MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: CLARENA PATRICIA ARRIETA ARRIETA lattes
Orientador(a): REINALDO CASTRO SOUZA lattes
Banca de defesa: REINALDO CASTRO SOUZA, RODRIGO FLORA CALILI
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: spa
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM METROLOGIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@4
Resumo: Segundo o INEP/MEC, nos últimos 20 anos, o número de matrículas da educação superior de graduação no Brasil cresceu mais de duas vezes, com uma taxa de crescimento anual verificada a partir de 2001 em torno de 5,7 por cento ao ano. Ainda segundo esta instituição, em 2008 houve o ingresso de 1.505.819 novos estudantes nos cursos presenciais, ao mesmo tempo em que 1.479.318 vagas não foram ocupadas, sendo que 54,6 por cento do total de vagas ofertadas pelo setor privado. Tendo em conta que São Paulo é o maior estado do Brasil, é muito importante que o Ministério da Educação tome conhecimento de como se dará a dinâmica da oferta de educação superior nos próximos 20 anos para que suas ações (políticas públicas, sobretudo) possam ser realizadas com êxito. O objetivo deste trabalho é aplicar modelagem estatística para estimar a oferta do ensino superior do Estado de São Paulo no período de 2015 a 2035, considerando dados da INEP de educação superior. A motivação para este trabalho é melhorar o planejamento da oferta de curso superior e fazer a replicação do modelo preditivo para outros estados do Brasil. A metodologia usada é modelagem estatística (modelos de regressão linear) e séries temporais (Holt). Como resultado, têm-se as áreas e/os cursos onde o governo federal deve investir no futuro aprimorando seu planejamento.
id PUC_RIO-1_4af6f16a1a9e9acf29ea2208a8027492
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35308
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035MODELO ESTATÍSTICO PARA A PROJEÇÃO DA OFERTA DE ENSINO SUPERIOR: 2015-2035STATISTICAL MODEL FOR PREDICTING THE SUPPLY OF HIGHER EDUCATION: 2015-20352018-04-19REINALDO CASTRO SOUZA09951768687lattes.cnpq.brREINALDO CASTRO SOUZA09951768687lattes.cnpq.brRODRIGO FLORA CALILI03161003667lattes.cnpq.br/4513485062469304RODRIGO FLORA CALILI03161003667lattes.cnpq.br/4513485062469304REINALDO CASTRO SOUZARODRIGO FLORA CALILIRODRIGO FLORA CALILIRODRIGO FLORA CALILIRODRIGO FLORA CALILI06329228779lattes.cnpq.br/8080762665482035CLARENA PATRICIA ARRIETA ARRIETAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM METROLOGIAPUC-RioBRSegundo o INEP/MEC, nos últimos 20 anos, o número de matrículas da educação superior de graduação no Brasil cresceu mais de duas vezes, com uma taxa de crescimento anual verificada a partir de 2001 em torno de 5,7 por cento ao ano. Ainda segundo esta instituição, em 2008 houve o ingresso de 1.505.819 novos estudantes nos cursos presenciais, ao mesmo tempo em que 1.479.318 vagas não foram ocupadas, sendo que 54,6 por cento do total de vagas ofertadas pelo setor privado. Tendo em conta que São Paulo é o maior estado do Brasil, é muito importante que o Ministério da Educação tome conhecimento de como se dará a dinâmica da oferta de educação superior nos próximos 20 anos para que suas ações (políticas públicas, sobretudo) possam ser realizadas com êxito. O objetivo deste trabalho é aplicar modelagem estatística para estimar a oferta do ensino superior do Estado de São Paulo no período de 2015 a 2035, considerando dados da INEP de educação superior. A motivação para este trabalho é melhorar o planejamento da oferta de curso superior e fazer a replicação do modelo preditivo para outros estados do Brasil. A metodologia usada é modelagem estatística (modelos de regressão linear) e séries temporais (Holt). Como resultado, têm-se as áreas e/os cursos onde o governo federal deve investir no futuro aprimorando seu planejamento.According to INEP/MEC, in the last 20 years, the number of undergraduate higher education enrollments in Brazil has grown more than twice, with an annual growth rate of 5,7 percent per year since 2001. According to this institution, in 2008 there were 1.505.819 new students enrolled in presential courses, while 1.479.318 vacancies were not filled, with 54.6 percent of the total number of vacancies offered by the private sector. Given that São Paulo is the largest state in Brazil, it is very important that the Ministry of Education becomes aware of the dynamics of the offer of higher education in the next 20 years so that its actions (mainly public policies) can be successfully executed. The objective of this study is to apply statistical modeling to estimate the offer of higher education in the State of São Paulo in the period from 2015 to 2035, considering data from INEP about higher education. The motivation for this work is to improve the planning of the offer of higher education and to replicate the predictive model for other Brazilian states. The methodology used concerns statistical modeling (linear regression models) and time series (Holt). As a result, it is obtained the areas and/or courses where the federal government should invest in the future, improving its planning. Según el INEP/MEC, en los últimos 20 años, el número de matrículas de educación superior en Brasil creció más de dos veces, con una tasa de crecimiento anual verificada a partir de 2001 en torno al 5,7 por ciento por año. Según esta institución, en 2008 hubo un ingreso de 1.505.819 nuevos estudiantes en los cursos presenciales, al mismo tiempo que 1.479.318 vacantes no fueron ocupadas, siendo el 54,6 por ciento del total de vacantes ofrecidas por el sector privado. Dado que São Paulo es el mayor estado de Brasil, es muy importante que el Ministerio de Educación tome conocimiento de cómo se dará la dinámica de la oferta de educación superior en los próximos 20 años para que sus acciones (políticas públicas, sobre todo) puedan realizarse con éxito. El objetivo de este trabajo es aplicar modelos estadísticos para estimar la oferta de educación superior del Estado de São Paulo en el período de 2015 a 2035, considerando datos de INEP de educación superior. La motivación para este trabajo es mejorar la planificación de la oferta de curso superior y hacer replicación del modelo predictivo para otros estados de Brasil. La metodología utilizada es modelos estadístico (modelos de regresión lineal) y series tiempo (Holt). Como resultado, se tienen las áreas y/o cursos donde el gobierno federal debe invertir en el futuro mejorando su planificación.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@4spareponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:52:58ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.es.fl_str_mv MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv MODELO ESTATÍSTICO PARA A PROJEÇÃO DA OFERTA DE ENSINO SUPERIOR: 2015-2035
dc.title.alternative.en.fl_str_mv STATISTICAL MODEL FOR PREDICTING THE SUPPLY OF HIGHER EDUCATION: 2015-2035
title MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035
spellingShingle MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035
CLARENA PATRICIA ARRIETA ARRIETA
title_short MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035
title_full MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035
title_fullStr MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035
title_full_unstemmed MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035
title_sort MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035
author CLARENA PATRICIA ARRIETA ARRIETA
author_facet CLARENA PATRICIA ARRIETA ARRIETA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 09951768687
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv REINALDO CASTRO SOUZA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09951768687
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv REINALDO CASTRO SOUZA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv RODRIGO FLORA CALILI
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 03161003667
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4513485062469304
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv RODRIGO FLORA CALILI
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 03161003667
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4513485062469304
dc.contributor.referee1.fl_str_mv REINALDO CASTRO SOUZA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RODRIGO FLORA CALILI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv RODRIGO FLORA CALILI
dc.contributor.referee4.fl_str_mv RODRIGO FLORA CALILI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv RODRIGO FLORA CALILI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 06329228779
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8080762665482035
dc.contributor.author.fl_str_mv CLARENA PATRICIA ARRIETA ARRIETA
contributor_str_mv REINALDO CASTRO SOUZA
REINALDO CASTRO SOUZA
RODRIGO FLORA CALILI
RODRIGO FLORA CALILI
REINALDO CASTRO SOUZA
RODRIGO FLORA CALILI
RODRIGO FLORA CALILI
RODRIGO FLORA CALILI
RODRIGO FLORA CALILI
description Segundo o INEP/MEC, nos últimos 20 anos, o número de matrículas da educação superior de graduação no Brasil cresceu mais de duas vezes, com uma taxa de crescimento anual verificada a partir de 2001 em torno de 5,7 por cento ao ano. Ainda segundo esta instituição, em 2008 houve o ingresso de 1.505.819 novos estudantes nos cursos presenciais, ao mesmo tempo em que 1.479.318 vagas não foram ocupadas, sendo que 54,6 por cento do total de vagas ofertadas pelo setor privado. Tendo em conta que São Paulo é o maior estado do Brasil, é muito importante que o Ministério da Educação tome conhecimento de como se dará a dinâmica da oferta de educação superior nos próximos 20 anos para que suas ações (políticas públicas, sobretudo) possam ser realizadas com êxito. O objetivo deste trabalho é aplicar modelagem estatística para estimar a oferta do ensino superior do Estado de São Paulo no período de 2015 a 2035, considerando dados da INEP de educação superior. A motivação para este trabalho é melhorar o planejamento da oferta de curso superior e fazer a replicação do modelo preditivo para outros estados do Brasil. A metodologia usada é modelagem estatística (modelos de regressão linear) e séries temporais (Holt). Como resultado, têm-se as áreas e/os cursos onde o governo federal deve investir no futuro aprimorando seu planejamento.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@4
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@4
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM METROLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626340339908608