TEXT AND IMAGE: AN APPROACH TO CONTEMPORARY CHILDREN PICTUREBOOK

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: BARBARA JANE NECYK
Orientador(a): ALBERTO CIPINIUK lattes
Banca de defesa: ALBERTO CIPINIUK, NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR, CINTIA MARIZA DO AMARAL MOREIRA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM DESIGN
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@2
Resumo: A literatura infantil origina-se de uma tradição oral que, adaptada ao suporte impresso, ganha concretude na forma de texto. A ilustração é incorporada ao texto com o qual estabelece inicialmente uma relação de subordinação. O livro infantil contemporâneo conta histórias, e estas ficções são muito baseadas na informação pictórica, na ilustração. Semelhante constatação nos leva a perguntar qual a função da ilustração no livro infantil contemporâneo e como este se relaciona com o texto. A presente pesquisa procura encontrar parâmetros para análise das diferentes possibilidades de condução da narrativa do livro infantil, efetuada por texto e imagem. Nesta dissertação, a relação entre texto e imagem no livro infantil é abordada de distintas maneiras, e uma tipologia dessa relação narrativa é criada para melhor poder analisá- la. Observa-se que, ao trabalhar de forma narrativa, a ilustração aplicada ao livro infantil tende a compor com o texto um sistema de imbricações recíprocas na construção da narrativa verbo-visual. O modo de leitura do livro infantil contemporâneo se faz distinto em relação aos outros tipos de edições ilustradas. Em suma, vamos analisar como a ilustração - pertencente às artes do espaço - se relaciona com o texto - pertencente às artes do tempo - num contexto narrativo. O estudo dessa relação visa buscar melhor compreensão dos processos de produção, mediação e recepção dos livros infantis, com o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento do campo do design.
id PUC_RIO-1_22336034f8e53bd8bd141df8cbcab675
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10052
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTEXT AND IMAGE: AN APPROACH TO CONTEMPORARY CHILDREN PICTUREBOOKTEXTO E IMAGEM: UM OLHAR SOBRE O LIVRO INFANTIL CONTEMPORANEO2007-03-08ALBERTO CIPINIUK34464867715lattes.cnpq.br/3763621130181471ALBERTO CIPINIUKNILTON GONCALVES GAMBA JUNIORCINTIA MARIZA DO AMARAL MOREIRA87830353700BARBARA JANE NECYKPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRA literatura infantil origina-se de uma tradição oral que, adaptada ao suporte impresso, ganha concretude na forma de texto. A ilustração é incorporada ao texto com o qual estabelece inicialmente uma relação de subordinação. O livro infantil contemporâneo conta histórias, e estas ficções são muito baseadas na informação pictórica, na ilustração. Semelhante constatação nos leva a perguntar qual a função da ilustração no livro infantil contemporâneo e como este se relaciona com o texto. A presente pesquisa procura encontrar parâmetros para análise das diferentes possibilidades de condução da narrativa do livro infantil, efetuada por texto e imagem. Nesta dissertação, a relação entre texto e imagem no livro infantil é abordada de distintas maneiras, e uma tipologia dessa relação narrativa é criada para melhor poder analisá- la. Observa-se que, ao trabalhar de forma narrativa, a ilustração aplicada ao livro infantil tende a compor com o texto um sistema de imbricações recíprocas na construção da narrativa verbo-visual. O modo de leitura do livro infantil contemporâneo se faz distinto em relação aos outros tipos de edições ilustradas. Em suma, vamos analisar como a ilustração - pertencente às artes do espaço - se relaciona com o texto - pertencente às artes do tempo - num contexto narrativo. O estudo dessa relação visa buscar melhor compreensão dos processos de produção, mediação e recepção dos livros infantis, com o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento do campo do design.Children literature is a result of oral tradition that came to a material constitution on the print media through text. When illustration got incorporated into text it firstly established a subordinated relationship with it. Children picturebooks tells stories and fiction is based on pictorial information - illustration. This fact questions why there is illustration in the picturebook and what is its relationship with the text. This research develops a parameter for the analysis of possible different ways the narrative is conducted in picturebooks, by image and text. In our study, the relationship between text and image in picturebooks is approached by many different ways and a typology of this relationship is created to help us understand it. When the picture acts in a narrative form it usually combines texts in a mutual signifying system which builds the visual and written storytelling. The children picturebook reading method is different from other types of illustrated editions. This investigation examines how illustration that belongs to space of the arts interacts with text that belongs to time arts, both within the narrative context. The study of this relationship seeks to better understand children s book production, mediation and reception processes, in order to contribute to expanding the knowledge in the design area.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:03:20ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.en.fl_str_mv TEXT AND IMAGE: AN APPROACH TO CONTEMPORARY CHILDREN PICTUREBOOK
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv TEXTO E IMAGEM: UM OLHAR SOBRE O LIVRO INFANTIL CONTEMPORANEO
title TEXT AND IMAGE: AN APPROACH TO CONTEMPORARY CHILDREN PICTUREBOOK
spellingShingle TEXT AND IMAGE: AN APPROACH TO CONTEMPORARY CHILDREN PICTUREBOOK
BARBARA JANE NECYK
title_short TEXT AND IMAGE: AN APPROACH TO CONTEMPORARY CHILDREN PICTUREBOOK
title_full TEXT AND IMAGE: AN APPROACH TO CONTEMPORARY CHILDREN PICTUREBOOK
title_fullStr TEXT AND IMAGE: AN APPROACH TO CONTEMPORARY CHILDREN PICTUREBOOK
title_full_unstemmed TEXT AND IMAGE: AN APPROACH TO CONTEMPORARY CHILDREN PICTUREBOOK
title_sort TEXT AND IMAGE: AN APPROACH TO CONTEMPORARY CHILDREN PICTUREBOOK
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author BARBARA JANE NECYK
author_facet BARBARA JANE NECYK
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34464867715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3763621130181471
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.referee2.fl_str_mv NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CINTIA MARIZA DO AMARAL MOREIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 87830353700
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBARA JANE NECYK
contributor_str_mv ALBERTO CIPINIUK
ALBERTO CIPINIUK
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
CINTIA MARIZA DO AMARAL MOREIRA
description A literatura infantil origina-se de uma tradição oral que, adaptada ao suporte impresso, ganha concretude na forma de texto. A ilustração é incorporada ao texto com o qual estabelece inicialmente uma relação de subordinação. O livro infantil contemporâneo conta histórias, e estas ficções são muito baseadas na informação pictórica, na ilustração. Semelhante constatação nos leva a perguntar qual a função da ilustração no livro infantil contemporâneo e como este se relaciona com o texto. A presente pesquisa procura encontrar parâmetros para análise das diferentes possibilidades de condução da narrativa do livro infantil, efetuada por texto e imagem. Nesta dissertação, a relação entre texto e imagem no livro infantil é abordada de distintas maneiras, e uma tipologia dessa relação narrativa é criada para melhor poder analisá- la. Observa-se que, ao trabalhar de forma narrativa, a ilustração aplicada ao livro infantil tende a compor com o texto um sistema de imbricações recíprocas na construção da narrativa verbo-visual. O modo de leitura do livro infantil contemporâneo se faz distinto em relação aos outros tipos de edições ilustradas. Em suma, vamos analisar como a ilustração - pertencente às artes do espaço - se relaciona com o texto - pertencente às artes do tempo - num contexto narrativo. O estudo dessa relação visa buscar melhor compreensão dos processos de produção, mediação e recepção dos livros infantis, com o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento do campo do design.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626299305984000