A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
|
Programa de Pós-Graduação: |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@2 |
Resumo: | Esta dissertação procura identificar razões para a possível incorporação de um modismo esportivo à identidade social do consumidor, a partir de sua exposição nas redes sociais a postagens de conteúdo e imagens referentes a um esporte, no caso o Crossfit. Foram conduzidas entrevistas, com duração média de 40 minutos, com 10 mulheres praticantes do esporte e idades entre 18 e 39 anos. Os dados coletados foram tratados qualitativamente por meio de análise de conteúdo latente, de cunho interpretativo. Foram desvendadas evidências de que modismo é o principal ponto de partida para a prática do Crossfit, com indícios claros de incorporação do modismo à identidade social, a partir da incorporação de conceitos do esporte à vida individual e social do praticante, desde a forma de vestir até mudanças de comportamentos, como alterações nos hábitos alimentares, na autoconfiança e na autoestima e migração para novos grupos sociais, mais adequados à nova identidade. As razões declaradas pelos entrevistados para a incorporação do modismo vão desde sensações idealísticas, absorvidas durante a exposição e a observação de fotografias postadas em redes sociais, relacionadas a um esporte desafiador e motivador de superação, até sua identificação com características do praticante que exibiu suas fotografias e comentários em rede social. |
id |
PUC_RIO-1_737e1cceccdbc2e5c00cbb1a07b2aeba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:35513 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS THE INCORPORATION OF A SPORT FAD TO THE IDENTITY, THROUGH SOCIAL MEDIA 2018-08-27LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES34866256753lattes.cnpq.br/3828646998036202LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESCECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOCECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOMARCUS WILCOX HEMAISMARCUS WILCOX HEMAIS12934382788lattes.cnpq.br/7886224761803767ISABELA FLEURY DA ROCHA DE CARVALHOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBREsta dissertação procura identificar razões para a possível incorporação de um modismo esportivo à identidade social do consumidor, a partir de sua exposição nas redes sociais a postagens de conteúdo e imagens referentes a um esporte, no caso o Crossfit. Foram conduzidas entrevistas, com duração média de 40 minutos, com 10 mulheres praticantes do esporte e idades entre 18 e 39 anos. Os dados coletados foram tratados qualitativamente por meio de análise de conteúdo latente, de cunho interpretativo. Foram desvendadas evidências de que modismo é o principal ponto de partida para a prática do Crossfit, com indícios claros de incorporação do modismo à identidade social, a partir da incorporação de conceitos do esporte à vida individual e social do praticante, desde a forma de vestir até mudanças de comportamentos, como alterações nos hábitos alimentares, na autoconfiança e na autoestima e migração para novos grupos sociais, mais adequados à nova identidade. As razões declaradas pelos entrevistados para a incorporação do modismo vão desde sensações idealísticas, absorvidas durante a exposição e a observação de fotografias postadas em redes sociais, relacionadas a um esporte desafiador e motivador de superação, até sua identificação com características do praticante que exibiu suas fotografias e comentários em rede social.This thesis aims to evaluate the reasons for the incorporation of a sport fad to the identity, from the exposure on social networks to postings of content and images related to a particular sport, in this case Crossfit. To achieve this goal, 40-minute individual interviews were performed with 10 women between 18 and 39 years old, all of them Crossfit practitioners. The data collected were qualitative analyzed, through content analysis, of an interpretative nature. As a result, it was concluded that faddism is the main starting point for the practice of Crossfit. Clear evidences of incorporation of this faddism to the identity were found, like the absorption of the sport concepts to the individual and social life, from the way of dressing to behavioral changes, such as in eating habits, self-confidence, self-esteem and the migration to new social groups. The reasons declared by the interviewers for this faddism incorporation range from idealistic sensations, absorbed during the exposure and observation of photos posted on the social medias, related to a challenging and overcoming motivation sport, to the identification with personal characteristics of the user s practitioner identity, exhibited on pictures and through comments in social networking sites.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:53:01ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE INCORPORATION OF A SPORT FAD TO THE IDENTITY, THROUGH SOCIAL MEDIA |
title |
A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS |
spellingShingle |
A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS ISABELA FLEURY DA ROCHA DE CARVALHO |
title_short |
A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS |
title_full |
A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS |
title_fullStr |
A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS |
title_full_unstemmed |
A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS |
title_sort |
A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS |
author |
ISABELA FLEURY DA ROCHA DE CARVALHO |
author_facet |
ISABELA FLEURY DA ROCHA DE CARVALHO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
34866256753 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3828646998036202 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARCUS WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MARCUS WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
12934382788 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7886224761803767 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ISABELA FLEURY DA ROCHA DE CARVALHO |
contributor_str_mv |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO MARCUS WILCOX HEMAIS MARCUS WILCOX HEMAIS |
description |
Esta dissertação procura identificar razões para a possível incorporação de um modismo esportivo à identidade social do consumidor, a partir de sua exposição nas redes sociais a postagens de conteúdo e imagens referentes a um esporte, no caso o Crossfit. Foram conduzidas entrevistas, com duração média de 40 minutos, com 10 mulheres praticantes do esporte e idades entre 18 e 39 anos. Os dados coletados foram tratados qualitativamente por meio de análise de conteúdo latente, de cunho interpretativo. Foram desvendadas evidências de que modismo é o principal ponto de partida para a prática do Crossfit, com indícios claros de incorporação do modismo à identidade social, a partir da incorporação de conceitos do esporte à vida individual e social do praticante, desde a forma de vestir até mudanças de comportamentos, como alterações nos hábitos alimentares, na autoconfiança e na autoestima e migração para novos grupos sociais, mais adequados à nova identidade. As razões declaradas pelos entrevistados para a incorporação do modismo vão desde sensações idealísticas, absorvidas durante a exposição e a observação de fotografias postadas em redes sociais, relacionadas a um esporte desafiador e motivador de superação, até sua identificação com características do praticante que exibiu suas fotografias e comentários em rede social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1776626340782407680 |