MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
|
Programa de Pós-Graduação: |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@2 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos dos cursos de Administração, de cinco Universidades particulares de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, acerca do investimento destas universidades nas tendências acadêmicas apontadas para os próximos anos, de acordo com o relatório anual de 2017, da New Media Consortium em parceria com a EDUCAUSE Learning Initiative, a saber: i) tecnologias de aprendizagem adaptativa; ii) Mobile Learning; iii) Internet das Coisas e iv) ambiente de aprendizagem virtual. Na análise dos dados, cada tendência foi dividida em duas sub-tendências. Este trabalho teve como objetivo secundário, avaliar o quanto estas tendências são consideradas importantes para seu principal público-alvo. Sendo assim, pudemos concluir que na percepção de tal público, as IES pesquisadas (PUC, UFRJ, UVA, UCAM e UNESA) têm investido pouco nestas novas tendências acadêmicas, sendo a PUC a que mais investe nas quatro tendências citadas acima. Apenas uma sub-tendência dentro de tecnologias de aprendizagem adaptativa e outra dentro de ambiente de aprendizagem virtual ficaram com percepção média acima de razoável, no quesito investimento, ambas associadas à PUC. No entanto, os alunos da PUC foram os que avaliaram a grande maioria das tendências como de menor importância quando comparados aos alunos das outras IES. Apesar disto, a média de avaliação de importância das tendências foi de razoável a muito importante. Enfatiza-se que novas pesquisas sejam feitas constantemente, visto que novas tecnologias de aprendizagem, que substituem as anteriores, estão surgindo com frequência. |
id |
PUC_RIO-1_165a0dd68c428e6dc84df00f11bce47c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:52017 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR PERCEPTUAL MAP OF ACADEMIC INNOVATION IN HIGHER EDUCATION 2018-04-02JORGE FERREIRA DA SILVA20269315772lattes.cnpq.br/5422276244335274JORGE FERREIRA DA SILVAMARCOS COHENMARCOS COHENANGILBERTO SABINO DE FREITASANGILBERTO SABINO DE FREITAS39889429870MARIANA SIMOES DE ALCANTARAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos dos cursos de Administração, de cinco Universidades particulares de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, acerca do investimento destas universidades nas tendências acadêmicas apontadas para os próximos anos, de acordo com o relatório anual de 2017, da New Media Consortium em parceria com a EDUCAUSE Learning Initiative, a saber: i) tecnologias de aprendizagem adaptativa; ii) Mobile Learning; iii) Internet das Coisas e iv) ambiente de aprendizagem virtual. Na análise dos dados, cada tendência foi dividida em duas sub-tendências. Este trabalho teve como objetivo secundário, avaliar o quanto estas tendências são consideradas importantes para seu principal público-alvo. Sendo assim, pudemos concluir que na percepção de tal público, as IES pesquisadas (PUC, UFRJ, UVA, UCAM e UNESA) têm investido pouco nestas novas tendências acadêmicas, sendo a PUC a que mais investe nas quatro tendências citadas acima. Apenas uma sub-tendência dentro de tecnologias de aprendizagem adaptativa e outra dentro de ambiente de aprendizagem virtual ficaram com percepção média acima de razoável, no quesito investimento, ambas associadas à PUC. No entanto, os alunos da PUC foram os que avaliaram a grande maioria das tendências como de menor importância quando comparados aos alunos das outras IES. Apesar disto, a média de avaliação de importância das tendências foi de razoável a muito importante. Enfatiza-se que novas pesquisas sejam feitas constantemente, visto que novas tecnologias de aprendizagem, que substituem as anteriores, estão surgindo com frequência.The present study had as a primary objective analyze the perception of students from business courses of 5 private universities of higher education in the state of Rio de Janeiro, about the investment of these universities in the academic trends pointed out for the next years, based on the annual report of the New Media Consortium in partnership with the EDUCAUSE Learning Initiative. These trends are: i) adaptive learning technologies; ii) mobile learning; iii) internet of things and iv) virtual learning environment. In the data analysis, each trend was divided into two sub-trends. As a secondary objective, this study aims to evaluate how much these trends are considered important for its main target audience. Thus, we could conclude that in the perception of such public, the universities surveyed (PUC, UFRJ, UVA, UCAM and UNESA) have invested little in these new academic trends, with PUC being the one investing most in the four trends mentioned above. Only one sub-trend within adaptive learning technologies and another within virtual learning environment were perceived to be above average as reasonable in terms of investment, both associated with PUC. However, PUC students were those who evaluated the great majority of trends as less important when compared to the students of other universities. Despite this, the average valuation of trends importance was from reasonable to very important. It is emphasized that new research needs constantly being done, as new learning technologies, which replace the previous ones, are emerging frequently.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T10:10:43ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.pt.fl_str_mv |
MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
PERCEPTUAL MAP OF ACADEMIC INNOVATION IN HIGHER EDUCATION |
title |
MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR MARIANA SIMOES DE ALCANTARA |
title_short |
MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
MARIANA SIMOES DE ALCANTARA |
author_facet |
MARIANA SIMOES DE ALCANTARA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JORGE FERREIRA DA SILVA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
20269315772 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5422276244335274 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JORGE FERREIRA DA SILVA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARCOS COHEN |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARCOS COHEN |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ANGILBERTO SABINO DE FREITAS |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ANGILBERTO SABINO DE FREITAS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
39889429870 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIANA SIMOES DE ALCANTARA |
contributor_str_mv |
JORGE FERREIRA DA SILVA JORGE FERREIRA DA SILVA MARCOS COHEN MARCOS COHEN ANGILBERTO SABINO DE FREITAS ANGILBERTO SABINO DE FREITAS |
description |
O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos dos cursos de Administração, de cinco Universidades particulares de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, acerca do investimento destas universidades nas tendências acadêmicas apontadas para os próximos anos, de acordo com o relatório anual de 2017, da New Media Consortium em parceria com a EDUCAUSE Learning Initiative, a saber: i) tecnologias de aprendizagem adaptativa; ii) Mobile Learning; iii) Internet das Coisas e iv) ambiente de aprendizagem virtual. Na análise dos dados, cada tendência foi dividida em duas sub-tendências. Este trabalho teve como objetivo secundário, avaliar o quanto estas tendências são consideradas importantes para seu principal público-alvo. Sendo assim, pudemos concluir que na percepção de tal público, as IES pesquisadas (PUC, UFRJ, UVA, UCAM e UNESA) têm investido pouco nestas novas tendências acadêmicas, sendo a PUC a que mais investe nas quatro tendências citadas acima. Apenas uma sub-tendência dentro de tecnologias de aprendizagem adaptativa e outra dentro de ambiente de aprendizagem virtual ficaram com percepção média acima de razoável, no quesito investimento, ambas associadas à PUC. No entanto, os alunos da PUC foram os que avaliaram a grande maioria das tendências como de menor importância quando comparados aos alunos das outras IES. Apesar disto, a média de avaliação de importância das tendências foi de razoável a muito importante. Enfatiza-se que novas pesquisas sejam feitas constantemente, visto que novas tecnologias de aprendizagem, que substituem as anteriores, estão surgindo com frequência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1776626353500585984 |