A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: ISABELA FLEURY DA ROCHA DE CARVALHO lattes
Orientador(a): LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES lattes
Banca de defesa: LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES, CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO, MARCUS WILCOX HEMAIS
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@2
Resumo: Esta dissertação procura identificar razões para a possível incorporação de um modismo esportivo à identidade social do consumidor, a partir de sua exposição nas redes sociais a postagens de conteúdo e imagens referentes a um esporte, no caso o Crossfit. Foram conduzidas entrevistas, com duração média de 40 minutos, com 10 mulheres praticantes do esporte e idades entre 18 e 39 anos. Os dados coletados foram tratados qualitativamente por meio de análise de conteúdo latente, de cunho interpretativo. Foram desvendadas evidências de que modismo é o principal ponto de partida para a prática do Crossfit, com indícios claros de incorporação do modismo à identidade social, a partir da incorporação de conceitos do esporte à vida individual e social do praticante, desde a forma de vestir até mudanças de comportamentos, como alterações nos hábitos alimentares, na autoconfiança e na autoestima e migração para novos grupos sociais, mais adequados à nova identidade. As razões declaradas pelos entrevistados para a incorporação do modismo vão desde sensações idealísticas, absorvidas durante a exposição e a observação de fotografias postadas em redes sociais, relacionadas a um esporte desafiador e motivador de superação, até sua identificação com características do praticante que exibiu suas fotografias e comentários em rede social.
id PUC_RIO-1_737e1cceccdbc2e5c00cbb1a07b2aeba
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35513
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS THE INCORPORATION OF A SPORT FAD TO THE IDENTITY, THROUGH SOCIAL MEDIA 2018-08-27LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES34866256753lattes.cnpq.br/3828646998036202LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESCECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOCECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOMARCUS WILCOX HEMAISMARCUS WILCOX HEMAIS12934382788lattes.cnpq.br/7886224761803767ISABELA FLEURY DA ROCHA DE CARVALHOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBREsta dissertação procura identificar razões para a possível incorporação de um modismo esportivo à identidade social do consumidor, a partir de sua exposição nas redes sociais a postagens de conteúdo e imagens referentes a um esporte, no caso o Crossfit. Foram conduzidas entrevistas, com duração média de 40 minutos, com 10 mulheres praticantes do esporte e idades entre 18 e 39 anos. Os dados coletados foram tratados qualitativamente por meio de análise de conteúdo latente, de cunho interpretativo. Foram desvendadas evidências de que modismo é o principal ponto de partida para a prática do Crossfit, com indícios claros de incorporação do modismo à identidade social, a partir da incorporação de conceitos do esporte à vida individual e social do praticante, desde a forma de vestir até mudanças de comportamentos, como alterações nos hábitos alimentares, na autoconfiança e na autoestima e migração para novos grupos sociais, mais adequados à nova identidade. As razões declaradas pelos entrevistados para a incorporação do modismo vão desde sensações idealísticas, absorvidas durante a exposição e a observação de fotografias postadas em redes sociais, relacionadas a um esporte desafiador e motivador de superação, até sua identificação com características do praticante que exibiu suas fotografias e comentários em rede social.This thesis aims to evaluate the reasons for the incorporation of a sport fad to the identity, from the exposure on social networks to postings of content and images related to a particular sport, in this case Crossfit. To achieve this goal, 40-minute individual interviews were performed with 10 women between 18 and 39 years old, all of them Crossfit practitioners. The data collected were qualitative analyzed, through content analysis, of an interpretative nature. As a result, it was concluded that faddism is the main starting point for the practice of Crossfit. Clear evidences of incorporation of this faddism to the identity were found, like the absorption of the sport concepts to the individual and social life, from the way of dressing to behavioral changes, such as in eating habits, self-confidence, self-esteem and the migration to new social groups. The reasons declared by the interviewers for this faddism incorporation range from idealistic sensations, absorbed during the exposure and observation of photos posted on the social medias, related to a challenging and overcoming motivation sport, to the identification with personal characteristics of the user s practitioner identity, exhibited on pictures and through comments in social networking sites.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:53:01ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE INCORPORATION OF A SPORT FAD TO THE IDENTITY, THROUGH SOCIAL MEDIA
title A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS
spellingShingle A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS
ISABELA FLEURY DA ROCHA DE CARVALHO
title_short A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS
title_full A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS
title_fullStr A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS
title_full_unstemmed A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS
title_sort A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS
author ISABELA FLEURY DA ROCHA DE CARVALHO
author_facet ISABELA FLEURY DA ROCHA DE CARVALHO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34866256753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3828646998036202
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 12934382788
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7886224761803767
dc.contributor.author.fl_str_mv ISABELA FLEURY DA ROCHA DE CARVALHO
contributor_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
MARCUS WILCOX HEMAIS
MARCUS WILCOX HEMAIS
description Esta dissertação procura identificar razões para a possível incorporação de um modismo esportivo à identidade social do consumidor, a partir de sua exposição nas redes sociais a postagens de conteúdo e imagens referentes a um esporte, no caso o Crossfit. Foram conduzidas entrevistas, com duração média de 40 minutos, com 10 mulheres praticantes do esporte e idades entre 18 e 39 anos. Os dados coletados foram tratados qualitativamente por meio de análise de conteúdo latente, de cunho interpretativo. Foram desvendadas evidências de que modismo é o principal ponto de partida para a prática do Crossfit, com indícios claros de incorporação do modismo à identidade social, a partir da incorporação de conceitos do esporte à vida individual e social do praticante, desde a forma de vestir até mudanças de comportamentos, como alterações nos hábitos alimentares, na autoconfiança e na autoestima e migração para novos grupos sociais, mais adequados à nova identidade. As razões declaradas pelos entrevistados para a incorporação do modismo vão desde sensações idealísticas, absorvidas durante a exposição e a observação de fotografias postadas em redes sociais, relacionadas a um esporte desafiador e motivador de superação, até sua identificação com características do praticante que exibiu suas fotografias e comentários em rede social.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626340782407680