LEARNING ORGANIZATIONS CONCEPT IN A MOBILE PHONE COMPANY

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: ANDRE DOS SANTOS SOUZA
Orientador(a): SERGIO PROENCA LEITAO lattes
Banca de defesa: SERGIO PROENCA LEITAO, JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA, BEATRIZ QUEIROZ VILLARDI
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10057@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10057@2
Resumo: Em um cenário de complexidade e incerteza, frente às novas tecnologias e mudanças no ambiente empresarial, as organizações têm procurado identificar oportunidades de crescimento e desenvolvimento. A competitividade e sobrevivência nesses mercados complexos e dinâmicos é diretamente proporcional ao saber das organizações. Torna-se mais competitivo quem sabe mais, quem sabe aprender, e quem aprende mais depressa. O desafio das organizações é tornarem-se sistemas melhores de aprendizagem. Esta contingência fez emergir as chamadas organizações de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de soluções e respostas mais criativas e inovadoras, uma vez que conseguem mobilizar mais rapidamente seus recursos. Esta pesquisa estuda se o conceito de organizações de aprendizagem pode ser associado a uma das divisões da maior empresa fabricante de aparelhos de telefonia móvel do mundo. Para atingir este objetivo, este estudo procurou comparar o conceito de organizações de aprendizagem à prática desta organização, baseado na percepção de funcionários e gerentes em 14 características identificadas no estudo de Carvalho e Leitão (1999). Os resultados deste estudo foram comparados com os obtidos no estudo de Sampaio (2006), que havia concluído que os conceitos de economia de comunhão e de organização de aprendizagem possuem afinidade.
id PUC_RIO-1_5a13d0e5453e240dbdecd00584311bf2
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10057
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLEARNING ORGANIZATIONS CONCEPT IN A MOBILE PHONE COMPANY O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM UMA EMPRESA DE TELEFONIA MÓVEL 2007-03-07SERGIO PROENCA LEITAO02742500715lattes.cnpq.br/3461099218267181SERGIO PROENCA LEITAOJOSE ROBERTO GOMES DA SILVABEATRIZ QUEIROZ VILLARDI07064228726ANDRE DOS SANTOS SOUZAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBREm um cenário de complexidade e incerteza, frente às novas tecnologias e mudanças no ambiente empresarial, as organizações têm procurado identificar oportunidades de crescimento e desenvolvimento. A competitividade e sobrevivência nesses mercados complexos e dinâmicos é diretamente proporcional ao saber das organizações. Torna-se mais competitivo quem sabe mais, quem sabe aprender, e quem aprende mais depressa. O desafio das organizações é tornarem-se sistemas melhores de aprendizagem. Esta contingência fez emergir as chamadas organizações de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de soluções e respostas mais criativas e inovadoras, uma vez que conseguem mobilizar mais rapidamente seus recursos. Esta pesquisa estuda se o conceito de organizações de aprendizagem pode ser associado a uma das divisões da maior empresa fabricante de aparelhos de telefonia móvel do mundo. Para atingir este objetivo, este estudo procurou comparar o conceito de organizações de aprendizagem à prática desta organização, baseado na percepção de funcionários e gerentes em 14 características identificadas no estudo de Carvalho e Leitão (1999). Os resultados deste estudo foram comparados com os obtidos no estudo de Sampaio (2006), que havia concluído que os conceitos de economia de comunhão e de organização de aprendizagem possuem afinidade.In a scenario of complexity and uncertainty, facing the new technologies and changes in the corporate environment, many organizations have been trying to overcome their learning disabilities on an effort to face new challenges and, therefore, identify opportunities for growth and development. Competition and survival in these dynamic and complex markets are directly proportional to the knowledge of the organizations. Becomes more competitive the one who knows more, who knows how to learn - and who does it faster. The challenge for these organizations is to become better learning systems. This environment caused to emerge what we call Learning Organizations, encouraging the development of more creative and innovative solutions and answers, since they can mobilize their resources in a faster pace. The purpose of this research is to study how Learning Organizational concept can be associated to a division of the largest mobile phone manufacturers in the world. In order to reach this objective, this study contrasted Learning Organization concept with the practice of this organization, based on the perception of employees and managers on 14 cultural carachteristics identified in Carvalho e Leitão (1999) study. The results of this study were compared to the results obtained in Sampaio (2006) study, which has concluded that communion economy concepts and learning organizations have affinity.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10057@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10057@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:03:20ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.en.fl_str_mv LEARNING ORGANIZATIONS CONCEPT IN A MOBILE PHONE COMPANY
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM UMA EMPRESA DE TELEFONIA MÓVEL
title LEARNING ORGANIZATIONS CONCEPT IN A MOBILE PHONE COMPANY
spellingShingle LEARNING ORGANIZATIONS CONCEPT IN A MOBILE PHONE COMPANY
ANDRE DOS SANTOS SOUZA
title_short LEARNING ORGANIZATIONS CONCEPT IN A MOBILE PHONE COMPANY
title_full LEARNING ORGANIZATIONS CONCEPT IN A MOBILE PHONE COMPANY
title_fullStr LEARNING ORGANIZATIONS CONCEPT IN A MOBILE PHONE COMPANY
title_full_unstemmed LEARNING ORGANIZATIONS CONCEPT IN A MOBILE PHONE COMPANY
title_sort LEARNING ORGANIZATIONS CONCEPT IN A MOBILE PHONE COMPANY
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ANDRE DOS SANTOS SOUZA
author_facet ANDRE DOS SANTOS SOUZA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SERGIO PROENCA LEITAO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02742500715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3461099218267181
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SERGIO PROENCA LEITAO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv BEATRIZ QUEIROZ VILLARDI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07064228726
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRE DOS SANTOS SOUZA
contributor_str_mv SERGIO PROENCA LEITAO
SERGIO PROENCA LEITAO
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA
BEATRIZ QUEIROZ VILLARDI
description Em um cenário de complexidade e incerteza, frente às novas tecnologias e mudanças no ambiente empresarial, as organizações têm procurado identificar oportunidades de crescimento e desenvolvimento. A competitividade e sobrevivência nesses mercados complexos e dinâmicos é diretamente proporcional ao saber das organizações. Torna-se mais competitivo quem sabe mais, quem sabe aprender, e quem aprende mais depressa. O desafio das organizações é tornarem-se sistemas melhores de aprendizagem. Esta contingência fez emergir as chamadas organizações de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de soluções e respostas mais criativas e inovadoras, uma vez que conseguem mobilizar mais rapidamente seus recursos. Esta pesquisa estuda se o conceito de organizações de aprendizagem pode ser associado a uma das divisões da maior empresa fabricante de aparelhos de telefonia móvel do mundo. Para atingir este objetivo, este estudo procurou comparar o conceito de organizações de aprendizagem à prática desta organização, baseado na percepção de funcionários e gerentes em 14 características identificadas no estudo de Carvalho e Leitão (1999). Os resultados deste estudo foram comparados com os obtidos no estudo de Sampaio (2006), que havia concluído que os conceitos de economia de comunhão e de organização de aprendizagem possuem afinidade.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10057@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10057@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10057@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10057@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626299311226880