditivos (obrigatoriamente apresentaram “fuga” ou “fechar a boca”). Quarenta e quatro sujeitos RI, e apenas um RNI apresentaram comportamentos desfavoráveis em todos os momentos em SÃO simulada, sendo que trinta e quatro dos RI apresentaram a mesma seqüência comportamental nos dois primeiros momentos. Apurou-se que essa seqüência é exclusiva do grupo RI. Os sujeitos RI apresentaram um maior número de categorias desfavoráveis do tipo g-agitado associado ao tipo a-agressivo, enquanto que a associação dos tipos t-tranqüilo e m-retraído foram mais comuns em sujeitos RNI. As variáveis sexo e idade revelaram baixo poder explicativo dos comportamentos impeditivos. Foi encontrada, por outro lado, uma correlação significativa entre a retirada precoce do comportamento de sucção e o aumento dos comportamentos impeditivos. Os resultados obtidos sugerem ser possível prever o comportamento impeditivo a partir do início do atendimento odontológico, e demonstram que a metodologia etológica pode ser uma importante ferramenta para o estudo do comportamento da criança em SAO, um campo até aqui estudado somente através da metodologia das escalas e entrevistas, ou a partir das categorias teóricas medo e ansiedade.The present research represents a naturalistic study of the behavior of children in dental evaluation situation (DES). Behavioral categories were defined during previous observations. The behavior of 201 children were then registered in a simulated dental evaluation situation. The registered behavioral categories were classified according to general type (t – cooperative; gagitated, a – aggressive; m – inhibited), and subjects were classified according to the emitted categories in cooperative, resistant but non-obstructive (RNO), and resistant obstructive (RO). Data on the age, sex, and about the suckling behavior were also registered for each subject. Behavioral resistance in DES was very high: 97 subjects, or 48,25% of the sample, emitted at least one uncooperative category. Sixty six of these 97 subjects were classified as resistant obstructive (emitted either “run away” or “close the mouth”). Forty four RO subjects , and only one RNO subject emitted uncooperative behavior categories in all moments of the simulated DES. Thirty four RO, and no RNO subjects, displayed the same sequence of categories during the first two moments. Subjects classified as RO displayed a larger number of uncooperative categories of type g (agitated), in association with type a (aggressive), while associations of types t (cooperative) and m (inhibited) were more common in RNO subjects. Sex and age were not good predictors of obstructive behavior. On the other hand, a significant correlation was found between early withdrawal of suckling and other types of suction and obstructive categories. These results suggest that it is possible to predict obstructive behavior at the beginning of dental evaluation, and demonstrate the usefulness of the ethological method as a tool for the study of children behavior during DES, a theme that has so far been studied solely through scales, or based on the theoretical categories of fear and anxiety.Universidade Católica de GoiásBrasilUCGPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaMendes, Francisco Dyonísio Cardosohttp://lattes.cnpq.br/7396049661058589Santee, Dwain Philliphttp://lattes.cnpq.br/9429752010636574Bergamasco, Nielsy Helena Pugliahttp://lattes.cnpq.br/3051165060144387Borges, Edson Moreira2018-02-02T18:17:08Z2001-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Edson Moreira. Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO). 2001. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3875porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-10-06T19:14:39Zoai:ambar:tede/3875Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-10-06T19:14:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO)
title Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO)
spellingShingle Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO)
Borges, Edson Moreira
Atendimento odontológico
Comportamento da criança
Medo e ansiedade
Ciências Humanas
Psicologia
title_short Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO)
title_full Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO)
title_fullStr Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO)
title_full_unstemmed Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO)
title_sort Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO)
author Borges, Edson Moreira
author_facet Borges, Edson Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Francisco Dyonísio Cardoso
http://lattes.cnpq.br/7396049661058589
Santee, Dwain Phillip
http://lattes.cnpq.br/9429752010636574
Bergamasco, Nielsy Helena Puglia
http://lattes.cnpq.br/3051165060144387
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Edson Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento odontológico
Comportamento da criança
Medo e ansiedade
Ciências Humanas
Psicologia
topic Atendimento odontológico
Comportamento da criança
Medo e ansiedade
Ciências Humanas
Psicologia
description A presente pesquisa constitui-se em um estudo naturalístico do comportamento da criança em situação de atendimento odontológico (S A O). A partir da definição de categorias comportamentais empíricas em observações prévias, registrou-se 201 crianças em situação simulada de atendimento odontológico (S A O). As categorias comportamentais registradas foram classificadas conforme o tipo (t- tranquilo; a – agressivo; g – agitado; m – retraído) e os sujeitos, conforme as categorias emitidas, em colaborativos, resistentes não impeditivos (RNI) e resistentes impeditivos (RI). Dados sobre a idade, o sexo, e sobre o comportamento de sucção foram também registrados para cada sujeito. A resistência comportamental em S A O se mostrou bastante elevada: noventa e sete (97) ou 48,25% dos sujeitos emitiram pelo menos uma categoria desfavorável, sendo que 66 destes foram classificados como resistentes impeditivos (obrigatoriamente apresentaram “fuga” ou “fechar a boca”). Quarenta e quatro sujeitos RI, e apenas um RNI apresentaram comportamentos desfavoráveis em todos os momentos em SÃO simulada, sendo que trinta e quatro dos RI apresentaram a mesma seqüência comportamental nos dois primeiros momentos. Apurou-se que essa seqüência é exclusiva do grupo RI. Os sujeitos RI apresentaram um maior número de categorias desfavoráveis do tipo g-agitado associado ao tipo a-agressivo, enquanto que a associação dos tipos t-tranqüilo e m-retraído foram mais comuns em sujeitos RNI. As variáveis sexo e idade revelaram baixo poder explicativo dos comportamentos impeditivos. Foi encontrada, por outro lado, uma correlação significativa entre a retirada precoce do comportamento de sucção e o aumento dos comportamentos impeditivos. Os resultados obtidos sugerem ser possível prever o comportamento impeditivo a partir do início do atendimento odontológico, e demonstram que a metodologia etológica pode ser uma importante ferramenta para o estudo do comportamento da criança em SAO, um campo até aqui estudado somente através da metodologia das escalas e entrevistas, ou a partir das categorias teóricas medo e ansiedade.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-28
2018-02-02T18:17:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Edson Moreira. Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO). 2001. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3875
identifier_str_mv BORGES, Edson Moreira. Aplicação da metodologia etológica na avaliação da resistência comportamental da criança na situação de atendimento odontológico (SAO). 2001. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Brasil
UCG
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Brasil
UCG
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791464581136384