ESTRATÉGIAS DE MARKETING INTERNACIONAL PARA MARCAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: PATRICIA KNEIPP TAVARES DE SOUZA
Orientador(a): ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA lattes
Banca de defesa: HELENE BERTRAND, ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA, ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
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Resumo: Face ao movimento de globalização e, portanto, à crescente competição interna e externa, diversas empresas brasileiras vêm buscando não apenas iniciar ou aumentar a comercialização de seus produtos em mercados estrangeiros, como também tornar suas marcas conhecidas internacionalmente. O objetivo principal deste estudo é analisar as estratégias de marketing empregadas por estas empresas no esforço de internacionalização de suas marcas. Para alcançar este fim, realizou-se uma pesquisa descritiva, através do método survey, com empresas exportadoras dos segmentos de revestimentos cerâmicos, de confecções, moveleiro, calçadista, joalheiro e cosmético. Os resultados do levantamento revelaram uma visão geral das estratégias de marketing internacional, com ênfase principalmente na dimensão de marca, desenvolvidas nos setores de atividade citados anteriormente, bem como indicaram importantes particularidades setoriais.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESTRATÉGIAS DE MARKETING INTERNACIONAL PARA MARCAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOINTERNATIONAL MARKETING STRATEGIES FOR BRAZILIAN BRANDS: AN EXPLORATORY STUDY2004-05-20ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA 77853326734lattes.cnpq.br/1061361779727658HELENE BERTRANDANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAPATRICIA KNEIPP TAVARES DE SOUZAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRFace ao movimento de globalização e, portanto, à crescente competição interna e externa, diversas empresas brasileiras vêm buscando não apenas iniciar ou aumentar a comercialização de seus produtos em mercados estrangeiros, como também tornar suas marcas conhecidas internacionalmente. O objetivo principal deste estudo é analisar as estratégias de marketing empregadas por estas empresas no esforço de internacionalização de suas marcas. Para alcançar este fim, realizou-se uma pesquisa descritiva, através do método survey, com empresas exportadoras dos segmentos de revestimentos cerâmicos, de confecções, moveleiro, calçadista, joalheiro e cosmético. Os resultados do levantamento revelaram uma visão geral das estratégias de marketing internacional, com ênfase principalmente na dimensão de marca, desenvolvidas nos setores de atividade citados anteriormente, bem como indicaram importantes particularidades setoriais.Due to the globalization movement and therefore the increasing internal and external competitive environment, several Brazilian companies are pursuing not only to initiate or to leverage their product sales to foreign markets, but also to make their brands internationally known. The primary objective of this study is to analyze the marketing strategies employed by these companies in their brand internationalization efforts. In order to achieve this aim, a descriptive research was done through a survey with exporting firms from the ceramic tiles, textile, furniture, footwear, jewelry and cosmetic segments. The outcomes revealed an overview of the international marketing strategies, focusing specially the brand dimension, undertaken by these economic sectors, as pointed out important particular sector issues. CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5309@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5309@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T08:48:24ZRepositório InstitucionalPRI
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