CORPO CINDIDO EM FRIDA KAHLO
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3615 |
Resumo: | Esta pesquisa conduziu nossa percepção para as intermediações plurais das linguagens artísticas verbo-visuais presentes na arte da mexicana Frida Kahlo. Analisa-se a sua construção artística, fazendo associações entre a arte pictórica em seus diversificados autorretratos e a arte literária do diário íntimo, marcadas pela dor e sofrimento. Norteamos nosso trabalho na forma traduzida da obra Dor e Arte, de Urania Peres; O Diário de Frida Kahlo, transcrito por Carlos Fuentes, traduzido para o Português por Frederico de Morais. Recorremos aos teóricos, Sigmund Freud para divagar sobre os fluxos conscientes e inconscientes; Jacques Lacan nas refrações dos signos em espelhos; Claude Zilberberg na tensividade dos signos; Gonçalves, para o desenrolar dos estudos sobre os signos, entre outros. O rico universo interior criativo da artista que conjuga dentro de sua obra principal em análise - O Diário Íntimo - uma profusão de códigos em movimentos expressivos e pluralidades semânticas, vinculados num estilo diferenciado nas artes plásticas e nas correspondências entre eles. A resultante discursiva do procedimento estético produzido por Kahlo gera associações de variados tipos de signos, tornando sua arte plurissignificativa e singular com caráter insólito do seu exercício estético. |
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CORPO CINDIDO EM FRIDA KAHLOAutorretrato. Diário. Dor-sofrimento. Frida Kahlo. Pluralidade artística.Self-portrait. Daily. Pain-suffering. Frida Kahlo. Plurality artistic.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEsta pesquisa conduziu nossa percepção para as intermediações plurais das linguagens artísticas verbo-visuais presentes na arte da mexicana Frida Kahlo. Analisa-se a sua construção artística, fazendo associações entre a arte pictórica em seus diversificados autorretratos e a arte literária do diário íntimo, marcadas pela dor e sofrimento. Norteamos nosso trabalho na forma traduzida da obra Dor e Arte, de Urania Peres; O Diário de Frida Kahlo, transcrito por Carlos Fuentes, traduzido para o Português por Frederico de Morais. Recorremos aos teóricos, Sigmund Freud para divagar sobre os fluxos conscientes e inconscientes; Jacques Lacan nas refrações dos signos em espelhos; Claude Zilberberg na tensividade dos signos; Gonçalves, para o desenrolar dos estudos sobre os signos, entre outros. O rico universo interior criativo da artista que conjuga dentro de sua obra principal em análise - O Diário Íntimo - uma profusão de códigos em movimentos expressivos e pluralidades semânticas, vinculados num estilo diferenciado nas artes plásticas e nas correspondências entre eles. A resultante discursiva do procedimento estético produzido por Kahlo gera associações de variados tipos de signos, tornando sua arte plurissignificativa e singular com caráter insólito do seu exercício estético.This research led to our perception plural verb-ups of visual artistic languages present in the art of the mexican Frida Kahlo. Analyzes her artistic construction, making associations between pictorial art in its diverse self-portraits and literary art of intimate diary, marked by pain and suffering. We are guided our work in translated form of the work Pain and Art, Urania Peres; The Diary de Frida Kahlo, transcribed by Carlos Fuentes, translated into Portuguese by Frederico de Morais. We use the theoretical, Sigmund Freud to ramble on flows conscious and unconscious; Jacques Lacan in the refractions of the signs in mirrors; Claude Zilberberg in tensividade of signs; Gonçalves, for the conduct of studies on the signs, among others. The rich creative inner world of the artist who combines in his major work in analysis – O Intimate Diary - a profusion of codes in expressive movements and semantic pluralities linked in a distinctive style in the visual arts and correspondences between them. The discursive resulting from cosmetic procedure produced by Kahlo generates various types of signs associations, making their many meanings arts and unique art with unusual character of its aesthetic exercise.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasGoncalves, Aguinaldo Josehttp://lattes.cnpq.br/4802439733657867Assumpção, Albertina Vicentinihttp://lattes.cnpq.br/7943867277249847Rodrigues, Lucilo Antôniohttp://lattes.cnpq.br/4649120695685847Freitas, Neidemar Maria de2017-03-07T12:56:04Z2016-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFreitas, Neidemar Maria de. CORPO CINDIDO EM FRIDA KAHLO. 2016. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-03-08T04:00:25Zoai:ambar:tede/3615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-03-08T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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