Acervo de escolas extintas de Goiânia (1947-2019)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Pereira, Arleth Barbosa Ferreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4721
Resumo: O objeto de estudo é o Acervo de Escolas Extintas de Goiânia (AEEG), que não é, só um lugar físico que detém a posse de toda a documentação das escolas findas, mas, possui uma função social muito importante, para os estudantes egressos das escolas que deixaram de existir tendo em vista que este é de grande utilidade para os indivíduos que buscam nele os registros escolares, a fim de dar prosseguimento ao seu estudo ou comprovar sua formação escolar e para os profissionais em educação que desempenharam alguma função nessas escolas, para confirmar suas atividades. O AEEG conta com o registro de 578 Instituições da rede estadual, conveniada e privada do município de Goiânia, escolas que foram fechadas de 1947 até o ano de 2019. Para a construção do trabalho foi realizada um estudo sobre o estado do conhecimento, uma revisão bibliográfica, e uma análise documental com a finalidade de discutir a Educação Patrimonial na perspectiva do resgate da identidade e memória. Foram apresentados dados que corroboram para a compreensão do AEEG em números. Mas, além disso, o AEEG guarda a Memória da Educação em Goiânia, por meio dos seus registros, narrando períodos políticos e históricos que marcam a construção da memória escolar do Estado de Goiás. O estudo buscou ainda contribuir com um Guia de Orientação do Acervo de Escolas Extintas, que otimiza e oferece informações importantes sobre a legislação educacional do ano de 1961 a 2019, e dispõe sobre questões práticas de organização, formalização e solicitação de documento. Procurando auxiliar tanto as escolas, como as pessoas que precisam de requerer alguma documentação, bem como se propõe a ser uma ferramenta para os técnicos que atuam no AEEG. Concluímos que a preservação e conservação dos arquivos é vital para manter viva a memória e história das instituições escolares. Os arquivos que constam no AEEG devem ser considerados um patrimônio de extremo valor. Também desejamos contribuir de forma educativa para que as escolas possam melhor gerir seus arquivos, entendendo a importância legal e a responsabilidade do gestor e da equipe técnica-administrativa que estão na guarda, conservação, preservação e depósito final dos documentos escolares. Por fim procuramos trazer dados e informações, a fim de que outros estudiosos também possam se aventurar na temática, trazendo novas discussões e apresentando outras abordagens
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Para a construção do trabalho foi realizada um estudo sobre o estado do conhecimento, uma revisão bibliográfica, e uma análise documental com a finalidade de discutir a Educação Patrimonial na perspectiva do resgate da identidade e memória. Foram apresentados dados que corroboram para a compreensão do AEEG em números. Mas, além disso, o AEEG guarda a Memória da Educação em Goiânia, por meio dos seus registros, narrando períodos políticos e históricos que marcam a construção da memória escolar do Estado de Goiás. O estudo buscou ainda contribuir com um Guia de Orientação do Acervo de Escolas Extintas, que otimiza e oferece informações importantes sobre a legislação educacional do ano de 1961 a 2019, e dispõe sobre questões práticas de organização, formalização e solicitação de documento. Procurando auxiliar tanto as escolas, como as pessoas que precisam de requerer alguma documentação, bem como se propõe a ser uma ferramenta para os técnicos que atuam no AEEG. Concluímos que a preservação e conservação dos arquivos é vital para manter viva a memória e história das instituições escolares. Os arquivos que constam no AEEG devem ser considerados um patrimônio de extremo valor. Também desejamos contribuir de forma educativa para que as escolas possam melhor gerir seus arquivos, entendendo a importância legal e a responsabilidade do gestor e da equipe técnica-administrativa que estão na guarda, conservação, preservação e depósito final dos documentos escolares. Por fim procuramos trazer dados e informações, a fim de que outros estudiosos também possam se aventurar na temática, trazendo novas discussões e apresentando outras abordagensThe object of study is the Collection of Extinct Schools of Goiânia (AEEG), which is not just a physical place that holds all the documentation of the completed schools, but has a very important social function, for students coming from schools that no longer exist as this is very useful for individuals who seek school records in it, in order to continue their study or prove their educational background and for education professionals who played some role in these schools, to confirm your activities. The AEEG has a record of 578 from the state, partner and private network of the municipality of Goiânia, schools that were closed from 1947 to 2019. For the construction of the work, a study was carried out on the state of knowledge, a literature review, and a documentary analysis with the purpose of discussing Heritage Education from the perspective of recovering identity and memory. Data were presented that corroborate the understanding of the AEEG in numbers. But, in addition, the AEEG keeps the Memory of Education in Goiânia, through its records, narrating political and historical periods that mark the construction of school memory in the State of Goiás. The study also sought to contribute with an Orientation Guide for the Collection of Extinct Schools, which optimizes and provides important information on educational legislation from 1961 to 2019, and provides for practical issues of organization, formalization and request for a document. Seeking to help both schools and people who need to request some documentation, as well as being a tool for technicians who work at the AEEG. We conclude that the preservation and conservation of archives is vital to keep alive the memory and history of school institutions. The files included in the AEEG must be considered an extremely valuable asset. We also want to contribute in an educational way so that schools can better manage their archives, understanding the legal importance and responsibility of the manager and the technical-administrative team who are responsible for the safekeeping, conservation, preservation and final deposit of school documents. Finally, we try to bring data and information, so that other scholars can also venture into the subject, bringing new discussions and presenting other approachesPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoAlmeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães deBarra, Valdeniza Maria Lopes daVaz, Duelci Aparecido de FreitasGonçalves, Maria Célia da SilvaPereira, Arleth Barbosa Ferreira2021-11-08T17:57:34Z2021-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPereira, Arleth Barbosa Ferreira. Acervo de escolas extintas de Goiânia (1947-2019). 2021.336 fl. 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