TENDÊNCIAS DO POSICIONAMENTO DOS BANCOS NA INDÚSTRIA DE SEGUROS NA FRANÇA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: EMMANUEL LORENZON
Orientador(a): PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA lattes
Banca de defesa: PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA, LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES, MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7169@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7169@2
Resumo: Desde que os bancos investiram na venda de seguros na França no meio da década de 80, eles conquistaram cada vez mais espaços passando a ser líderes inclusive na principal família de produtos ligados à previdência. Os bancos souberam na ocasião identificar novas oportunidades, inclusive sendo locomotivas propulsoras da evolução da indústria. A partir de teste empírico à luz do método de previsão Delfos, procura-se abordar as principais questões estratégicas para melhor definir qual deve ser o posicionamento dos bancos nessa indústria nos próximos anos. Os resultados da pesquisa mostram que os bancos devem continuar se concentrando no segmento pessoa física nos produtos ligados à previdência, aproveitando as oportunidades relacionadas à reforma da previdência e a todas as mudanças sociais que estão ocorrendo. Os bancos também podem encontrar oportunidades na distribuição de produtos com processo de vendas simplificado e integrados na oferta bancária, aproveitando a vasta rede de pontos de vendas, a natureza da relação com o cliente e a clientela ainda não equipada de seguros. No segmento empresas, o foco deve ser voltado para a previdência corporativa. Finalmente, a capacidade de mobilização da força de vendas e do uso de ferramentas de informação como o CRM, assim como a eficiente gestão dos processos são os fatores chave para os bancos continuarem evoluindo.
id PUC_RIO-1_122affee2f039fafcc062f3c48fb671a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:7169
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTENDÊNCIAS DO POSICIONAMENTO DOS BANCOS NA INDÚSTRIA DE SEGUROS NA FRANÇA TRENDS OF BANK POSITIONING IN THE INSURANCE INDUSTRY IN FRANCE 2005-03-30PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA02383985791lattes.cnpq.br/1660956627509736PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTALUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESMONICA ZAIDAN GOMES ROSSIMONICA ZAIDAN GOMES ROSSI83828214720EMMANUEL LORENZONPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRDesde que os bancos investiram na venda de seguros na França no meio da década de 80, eles conquistaram cada vez mais espaços passando a ser líderes inclusive na principal família de produtos ligados à previdência. Os bancos souberam na ocasião identificar novas oportunidades, inclusive sendo locomotivas propulsoras da evolução da indústria. A partir de teste empírico à luz do método de previsão Delfos, procura-se abordar as principais questões estratégicas para melhor definir qual deve ser o posicionamento dos bancos nessa indústria nos próximos anos. Os resultados da pesquisa mostram que os bancos devem continuar se concentrando no segmento pessoa física nos produtos ligados à previdência, aproveitando as oportunidades relacionadas à reforma da previdência e a todas as mudanças sociais que estão ocorrendo. Os bancos também podem encontrar oportunidades na distribuição de produtos com processo de vendas simplificado e integrados na oferta bancária, aproveitando a vasta rede de pontos de vendas, a natureza da relação com o cliente e a clientela ainda não equipada de seguros. No segmento empresas, o foco deve ser voltado para a previdência corporativa. Finalmente, a capacidade de mobilização da força de vendas e do uso de ferramentas de informação como o CRM, assim como a eficiente gestão dos processos são os fatores chave para os bancos continuarem evoluindo.Since banks invested in the selling of insurance in the mid-80´s in France, they have conquered more space becoming leaders in the market, including the main family of products linked to life saving plans. The banks were able, at that time, to identify the new opportunities, to the extent of becoming the leading force in the industry´s evolution. From empirical testing based on the Dephi forecasting method, an attempt is made to address the main strategic issues in order to better define what will be the positioning of banks in this industry in the next years. Research results demonstrate that banks are likely to continue concentrating in the personal segment in products related to life saving plans and retirement products, taking advantage of the opportunities related to welfare state reform and to all the social change that is taking place. Banks may also find opportunities in the distribution of products that are simplified, packaged and integrated with the banking offer, taking advantage of an extensive outlet network, the nature of the relationship with clients and a clientele that is not insofar holding products. In the corporate segment, the focus must be on corporate pension plans. Lastly, the mobilization capacity of the sales team and the usage of management information system such as CRM, as well as efficient process management are the key factors in the continuing evolution of banks.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7169@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7169@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T08:51:59ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv TENDÊNCIAS DO POSICIONAMENTO DOS BANCOS NA INDÚSTRIA DE SEGUROS NA FRANÇA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv TRENDS OF BANK POSITIONING IN THE INSURANCE INDUSTRY IN FRANCE
title TENDÊNCIAS DO POSICIONAMENTO DOS BANCOS NA INDÚSTRIA DE SEGUROS NA FRANÇA
spellingShingle TENDÊNCIAS DO POSICIONAMENTO DOS BANCOS NA INDÚSTRIA DE SEGUROS NA FRANÇA
EMMANUEL LORENZON
title_short TENDÊNCIAS DO POSICIONAMENTO DOS BANCOS NA INDÚSTRIA DE SEGUROS NA FRANÇA
title_full TENDÊNCIAS DO POSICIONAMENTO DOS BANCOS NA INDÚSTRIA DE SEGUROS NA FRANÇA
title_fullStr TENDÊNCIAS DO POSICIONAMENTO DOS BANCOS NA INDÚSTRIA DE SEGUROS NA FRANÇA
title_full_unstemmed TENDÊNCIAS DO POSICIONAMENTO DOS BANCOS NA INDÚSTRIA DE SEGUROS NA FRANÇA
title_sort TENDÊNCIAS DO POSICIONAMENTO DOS BANCOS NA INDÚSTRIA DE SEGUROS NA FRANÇA
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author EMMANUEL LORENZON
author_facet EMMANUEL LORENZON
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02383985791
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1660956627509736
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 83828214720
dc.contributor.author.fl_str_mv EMMANUEL LORENZON
contributor_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
description Desde que os bancos investiram na venda de seguros na França no meio da década de 80, eles conquistaram cada vez mais espaços passando a ser líderes inclusive na principal família de produtos ligados à previdência. Os bancos souberam na ocasião identificar novas oportunidades, inclusive sendo locomotivas propulsoras da evolução da indústria. A partir de teste empírico à luz do método de previsão Delfos, procura-se abordar as principais questões estratégicas para melhor definir qual deve ser o posicionamento dos bancos nessa indústria nos próximos anos. Os resultados da pesquisa mostram que os bancos devem continuar se concentrando no segmento pessoa física nos produtos ligados à previdência, aproveitando as oportunidades relacionadas à reforma da previdência e a todas as mudanças sociais que estão ocorrendo. Os bancos também podem encontrar oportunidades na distribuição de produtos com processo de vendas simplificado e integrados na oferta bancária, aproveitando a vasta rede de pontos de vendas, a natureza da relação com o cliente e a clientela ainda não equipada de seguros. No segmento empresas, o foco deve ser voltado para a previdência corporativa. Finalmente, a capacidade de mobilização da força de vendas e do uso de ferramentas de informação como o CRM, assim como a eficiente gestão dos processos são os fatores chave para os bancos continuarem evoluindo.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7169@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7169@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7169@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7169@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626291040059392