O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: MARCOS PAULO GARRIDO BITTENCOURT DE OLIVEIRA
Orientador(a): ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA lattes
Banca de defesa: JORGE BRANTES FERREIRA, ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA, LUIS ANTONIO DA ROCHA DIB
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17611@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17611@2
Resumo: O propósito deste estudo é descrever e analisar o processo de criação de uma empresa por meio das mídias sociais. Para tal, foi selecionado o caso da Casar é Fácil, cerimonial especializado na realização de casamentos, que iniciou suas atividades em 2006. O referencial teórico baseou-se nas teorias de marketing de relacionamento e de evolução das mídias para compreender o processo de gestão de marketing baseada na utilização das mídias sociais como canal de comunicação com os clientes. Para melhor entendimento do contexto em que se insere o estudo de caso, foi feita uma análise do fenômeno das redes sociais e do mercado de casamentos no Brasil. Os dados da empresa foram obtidos por meio de pesquisa documental e entrevistas realizadas com a empreendedora, criadora da Casar é Fácil. A análise focou as vantagens e desafios que envolvem a utilização das redes sociais nos negócios, e, em especial, nos primeiros passos de uma nova empreitada empresarial.
id PUC_RIO-1_40dc0a9e1a58bf6d80aac616276866c9
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:17611
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASOTHE USE OF SOCIAL MEDIA AS A TOOL FOR NEW VENTURE CREATION: A CASE STUDY2010-12-21ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA29835739749lattes.cnpq.br/0095031067497364ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA29835739749lattes.cnpq.br/0095031067497364JORGE BRANTES FERREIRAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAJORGE BRANTES FERREIRAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHALUIS ANTONIO DA ROCHA DIBMARCOS PAULO GARRIDO BITTENCOURT DE OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO propósito deste estudo é descrever e analisar o processo de criação de uma empresa por meio das mídias sociais. Para tal, foi selecionado o caso da Casar é Fácil, cerimonial especializado na realização de casamentos, que iniciou suas atividades em 2006. O referencial teórico baseou-se nas teorias de marketing de relacionamento e de evolução das mídias para compreender o processo de gestão de marketing baseada na utilização das mídias sociais como canal de comunicação com os clientes. Para melhor entendimento do contexto em que se insere o estudo de caso, foi feita uma análise do fenômeno das redes sociais e do mercado de casamentos no Brasil. Os dados da empresa foram obtidos por meio de pesquisa documental e entrevistas realizadas com a empreendedora, criadora da Casar é Fácil. A análise focou as vantagens e desafios que envolvem a utilização das redes sociais nos negócios, e, em especial, nos primeiros passos de uma nova empreitada empresarial.This study aimed at describing and analyzing the process of new venture creation using social media. The empirical evidence is based on the creation and development of Casar é Fácil, a wedding planning service that started its activities in 2006. The literature review included theories on relationship marketing and media evolution to understand the marketing management process based on the use of social media as a firm’s primary communication channel with its customers. To provide a better understanding of the context of the case study, it was necessary to analyze the social media phenomenon and the wedding market in Brazil. Company data were retrieved from documental research and interviews with the entrepreneur and founder of Casar é Fácil. The analysis focused on the advantages and disadvantages related to the use of social media in business, with special emphasis in a startup’s initial steps.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17611@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17611@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:21:20ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE USE OF SOCIAL MEDIA AS A TOOL FOR NEW VENTURE CREATION: A CASE STUDY
title O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO
spellingShingle O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO
MARCOS PAULO GARRIDO BITTENCOURT DE OLIVEIRA
title_short O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO
title_full O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO
title_fullStr O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO
title_sort O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MARCOS PAULO GARRIDO BITTENCOURT DE OLIVEIRA
author_facet MARCOS PAULO GARRIDO BITTENCOURT DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 29835739749
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 29835739749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0095031067497364
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0095031067497364
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv LUIS ANTONIO DA ROCHA DIB
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCOS PAULO GARRIDO BITTENCOURT DE OLIVEIRA
contributor_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
JORGE BRANTES FERREIRA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
JORGE BRANTES FERREIRA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
LUIS ANTONIO DA ROCHA DIB
description O propósito deste estudo é descrever e analisar o processo de criação de uma empresa por meio das mídias sociais. Para tal, foi selecionado o caso da Casar é Fácil, cerimonial especializado na realização de casamentos, que iniciou suas atividades em 2006. O referencial teórico baseou-se nas teorias de marketing de relacionamento e de evolução das mídias para compreender o processo de gestão de marketing baseada na utilização das mídias sociais como canal de comunicação com os clientes. Para melhor entendimento do contexto em que se insere o estudo de caso, foi feita uma análise do fenômeno das redes sociais e do mercado de casamentos no Brasil. Os dados da empresa foram obtidos por meio de pesquisa documental e entrevistas realizadas com a empreendedora, criadora da Casar é Fácil. A análise focou as vantagens e desafios que envolvem a utilização das redes sociais nos negócios, e, em especial, nos primeiros passos de uma nova empreitada empresarial.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17611@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17611@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17611@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17611@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626312990949376