A TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: RODRIGO CIARAVOLO MARTINS
Orientador(a): LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES lattes
Banca de defesa: PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA, LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES, KLEBER FOSSATI FIGUEIREDO
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150@2
Resumo: Com mais de 150 milhões de celulares em operação e uma penetração de aproximadamente 80 linhas móveis para cada 100 habitantes, o mercado brasileiro de telefonia móvel está entrando na maturidade, onde a média é de 100 aparelhos para cada 100 habitantes. Seguindo a tendência destes mercados, o processo de implantação da portabilidade numérica foi concluído em Março de 2009 e tem como metas principais reduzir barreiras de mudança, aumentar a competição no setor e estimular migrações entre operadoras. O objetivo desse trabalho é identificar os fatores que influenciam a formação da intenção de troca dos consumidores e, a partir de um modelo, comparar o mercado brasileiro ao alemão, considerado maduro. Para o estudo, uma amostra de 202 usuários foi coletada no mercado brasileiro e 200 no mercado alemão. Utilizando modelagem por equações estruturais, foi possível identificar que, em ambos os mercados a satisfação do consumidor é um antecedente com forte influência sobre o processo de formação de intenção de troca. Além disso, os resultados sugerem existir maior peso da percepção da qualidade do serviço na formação da satisfação no mercado brasileiro. Já no mercado alemão, a maior influência parece vir da percepção do valor pago pelo serviço. Os resultados dos testes de hipótese apontam maior percepção de qualidade e valor dos serviços pelos consumidores alemães, enquanto que no Brasil, os usuários ainda percebem maiores barreiras de mudança. O estudo pretende contribuir para o entendimento das relações existentes entre os construtos estudados e oferecer sugestões que possam auxiliar no desenvolvimento de estratégias pelos participantes do mercado.
id PUC_RIO-1_13722d023dce95992cbba80f80a9ee25
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:15150
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃOTHE REPLACEMENT OF THE MOBILE OPERATORS: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE BRAZILIAN AND GERMAN MARKETS 2009-05-29LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES34866256753lattes.cnpq.br/3828646998036202PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTALUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESKLEBER FOSSATI FIGUEIREDORODRIGO CIARAVOLO MARTINSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRCom mais de 150 milhões de celulares em operação e uma penetração de aproximadamente 80 linhas móveis para cada 100 habitantes, o mercado brasileiro de telefonia móvel está entrando na maturidade, onde a média é de 100 aparelhos para cada 100 habitantes. Seguindo a tendência destes mercados, o processo de implantação da portabilidade numérica foi concluído em Março de 2009 e tem como metas principais reduzir barreiras de mudança, aumentar a competição no setor e estimular migrações entre operadoras. O objetivo desse trabalho é identificar os fatores que influenciam a formação da intenção de troca dos consumidores e, a partir de um modelo, comparar o mercado brasileiro ao alemão, considerado maduro. Para o estudo, uma amostra de 202 usuários foi coletada no mercado brasileiro e 200 no mercado alemão. Utilizando modelagem por equações estruturais, foi possível identificar que, em ambos os mercados a satisfação do consumidor é um antecedente com forte influência sobre o processo de formação de intenção de troca. Além disso, os resultados sugerem existir maior peso da percepção da qualidade do serviço na formação da satisfação no mercado brasileiro. Já no mercado alemão, a maior influência parece vir da percepção do valor pago pelo serviço. Os resultados dos testes de hipótese apontam maior percepção de qualidade e valor dos serviços pelos consumidores alemães, enquanto que no Brasil, os usuários ainda percebem maiores barreiras de mudança. O estudo pretende contribuir para o entendimento das relações existentes entre os construtos estudados e oferecer sugestões que possam auxiliar no desenvolvimento de estratégias pelos participantes do mercado.With more than 150 million mobile phones under operation and a penetration rate close to 80 lines per 100 inhabitants, the Brazilian mobile market is entering in the maturity, where the average rate is equal to 100 lines per 100 inhabitants. Following the trend of these markets, the introduction of the mobile number portability has been concluded in March 2009 and has as main objectives to reduce the switching barriers, increase the level of competition and encourage the switching process among the operators. The purpose of this study is to identify the elements which influence the switching intention and, based on a model, compare the Brazilian mobile market to the German one, considered already mature. For the study, a sample of 202 users was collected in the Brazilian market and 200 in the German one. Applying the Structural Equation Model (SEM), it was possible to identify, in both markets, that the customer satisfaction is a strong antecedent, with great influence in the switching intention. Moreover, the data analysis indicates that in the Brazilian market the service quality has a higher influence than in the German one. For the German users, the perceived price appear to be more important. The results from the hypotheses tests indicate that the perception of the service quality and the perceived price is higher in the German market, while the Brazilian customers still feel high switching barriers. The findings intent to contribute for the academic knowledge due to the investigation of the relationships among the constructs analyzed, and to suggest insights that can help the market players in the development of market strategies.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:14:32ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv A TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE REPLACEMENT OF THE MOBILE OPERATORS: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE BRAZILIAN AND GERMAN MARKETS
title A TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃO
spellingShingle A TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃO
RODRIGO CIARAVOLO MARTINS
title_short A TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃO
title_full A TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃO
title_fullStr A TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃO
title_full_unstemmed A TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃO
title_sort A TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃO
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author RODRIGO CIARAVOLO MARTINS
author_facet RODRIGO CIARAVOLO MARTINS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34866256753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3828646998036202
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv KLEBER FOSSATI FIGUEIREDO
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGO CIARAVOLO MARTINS
contributor_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
KLEBER FOSSATI FIGUEIREDO
description Com mais de 150 milhões de celulares em operação e uma penetração de aproximadamente 80 linhas móveis para cada 100 habitantes, o mercado brasileiro de telefonia móvel está entrando na maturidade, onde a média é de 100 aparelhos para cada 100 habitantes. Seguindo a tendência destes mercados, o processo de implantação da portabilidade numérica foi concluído em Março de 2009 e tem como metas principais reduzir barreiras de mudança, aumentar a competição no setor e estimular migrações entre operadoras. O objetivo desse trabalho é identificar os fatores que influenciam a formação da intenção de troca dos consumidores e, a partir de um modelo, comparar o mercado brasileiro ao alemão, considerado maduro. Para o estudo, uma amostra de 202 usuários foi coletada no mercado brasileiro e 200 no mercado alemão. Utilizando modelagem por equações estruturais, foi possível identificar que, em ambos os mercados a satisfação do consumidor é um antecedente com forte influência sobre o processo de formação de intenção de troca. Além disso, os resultados sugerem existir maior peso da percepção da qualidade do serviço na formação da satisfação no mercado brasileiro. Já no mercado alemão, a maior influência parece vir da percepção do valor pago pelo serviço. Os resultados dos testes de hipótese apontam maior percepção de qualidade e valor dos serviços pelos consumidores alemães, enquanto que no Brasil, os usuários ainda percebem maiores barreiras de mudança. O estudo pretende contribuir para o entendimento das relações existentes entre os construtos estudados e oferecer sugestões que possam auxiliar no desenvolvimento de estratégias pelos participantes do mercado.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626309316739072