A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO ENSINO FUNDAMENTAL: Horizontes para uma cidadania no Estado neoliberal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Pereira, Marcelo Pontes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4006
Resumo: A ideologia neoliberal esforça-se por fabricar uma educação em que os modos de pensar contemporâneos sejam coerentes com o modo de produção capitalista. A cidadania que deriva desta lógica encontra fundamentos nas leis enunciadas por Thomas Hobbes e no pensamento de John Locke. O homem hobbesiano é motivado por suas paixões e desejos egoístas, movido por seu individualismo possessivo. Este homem, lobo de outro homem, cujas ações não tem fins sociais, e que vive em permanente estado de guerra contra todos, encontra alguma correspondência com o condutor de veículos dos aglomerados urbanos do século XXI? O Estado moderniza seu poder panóptico por meio de novas tecnologias, com o intuito de permanecer onisciente e onipresente, e manter os indivíduos em permanente vigilância. Da teoria lockeana deriva o pensamento liberal que impõe urgências e necessidades artificiais de consumo ao motorista. Se a motivação extrínseca da sociedade é a satisfação imediata de um consumo privado do espaço público, prejudicam-se os pactos de convivência coletiva e as recomendações de segurança. Com objetivo de aprofundar estudos teóricos que visem justificar a importância de serem inseridos conteúdos de Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental, com vistas à formação da criança para ser cidadão responsável na sociedade, nos papéis de pedestre, condutor e passageiro, levanta-se o problema: quais os limites e as possibilidades para a inserção da Educação para o Trânsito como conteúdo curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como abertura de horizontes para a cidadania no Estado neoliberal? A fundamentação teórica serve-se de referências da teoria crítica com base no materialismo histórico-dialético, mas não escapa indene às contribuições dos discursos pós-modernos. A pesquisa bibliográfica investiga o neoliberalismo enquanto estágio avançado do modo de produção capitalista, explora a correlação entre trânsito e cidadania no contexto do Estado neoliberal, descreve o processo de elaboração do currículo, caracteriza as teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas, discute algumas possibilidades de ensino e aprendizagem do tema trânsito como conteúdo curricular nas práticas pedagógicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Defende-se a tese de que a sociedade contemporânea, especialmente a parcela proveniente do campo privilegiado da educação, não deve permanecer omissa em relação aos problemas do trânsito. Conclui-se que a negação da realidade relativa à área do trânsito (antítese) é um movimento de superação, de luta constante, de busca por alternativas, dentro do processo dinâmico de evolução, cujos resultados (síntese) podem ser mínimos, imperceptíveis ou imprevistos, mas que alimentam a aposta no ideal de progresso, mesmo que atenuado e devidamente relativizado pelos discursos pós-modernos. Conclui-se também que tanto a concepção individualista do espaço público quanto as condições para a transposição de uma "cultura da masculinidade guerreira" para uma "cultura do trânsito seguro" podem constituir possibilidades de ensino e aprendizagem do tema trânsito como conteúdo curricular no Ensino Fundamental.
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Este homem, lobo de outro homem, cujas ações não tem fins sociais, e que vive em permanente estado de guerra contra todos, encontra alguma correspondência com o condutor de veículos dos aglomerados urbanos do século XXI? O Estado moderniza seu poder panóptico por meio de novas tecnologias, com o intuito de permanecer onisciente e onipresente, e manter os indivíduos em permanente vigilância. Da teoria lockeana deriva o pensamento liberal que impõe urgências e necessidades artificiais de consumo ao motorista. Se a motivação extrínseca da sociedade é a satisfação imediata de um consumo privado do espaço público, prejudicam-se os pactos de convivência coletiva e as recomendações de segurança. Com objetivo de aprofundar estudos teóricos que visem justificar a importância de serem inseridos conteúdos de Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental, com vistas à formação da criança para ser cidadão responsável na sociedade, nos papéis de pedestre, condutor e passageiro, levanta-se o problema: quais os limites e as possibilidades para a inserção da Educação para o Trânsito como conteúdo curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como abertura de horizontes para a cidadania no Estado neoliberal? A fundamentação teórica serve-se de referências da teoria crítica com base no materialismo histórico-dialético, mas não escapa indene às contribuições dos discursos pós-modernos. A pesquisa bibliográfica investiga o neoliberalismo enquanto estágio avançado do modo de produção capitalista, explora a correlação entre trânsito e cidadania no contexto do Estado neoliberal, descreve o processo de elaboração do currículo, caracteriza as teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas, discute algumas possibilidades de ensino e aprendizagem do tema trânsito como conteúdo curricular nas práticas pedagógicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Defende-se a tese de que a sociedade contemporânea, especialmente a parcela proveniente do campo privilegiado da educação, não deve permanecer omissa em relação aos problemas do trânsito. Conclui-se que a negação da realidade relativa à área do trânsito (antítese) é um movimento de superação, de luta constante, de busca por alternativas, dentro do processo dinâmico de evolução, cujos resultados (síntese) podem ser mínimos, imperceptíveis ou imprevistos, mas que alimentam a aposta no ideal de progresso, mesmo que atenuado e devidamente relativizado pelos discursos pós-modernos. Conclui-se também que tanto a concepção individualista do espaço público quanto as condições para a transposição de uma "cultura da masculinidade guerreira" para uma "cultura do trânsito seguro" podem constituir possibilidades de ensino e aprendizagem do tema trânsito como conteúdo curricular no Ensino Fundamental.The neoliberal ideology try hard to mass-produce an education in which the contemporary ways of thinking be coherent with the capitalist mode of production. The citizenship that derives from this logic finds fundaments in the laws enunciated by Thomas Hobbes and in the thinking of John Locke. The hobbesian man is motivated by your passions and selfish desires, moved by your possessive individualism. This man, wolf of other man, whose actions has no social ends, and who lives in permanent state of war against all, has any correspondence with the vehicle’s driver of the urban agglomerates of the XXI century? The State modernizes its panoptic power taking advantage of new technologies, with the purpose of remain omniscient and omnipresent, and keep the individual in permanent surveillance. From the lockean theory derives the liberal thinking that imposes urgencies and artificials needs of consume to the driver. If the society’s extrinsic motivation is the immediate satisfaction of an private consume of the public space, the pacts of living together and the security recommendations are damaged. With the objective of deep theoretical studies that aim to justify the importance of being inserted contents of traffic education in the elementary school, aspiring to one formation that leads the child to be a responsible citizen in the society, in the roles of pedestrian, conductor and passenger, rises the problem: which are the limits and the possibilities for the insertion of the traffic education as curricular contents in the initial years of the elementary school, as opening of horizons for the citizenship in the neoliberal State? The theoretical basis uses references of the critical theory based on the historic-dialectic materialism, and consider the contributions of the post modern speech too. The bibliographic research investigates the neoliberalism as advanced stage of the capitalist mode of production, explores the correlation between traffic and citizenship in the context of the neoliberal State, describes the process of curriculum elaboration, characterizes the traditionals, criticals and post criticals curriculars theories, discuss some possibilities of teaching and learning of the theme traffic as curricular contents in the pedagogic practices of the initial years of the elementary school. It defends the thesis that the contemporary society, specially the parcel that comes from the privileged field of the education, don’t must remain omitted in relation of the traffic problems. It concludes that the denial of the reality relative to the area of traffic (antithesis) is an movement of overcoming, of constant fight, a search of alternatives, inside the dynamic process of evolution, whose results (synthesis) can be minimal, imperceptible or unforeseen, but that feed the bet on the ideal of progress, even if attenuated and unbalanced by the post modern speeches. It concludes too that as much the individualist conception of the public space as the conditions for the transposition of an “culture of the manly war” to an “culture of traffic safe” might constitute possibilities of teaching and learning of the theme traffic as curricular contents in the elementary school.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoBrzezinski, Iriahttp://lattes.cnpq.br/6603959142820263Martins, Alice Fátimahttp://lattes.cnpq.br/2768377569632609Silva, Eleuza de Melohttp://lattes.cnpq.br/6495757877156212Pereira, Marcelo Pontes2018-08-15T17:31:21Z2006-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPereira, Marcelo Pontes. A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO ENSINO FUNDAMENTAL: Horizontes para uma cidadania no Estado neoliberal. 2006. 198 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4006porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T22:45:21Zoai:ambar:tede/4006Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T22:45:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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