JOVENS KALUNGAS DE CAVALCANTE-GO: PROCESSOS FORMATIVOS, CONSTRUÇÕES DE IDENTIDADES E TRAJETÓRIAS ESCOLARES
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3815 |
Resumo: | Este estudo vincula-se ao projeto de pesquisa Centro de Memória Viva: Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais do Estado de Goiás. Trata-se de pesquisa de mestrado que se insere na linha de Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Goiás. Objetiva-se investigar a realidade de jovens kalungas de Cavalcante-GO, em especial das comunidades Engenho II e Vão do Moleque, suas trajetórias formativas construídas pelas tradições, pelos elementos culturais significantes e suas histórias de vida relacionadas à formação escolar. Procura compreender como tais elementos contribuem para que esses agentes construam suas identidades de jovens e kalungas. A pergunta que orienta esse estudo é: quais os sentidos atribuídos por um grupo de jovens pertencentes a duas comunidades kalungas do município de Cavalcante-GO em relação às memórias e às tradições a eles legadas pelas instituições de sociabilidade, aos processos de integração ou exclusão dos aspectos particulares de suas culturas à cultura nacional e global? Para desenvolver este estudo recorremos principalmente aos seguintes autores: Halbwachs (2006), Fernandes (2008), Freyre (2006), Baiocchi (2013), Hall (2004, 2013, 2014 e 2016) e Marinho (2008). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que lança mão da análise dialética, ao compreender que as ações, as construções e as atribuições de significados realizadas pelos jovens não se dão isoladas dos múltiplos processos de interação que marcam a vivência e os aprendizados internalizados e expressos por esses jovens. Constatou-se que os sentidos atribuídos pelos jovens dessas comunidades aos elementos que constituem o ser kalunga e quilombola são de grande importância, pois se reconhecem como tais, em relação às memórias e às tradições que as instituições de sociabilidade transmitem para, assim, integrarem-se com suas culturas aos aspectos particulares das culturas nacional e global; mas ainda é preciso aproveitar a visão dos jovens sobre as perspectivas futuras que envolvem formação fora da comunidade, mas com forte desejo de voltar para continuar morando na comunidade. |
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JOVENS KALUNGAS DE CAVALCANTE-GO: PROCESSOS FORMATIVOS, CONSTRUÇÕES DE IDENTIDADES E TRAJETÓRIAS ESCOLARESkalungas; Juventude; Identidades; Formação.kalungas; Youth; Identities; Formation.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo vincula-se ao projeto de pesquisa Centro de Memória Viva: Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais do Estado de Goiás. Trata-se de pesquisa de mestrado que se insere na linha de Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Goiás. Objetiva-se investigar a realidade de jovens kalungas de Cavalcante-GO, em especial das comunidades Engenho II e Vão do Moleque, suas trajetórias formativas construídas pelas tradições, pelos elementos culturais significantes e suas histórias de vida relacionadas à formação escolar. Procura compreender como tais elementos contribuem para que esses agentes construam suas identidades de jovens e kalungas. A pergunta que orienta esse estudo é: quais os sentidos atribuídos por um grupo de jovens pertencentes a duas comunidades kalungas do município de Cavalcante-GO em relação às memórias e às tradições a eles legadas pelas instituições de sociabilidade, aos processos de integração ou exclusão dos aspectos particulares de suas culturas à cultura nacional e global? Para desenvolver este estudo recorremos principalmente aos seguintes autores: Halbwachs (2006), Fernandes (2008), Freyre (2006), Baiocchi (2013), Hall (2004, 2013, 2014 e 2016) e Marinho (2008). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que lança mão da análise dialética, ao compreender que as ações, as construções e as atribuições de significados realizadas pelos jovens não se dão isoladas dos múltiplos processos de interação que marcam a vivência e os aprendizados internalizados e expressos por esses jovens. Constatou-se que os sentidos atribuídos pelos jovens dessas comunidades aos elementos que constituem o ser kalunga e quilombola são de grande importância, pois se reconhecem como tais, em relação às memórias e às tradições que as instituições de sociabilidade transmitem para, assim, integrarem-se com suas culturas aos aspectos particulares das culturas nacional e global; mas ainda é preciso aproveitar a visão dos jovens sobre as perspectivas futuras que envolvem formação fora da comunidade, mas com forte desejo de voltar para continuar morando na comunidade.This study is linked to the research project Centro de Memória Viva: Documentation and Reference in Education of Young and Adults, Popular Education and Social Movements of the State of Goiás. It is a master's research that is inserted in the Education, The aim of this study is to investigate the reality of young Kalunga from Cavalcante - GO, especially from the Engenho II and Vão do Moleque communities, their formative trajectories built by the traditions, the significant cultural elements And their life histories related to school education. It seeks to understand how these elements contribute to these agents building their identities of young people and Kalunga. The question that guides this study is: what are the meanings attributed by a group of young people belonging to two Kalunga communities in the municipality of Cavalcante-GO in relation to the memories and traditions bequeathed to them by sociability institutions, to the processes of integration or exclusion of the Particular aspects of their cultures to national and global culture? In order to develop this study, we have recourse mainly to the following authors: Halbwachs (2006), Fernandes (2008), Freyre (2006), Baiocchi (2013), Hall (2004, 2013, 2014 and 2016) and Marinho (2008). It is a qualitative research that uses dialectical analysis to understand that the actions, constructions and attributions of meanings carried out by young people are not isolated from the multiple processes of interaction that mark the experience and internalized learning And expressions by these young people. It was found that the meanings attributed by the young people of these communities to the elements that constitute the kalunga and quilombola are favorable and of great importance, since they are recognized as such, in relation to the memories and the traditions that the institutions of sociability transmit, To integrate their cultures with the particular aspects of national and global cultures, but it is still necessary to take advantage of young people's vision of future perspectives that involves formation outside the community, but with a strong desire to return to continue living in the community.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoDuarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Alves, Amone Ináciahttp://lattes.cnpq.br/4562850692564105Gomes, Marcilene Pelegrinehttp://lattes.cnpq.br/5331483162797865Joazeiro, Nelson Marsilio dos Santos2017-10-18T12:10:33Z2017-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJoazeiro, Nelson Marsilio dos Santos. JOVENS KALUNGAS DE CAVALCANTE-GO: PROCESSOS FORMATIVOS, CONSTRUÇÕES DE IDENTIDADES E TRAJETÓRIAS ESCOLARES. 2017. 174 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-10-19T03:00:25Zoai:ambar:tede/3815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-10-19T03:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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