MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: MARIANA SIMOES DE ALCANTARA
Orientador(a): JORGE FERREIRA DA SILVA lattes
Banca de defesa: JORGE FERREIRA DA SILVA, MARCOS COHEN, ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@2
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos dos cursos de Administração, de cinco Universidades particulares de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, acerca do investimento destas universidades nas tendências acadêmicas apontadas para os próximos anos, de acordo com o relatório anual de 2017, da New Media Consortium em parceria com a EDUCAUSE Learning Initiative, a saber: i) tecnologias de aprendizagem adaptativa; ii) Mobile Learning; iii) Internet das Coisas e iv) ambiente de aprendizagem virtual. Na análise dos dados, cada tendência foi dividida em duas sub-tendências. Este trabalho teve como objetivo secundário, avaliar o quanto estas tendências são consideradas importantes para seu principal público-alvo. Sendo assim, pudemos concluir que na percepção de tal público, as IES pesquisadas (PUC, UFRJ, UVA, UCAM e UNESA) têm investido pouco nestas novas tendências acadêmicas, sendo a PUC a que mais investe nas quatro tendências citadas acima. Apenas uma sub-tendência dentro de tecnologias de aprendizagem adaptativa e outra dentro de ambiente de aprendizagem virtual ficaram com percepção média acima de razoável, no quesito investimento, ambas associadas à PUC. No entanto, os alunos da PUC foram os que avaliaram a grande maioria das tendências como de menor importância quando comparados aos alunos das outras IES. Apesar disto, a média de avaliação de importância das tendências foi de razoável a muito importante. Enfatiza-se que novas pesquisas sejam feitas constantemente, visto que novas tecnologias de aprendizagem, que substituem as anteriores, estão surgindo com frequência.
id PUC_RIO-1_165a0dd68c428e6dc84df00f11bce47c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:52017
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR PERCEPTUAL MAP OF ACADEMIC INNOVATION IN HIGHER EDUCATION 2018-04-02JORGE FERREIRA DA SILVA20269315772lattes.cnpq.br/5422276244335274JORGE FERREIRA DA SILVAMARCOS COHENMARCOS COHENANGILBERTO SABINO DE FREITASANGILBERTO SABINO DE FREITAS39889429870MARIANA SIMOES DE ALCANTARAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos dos cursos de Administração, de cinco Universidades particulares de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, acerca do investimento destas universidades nas tendências acadêmicas apontadas para os próximos anos, de acordo com o relatório anual de 2017, da New Media Consortium em parceria com a EDUCAUSE Learning Initiative, a saber: i) tecnologias de aprendizagem adaptativa; ii) Mobile Learning; iii) Internet das Coisas e iv) ambiente de aprendizagem virtual. Na análise dos dados, cada tendência foi dividida em duas sub-tendências. Este trabalho teve como objetivo secundário, avaliar o quanto estas tendências são consideradas importantes para seu principal público-alvo. Sendo assim, pudemos concluir que na percepção de tal público, as IES pesquisadas (PUC, UFRJ, UVA, UCAM e UNESA) têm investido pouco nestas novas tendências acadêmicas, sendo a PUC a que mais investe nas quatro tendências citadas acima. Apenas uma sub-tendência dentro de tecnologias de aprendizagem adaptativa e outra dentro de ambiente de aprendizagem virtual ficaram com percepção média acima de razoável, no quesito investimento, ambas associadas à PUC. No entanto, os alunos da PUC foram os que avaliaram a grande maioria das tendências como de menor importância quando comparados aos alunos das outras IES. Apesar disto, a média de avaliação de importância das tendências foi de razoável a muito importante. Enfatiza-se que novas pesquisas sejam feitas constantemente, visto que novas tecnologias de aprendizagem, que substituem as anteriores, estão surgindo com frequência.The present study had as a primary objective analyze the perception of students from business courses of 5 private universities of higher education in the state of Rio de Janeiro, about the investment of these universities in the academic trends pointed out for the next years, based on the annual report of the New Media Consortium in partnership with the EDUCAUSE Learning Initiative. These trends are: i) adaptive learning technologies; ii) mobile learning; iii) internet of things and iv) virtual learning environment. In the data analysis, each trend was divided into two sub-trends. As a secondary objective, this study aims to evaluate how much these trends are considered important for its main target audience. Thus, we could conclude that in the perception of such public, the universities surveyed (PUC, UFRJ, UVA, UCAM and UNESA) have invested little in these new academic trends, with PUC being the one investing most in the four trends mentioned above. Only one sub-trend within adaptive learning technologies and another within virtual learning environment were perceived to be above average as reasonable in terms of investment, both associated with PUC. However, PUC students were those who evaluated the great majority of trends as less important when compared to the students of other universities. Despite this, the average valuation of trends importance was from reasonable to very important. It is emphasized that new research needs constantly being done, as new learning technologies, which replace the previous ones, are emerging frequently.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T10:10:43ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PERCEPTUAL MAP OF ACADEMIC INNOVATION IN HIGHER EDUCATION
title MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
MARIANA SIMOES DE ALCANTARA
title_short MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
title_full MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
title_sort MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MARIANA SIMOES DE ALCANTARA
author_facet MARIANA SIMOES DE ALCANTARA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 20269315772
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5422276244335274
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARCOS COHEN
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCOS COHEN
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 39889429870
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIANA SIMOES DE ALCANTARA
contributor_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
JORGE FERREIRA DA SILVA
MARCOS COHEN
MARCOS COHEN
ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
description O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos dos cursos de Administração, de cinco Universidades particulares de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, acerca do investimento destas universidades nas tendências acadêmicas apontadas para os próximos anos, de acordo com o relatório anual de 2017, da New Media Consortium em parceria com a EDUCAUSE Learning Initiative, a saber: i) tecnologias de aprendizagem adaptativa; ii) Mobile Learning; iii) Internet das Coisas e iv) ambiente de aprendizagem virtual. Na análise dos dados, cada tendência foi dividida em duas sub-tendências. Este trabalho teve como objetivo secundário, avaliar o quanto estas tendências são consideradas importantes para seu principal público-alvo. Sendo assim, pudemos concluir que na percepção de tal público, as IES pesquisadas (PUC, UFRJ, UVA, UCAM e UNESA) têm investido pouco nestas novas tendências acadêmicas, sendo a PUC a que mais investe nas quatro tendências citadas acima. Apenas uma sub-tendência dentro de tecnologias de aprendizagem adaptativa e outra dentro de ambiente de aprendizagem virtual ficaram com percepção média acima de razoável, no quesito investimento, ambas associadas à PUC. No entanto, os alunos da PUC foram os que avaliaram a grande maioria das tendências como de menor importância quando comparados aos alunos das outras IES. Apesar disto, a média de avaliação de importância das tendências foi de razoável a muito importante. Enfatiza-se que novas pesquisas sejam feitas constantemente, visto que novas tecnologias de aprendizagem, que substituem as anteriores, estão surgindo com frequência.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52017@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626353500585984