CONCEPÇÃO DE CALÇAS JEANS A PARTIR DE DIRETRIZES DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: ANA CAROLINA MOHAMMAD LABRONICI QUADRA lattes
Orientador(a): JORGE FERREIRA DA SILVA lattes
Banca de defesa: JORGE FERREIRA DA SILVA, LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES, RENATO DOURADO COTTA DE MELLO
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30604@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30604@2
Resumo: O alinhamento entre produto ofertado e expectativa do cliente é fundamental para a satisfação dos consumidores e afeta diretamente o desempenho empresarial. Logo, orientação para o mercado pressupõe o conhecimento do consumidor como fator fundamental para concepção de produtos e obtenção de resultado. Esta pesquisa utilizou o método de análise conjunta para sugerir produtos ideais para consumidores de calças jeans. Para tanto, foram realizados uma entrevista em profundidade e um grupo foco com executivos da indústria, que identificaram os atributos de produtos mais importantes e seus níveis, sob a ótica da indústria. Uma vez compreendida a percepção dos idealizadores de produto, foi gerado um projeto fatorial fracionado com dezoito produtos para avaliação do mercado. A percepção dos consumidores com relação à cesta de produtos foi coletada por meio de questionários físicos e eletrônicos. A análise dos resultados demonstrou que o atributo mais importante da calça é a cintura e que diferentes segmentos possuem expectativas diferentes com relação à mesma. Enquanto as mulheres preferem cintura alta, os homens preferem cintura média. Observa-se também, o impacto dos avanços tecnológicos em aspectos como elasticidade do tecido, que de uma forma geral é bem aceito pela amostra. Além disso, insights com relação a comprimento de perna e tipo de boca também foram gerados.
id PUC_RIO-1_06cbfc761096e034774469268b1ee59c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:30604
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCONCEPÇÃO DE CALÇAS JEANS A PARTIR DE DIRETRIZES DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTAPRODUCT DEVELOPMENT FOR THE JEANS INDUSTRY: A CONJOINT ANALYSIS APPLICATION2017-04-07JORGE FERREIRA DA SILVA20269315772lattes.cnpq.br/5422276244335274JORGE FERREIRA DA SILVALUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESRENATO DOURADO COTTA DE MELLORENATO DOURADO COTTA DE MELLO10945452799lattes.cnpq.br/0767971508257105ANA CAROLINA MOHAMMAD LABRONICI QUADRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO alinhamento entre produto ofertado e expectativa do cliente é fundamental para a satisfação dos consumidores e afeta diretamente o desempenho empresarial. Logo, orientação para o mercado pressupõe o conhecimento do consumidor como fator fundamental para concepção de produtos e obtenção de resultado. Esta pesquisa utilizou o método de análise conjunta para sugerir produtos ideais para consumidores de calças jeans. Para tanto, foram realizados uma entrevista em profundidade e um grupo foco com executivos da indústria, que identificaram os atributos de produtos mais importantes e seus níveis, sob a ótica da indústria. Uma vez compreendida a percepção dos idealizadores de produto, foi gerado um projeto fatorial fracionado com dezoito produtos para avaliação do mercado. A percepção dos consumidores com relação à cesta de produtos foi coletada por meio de questionários físicos e eletrônicos. A análise dos resultados demonstrou que o atributo mais importante da calça é a cintura e que diferentes segmentos possuem expectativas diferentes com relação à mesma. Enquanto as mulheres preferem cintura alta, os homens preferem cintura média. Observa-se também, o impacto dos avanços tecnológicos em aspectos como elasticidade do tecido, que de uma forma geral é bem aceito pela amostra. Além disso, insights com relação a comprimento de perna e tipo de boca também foram gerados.The alignment between company offer and client expectations is of paramount importance to customer satisfaction and directly affects company performance. Thus, company orientation towards the marketplace assumes knowledge about customers as a fundamental factor in product development and company achievement. This research applied conjoint analysis to suggest ideal products to jeans consumers. Therefore, an in-depth interview and a focus group were conducted with industry executives, which identified the most relevant product attributes and their levels using under the perspective of the industry. Once the perspective of executives responsible for product development was understood, a fractional factorial design was generated with eighteen products for market evaluation. So, customer s perception about the products was gathered through survey. Output analysis shown waist height as the most important attribute and the different preferences each market segment has about it. While women prefer high waisted jeans, men prefer medium rise jeans. The impact of technologial advances in aspects such as elastic materials was observed and insights regarding leg legth were generated.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30604@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30604@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:45:55ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv CONCEPÇÃO DE CALÇAS JEANS A PARTIR DE DIRETRIZES DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PRODUCT DEVELOPMENT FOR THE JEANS INDUSTRY: A CONJOINT ANALYSIS APPLICATION
title CONCEPÇÃO DE CALÇAS JEANS A PARTIR DE DIRETRIZES DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA
spellingShingle CONCEPÇÃO DE CALÇAS JEANS A PARTIR DE DIRETRIZES DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA
ANA CAROLINA MOHAMMAD LABRONICI QUADRA
title_short CONCEPÇÃO DE CALÇAS JEANS A PARTIR DE DIRETRIZES DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA
title_full CONCEPÇÃO DE CALÇAS JEANS A PARTIR DE DIRETRIZES DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA
title_fullStr CONCEPÇÃO DE CALÇAS JEANS A PARTIR DE DIRETRIZES DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA
title_full_unstemmed CONCEPÇÃO DE CALÇAS JEANS A PARTIR DE DIRETRIZES DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA
title_sort CONCEPÇÃO DE CALÇAS JEANS A PARTIR DE DIRETRIZES DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA
author ANA CAROLINA MOHAMMAD LABRONICI QUADRA
author_facet ANA CAROLINA MOHAMMAD LABRONICI QUADRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 20269315772
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5422276244335274
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv RENATO DOURADO COTTA DE MELLO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv RENATO DOURADO COTTA DE MELLO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 10945452799
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0767971508257105
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA CAROLINA MOHAMMAD LABRONICI QUADRA
contributor_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
JORGE FERREIRA DA SILVA
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
RENATO DOURADO COTTA DE MELLO
RENATO DOURADO COTTA DE MELLO
description O alinhamento entre produto ofertado e expectativa do cliente é fundamental para a satisfação dos consumidores e afeta diretamente o desempenho empresarial. Logo, orientação para o mercado pressupõe o conhecimento do consumidor como fator fundamental para concepção de produtos e obtenção de resultado. Esta pesquisa utilizou o método de análise conjunta para sugerir produtos ideais para consumidores de calças jeans. Para tanto, foram realizados uma entrevista em profundidade e um grupo foco com executivos da indústria, que identificaram os atributos de produtos mais importantes e seus níveis, sob a ótica da indústria. Uma vez compreendida a percepção dos idealizadores de produto, foi gerado um projeto fatorial fracionado com dezoito produtos para avaliação do mercado. A percepção dos consumidores com relação à cesta de produtos foi coletada por meio de questionários físicos e eletrônicos. A análise dos resultados demonstrou que o atributo mais importante da calça é a cintura e que diferentes segmentos possuem expectativas diferentes com relação à mesma. Enquanto as mulheres preferem cintura alta, os homens preferem cintura média. Observa-se também, o impacto dos avanços tecnológicos em aspectos como elasticidade do tecido, que de uma forma geral é bem aceito pela amostra. Além disso, insights com relação a comprimento de perna e tipo de boca também foram gerados.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30604@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30604@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30604@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30604@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626333240000512