A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO DESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO E NA LOCALIZAÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: DANIEL PRADO DO ESPÍRITO SANTO lattes
Orientador(a): HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO lattes
Banca de defesa: ADRIANA LEIRAS, HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO, NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26871@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26871@2
Resumo: A inclusão da gestão tributária no planejamento da cadeia de distribuição é fator diferenciador, especialmente no Brasil, onde os Estados têm políticas tributárias díspares e uma postura agressiva para atrair empresas. A inclusão das preocupações tributárias quando da definição de redes de distribuição, nomeadamente na escolha de localização de infraestruturas, é, no entanto, ainda feito de forma empírica. Para avaliar o impacto dos incentivos fiscais no desenho da rede de distribuição, foi proposto um modelo de programação linear inteira mista (PLIM), incluindo como parâmetros e restrições as oportunidades criadas pela política tributária. O objetivo é definir o número e o local de centros de distribuição, bem como a alocação de clientes a cada centro, tal que o custo logístico seja minimizado (custo de frete, custo de construção, operação e manutenção dos centros de distribuição e custos tributários divididos entre mudanças de alíquotas de produtos e de fretes ao realizar cada transferência de localização). O modelo é aplicado a uma empresa brasileira que comercializa produtos químicos e foi instalada em um local distante do ponto de entrega final dos produtos, devido à inserção em um programa de incentivos fiscais, sem a adoção de nenhum modelo de localização para avaliação desta estratégia. A solução gerada pelo modelo obteve menores custos totais para o novo desenho de rede em comparação com a rede atual.
id PUC_RIO-1_0656907a6bed5fff440622c11219c277
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:26871
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO DESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO E NA LOCALIZAÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO THE INFLUENCE OF TAX PLANNING IN THE DISTRIBUTION NETWORK DESIGN AND LOCATION OF DISTRIBUTION CENTERS 2015-10-19HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO06223686722lattes.cnpq.br/5808368569134468HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO06223686722lattes.cnpq.br/5808368569134468ADRIANA LEIRASHUGO MIGUEL VARELA REPOLHOHUGO MIGUEL VARELA REPOLHONELIO DOMINGUES PIZZOLATOADRIANA LEIRAS07070611722lattes.cnpq.br/1716000902934978DANIEL PRADO DO ESPÍRITO SANTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRA inclusão da gestão tributária no planejamento da cadeia de distribuição é fator diferenciador, especialmente no Brasil, onde os Estados têm políticas tributárias díspares e uma postura agressiva para atrair empresas. A inclusão das preocupações tributárias quando da definição de redes de distribuição, nomeadamente na escolha de localização de infraestruturas, é, no entanto, ainda feito de forma empírica. Para avaliar o impacto dos incentivos fiscais no desenho da rede de distribuição, foi proposto um modelo de programação linear inteira mista (PLIM), incluindo como parâmetros e restrições as oportunidades criadas pela política tributária. O objetivo é definir o número e o local de centros de distribuição, bem como a alocação de clientes a cada centro, tal que o custo logístico seja minimizado (custo de frete, custo de construção, operação e manutenção dos centros de distribuição e custos tributários divididos entre mudanças de alíquotas de produtos e de fretes ao realizar cada transferência de localização). O modelo é aplicado a uma empresa brasileira que comercializa produtos químicos e foi instalada em um local distante do ponto de entrega final dos produtos, devido à inserção em um programa de incentivos fiscais, sem a adoção de nenhum modelo de localização para avaliação desta estratégia. A solução gerada pelo modelo obteve menores custos totais para o novo desenho de rede em comparação com a rede atual.Including tax management in supply chain planning is a profitable differentiating factor, especially in Brazil, where each State exhibits its own tax policy. Some studies have been conducted taking into account the tax issues in the logistics network design, however this thesis takes into account the tax incentives offered by some Brazilian states to attract business. To assess the impact of tax incentives in the distribution network design, it proposed a model for locating distribution centers based on Mixed Integer Linear Programming (MILP) that includes parameters and factors related to the restrictions and opportunities created by Brazilian tax policies. The model is applied to a Brazilian company that sells chemical products. This company is installed in a location away from the end point of delivery of the products due to insertion into a tax incentive program, without adopting any location model for evaluating the strategy. The goal is to determine the actual advantages of a reduction in tax rates offset an increase in logistics transportation costs. The solution determined whether the construction of a new distribution center is beneficial, if the results generated by the model had lower total costs for the new network design compared to the current network.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26871@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26871@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:38:56ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO DESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO E NA LOCALIZAÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE INFLUENCE OF TAX PLANNING IN THE DISTRIBUTION NETWORK DESIGN AND LOCATION OF DISTRIBUTION CENTERS
title A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO DESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO E NA LOCALIZAÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
spellingShingle A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO DESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO E NA LOCALIZAÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
DANIEL PRADO DO ESPÍRITO SANTO
title_short A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO DESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO E NA LOCALIZAÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
title_full A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO DESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO E NA LOCALIZAÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
title_fullStr A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO DESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO E NA LOCALIZAÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO DESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO E NA LOCALIZAÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
title_sort A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO DESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO E NA LOCALIZAÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
author DANIEL PRADO DO ESPÍRITO SANTO
author_facet DANIEL PRADO DO ESPÍRITO SANTO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 06223686722
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 06223686722
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5808368569134468
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5808368569134468
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ADRIANA LEIRAS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ADRIANA LEIRAS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07070611722
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1716000902934978
dc.contributor.author.fl_str_mv DANIEL PRADO DO ESPÍRITO SANTO
contributor_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
ADRIANA LEIRAS
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
ADRIANA LEIRAS
description A inclusão da gestão tributária no planejamento da cadeia de distribuição é fator diferenciador, especialmente no Brasil, onde os Estados têm políticas tributárias díspares e uma postura agressiva para atrair empresas. A inclusão das preocupações tributárias quando da definição de redes de distribuição, nomeadamente na escolha de localização de infraestruturas, é, no entanto, ainda feito de forma empírica. Para avaliar o impacto dos incentivos fiscais no desenho da rede de distribuição, foi proposto um modelo de programação linear inteira mista (PLIM), incluindo como parâmetros e restrições as oportunidades criadas pela política tributária. O objetivo é definir o número e o local de centros de distribuição, bem como a alocação de clientes a cada centro, tal que o custo logístico seja minimizado (custo de frete, custo de construção, operação e manutenção dos centros de distribuição e custos tributários divididos entre mudanças de alíquotas de produtos e de fretes ao realizar cada transferência de localização). O modelo é aplicado a uma empresa brasileira que comercializa produtos químicos e foi instalada em um local distante do ponto de entrega final dos produtos, devido à inserção em um programa de incentivos fiscais, sem a adoção de nenhum modelo de localização para avaliação desta estratégia. A solução gerada pelo modelo obteve menores custos totais para o novo desenho de rede em comparação com a rede atual.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26871@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26871@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26871@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26871@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626327188668416