O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Arantes, Vania Borges
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Art
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3192
Resumo: Neste estudo, avaliamos os ethe femininos sob o olhar de si e do outro que perpassam os romances: São Bernardo e Luzia-Homem e as letras de música Garota de Ipanema e Quero te dar. A abordagem desenvolvida apoia-se na linha francesa embasada pelo teórico da Análise do Discurso Dominique Maingueneau. Além disso, fizemos um diálogo com outros teóricos que seguem Maingueneau no Brasil. investigamos o ethos feminino presente nos séculos XIX, XX e XXI, já que os romances e as letras de música são produções das respectivas épocas. Utilizamos a obra História da Mulher no Brasil como suporte teórico das vivências sociais da mulher brasileira, principalmente entre os séculos XIX e XX. A partir da visão de poder simbólico de Bourdieu, avaliamos a dominação masculina e compreendemos a situação da mulher nesse contexto e o sentido do seu ethos. Na última parte, discutimos as características presentes na obra de arte e que a diferenciam da produção da indústria cultural. Para esta última parte, adotamos conceitos elaborados pelos autores: Walter Benjamin, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Gilles Lypovetsky e Jean ,Serroy. Além de Maingueneau, estes últimos subsidiaram, predominantemente, a análise dos conflitos vivenciados pelas personagens femininas presentes nas letras das músicas estudadas: a primeira é apresentada pela voz do eu lírico; a segunda, pela voz que se assume como formuladora do seu próprio discurso.
id PUC_GO_c79b9173773ad35054e50ce8d0d15c7c
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3192
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.ArteCulturaDiscursoEthosMulherArtCultureDiscourseEthosWomanCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASNeste estudo, avaliamos os ethe femininos sob o olhar de si e do outro que perpassam os romances: São Bernardo e Luzia-Homem e as letras de música Garota de Ipanema e Quero te dar. A abordagem desenvolvida apoia-se na linha francesa embasada pelo teórico da Análise do Discurso Dominique Maingueneau. Além disso, fizemos um diálogo com outros teóricos que seguem Maingueneau no Brasil. investigamos o ethos feminino presente nos séculos XIX, XX e XXI, já que os romances e as letras de música são produções das respectivas épocas. Utilizamos a obra História da Mulher no Brasil como suporte teórico das vivências sociais da mulher brasileira, principalmente entre os séculos XIX e XX. A partir da visão de poder simbólico de Bourdieu, avaliamos a dominação masculina e compreendemos a situação da mulher nesse contexto e o sentido do seu ethos. Na última parte, discutimos as características presentes na obra de arte e que a diferenciam da produção da indústria cultural. Para esta última parte, adotamos conceitos elaborados pelos autores: Walter Benjamin, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Gilles Lypovetsky e Jean ,Serroy. Além de Maingueneau, estes últimos subsidiaram, predominantemente, a análise dos conflitos vivenciados pelas personagens femininas presentes nas letras das músicas estudadas: a primeira é apresentada pela voz do eu lírico; a segunda, pela voz que se assume como formuladora do seu próprio discurso.In this work we evaluate the feminine ethe from the view of the self and of the other which pervade the novels São Bernardo and Luzia-Homem and the songs Garota de Ipanema and Quero te dar . Our approach is supported by the French line of research based on the theoretician Dominique Maingueneau of Discourse Analysis. Furthermore, we have established a dialogue with other theoreticians in Brazil who adopt Maingueneau´s ideas. An investigation of the feminine ethos present in the XIX, XX and XXI centuries was required since the novels and songs we evaluate here are products of these periods, respectively. The work História da Mulher no Brasil was used as a theoretical support of the social experience of the Brazilian women, mainly between the XIX and XX centuries. We evaluate the masculine domination and understand the situation of the woman in this context and the meaning of her ethos from the view of Bordieu´s symbolic power. In the last part of this work, we discuss the features present in a work of art which distinguish it from a product of cultural industry. The concepts formulated by Walter Benjamin, Theodor Adorno, Max Horkheimer and Gilles Lypovetsky and Jean Serroy were adopted in this last part. These authors, as well as Maingueneau, have given support, predominantly, to the analysis of the conflicts experienced by the female characters in the lyrics of the songs studied in this work: the first song is presented by the voice of the poetic self; the second one, by the voice that takes on the formulation of its own discourse.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásLiteratura e Crítica LiteráriaMachado, Lacy Guaraciabahttp://lattes.cnpq.br/6281312559432634Rocha, Maria José Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9190041375160574Correia, Paulo Petroniliohttp://lattes.cnpq.br/1801687030702050Arantes, Vania Borges2016-08-10T11:06:55Z2014-02-282013-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARANTES, Vania Borges. O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3192porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T20:39:48Zoai:ambar:tede/3192Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T20:39:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.
title O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.
spellingShingle O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.
Arantes, Vania Borges
Arte
Cultura
Discurso
Ethos
Mulher
Art
Culture
Discourse
Ethos
Woman
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.
title_full O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.
title_fullStr O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.
title_full_unstemmed O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.
title_sort O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.
author Arantes, Vania Borges
author_facet Arantes, Vania Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Lacy Guaraciaba
http://lattes.cnpq.br/6281312559432634
Rocha, Maria José Pereira
http://lattes.cnpq.br/9190041375160574
Correia, Paulo Petronilio
http://lattes.cnpq.br/1801687030702050
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Vania Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Cultura
Discurso
Ethos
Mulher
Art
Culture
Discourse
Ethos
Woman
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Arte
Cultura
Discurso
Ethos
Mulher
Art
Culture
Discourse
Ethos
Woman
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Neste estudo, avaliamos os ethe femininos sob o olhar de si e do outro que perpassam os romances: São Bernardo e Luzia-Homem e as letras de música Garota de Ipanema e Quero te dar. A abordagem desenvolvida apoia-se na linha francesa embasada pelo teórico da Análise do Discurso Dominique Maingueneau. Além disso, fizemos um diálogo com outros teóricos que seguem Maingueneau no Brasil. investigamos o ethos feminino presente nos séculos XIX, XX e XXI, já que os romances e as letras de música são produções das respectivas épocas. Utilizamos a obra História da Mulher no Brasil como suporte teórico das vivências sociais da mulher brasileira, principalmente entre os séculos XIX e XX. A partir da visão de poder simbólico de Bourdieu, avaliamos a dominação masculina e compreendemos a situação da mulher nesse contexto e o sentido do seu ethos. Na última parte, discutimos as características presentes na obra de arte e que a diferenciam da produção da indústria cultural. Para esta última parte, adotamos conceitos elaborados pelos autores: Walter Benjamin, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Gilles Lypovetsky e Jean ,Serroy. Além de Maingueneau, estes últimos subsidiaram, predominantemente, a análise dos conflitos vivenciados pelas personagens femininas presentes nas letras das músicas estudadas: a primeira é apresentada pela voz do eu lírico; a segunda, pela voz que se assume como formuladora do seu próprio discurso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-25
2014-02-28
2016-08-10T11:06:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARANTES, Vania Borges. O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3192
identifier_str_mv ARANTES, Vania Borges. O ETHOS DISCURSIVO DE PERSONAGENS FEMININAS: DOIS ROMANCES E DUAS LETRAS DE MÚSICA.. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809203579594997760