E-PROCUREMENT CORPORATE PORTALS: AN ENERGY COMPANY APPROACH

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: CELSO DOS SANTOS MATOSO LOPES
Orientador(a): LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO lattes
Banca de defesa: NELIO DOMINGUES PIZZOLATO, VALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI, LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21124@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21124@2
Resumo: O fenômeno da globalização e o crescente avanço tecnológico, a partir do uso massivo da internet, trouxe a necessidade da criação de mecanismos competitivos ao novo modelo mercadológico desregulamentado. A geração de vantagem competitiva torna-se essencial no posicionamento das organizações frente ao desafio de adaptação à nova ordem mundial. Nesse contexto emergente da tecnologia como sustentáculo da gestão do conhecimento empresarial, os portais corporativos passam a ter importância vital no modelo da organização moderna. A presente dissertação analisa o tema, confrontando as diversas definições disponíveis na literatura acadêmica atual, e suas nuances de aplicabilidade prática com base nos desafios, modelos de negócios, arquitetura desejável e resultados possíveis. No centro da análise dar-se-á foco à utilização de portais com referência aos processos de aquisição corporativa, exemplificando as principais características dessa ferramenta, com base no estudo de caso em uma empresa de energia, na abordagem dos elementos motivadores à adoção, contextos tecnológicos e empresariais, histórico do processo de implantação e as mudanças decorrentes da adoção da plataforma. O estudo foi baseado na vivência do autor com a proximidade à empresa de energia e nas percepções qualitativas colhidas com os executivos da alta administração e colaboradores desta corporação. Por fim, como síntese do estudo, são oferecidos insights da situação real sustentada na referência acadêmica, como mais uma proposta de análise das lições aprendidas, oportunidades de ganho e visão de futuro na decisão de escolha pela ferramenta de portais corporativos de compras.
id PUC_RIO-1_822c6441e57400d595f33837c92f5956
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:21124
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisE-PROCUREMENT CORPORATE PORTALS: AN ENERGY COMPANY APPROACHPORTAIS CORPORATIVOS DE COMPRAS: UMA ABORDAGEM DE UMA EMPRESA DE ENERGIA2012-09-28LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO01449562760lattes.cnpq.br/0794494047024280NELIO DOMINGUES PIZZOLATOVALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCIVALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCILUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMOVALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI01851466789CELSO DOS SANTOS MATOSO LOPESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRO fenômeno da globalização e o crescente avanço tecnológico, a partir do uso massivo da internet, trouxe a necessidade da criação de mecanismos competitivos ao novo modelo mercadológico desregulamentado. A geração de vantagem competitiva torna-se essencial no posicionamento das organizações frente ao desafio de adaptação à nova ordem mundial. Nesse contexto emergente da tecnologia como sustentáculo da gestão do conhecimento empresarial, os portais corporativos passam a ter importância vital no modelo da organização moderna. A presente dissertação analisa o tema, confrontando as diversas definições disponíveis na literatura acadêmica atual, e suas nuances de aplicabilidade prática com base nos desafios, modelos de negócios, arquitetura desejável e resultados possíveis. No centro da análise dar-se-á foco à utilização de portais com referência aos processos de aquisição corporativa, exemplificando as principais características dessa ferramenta, com base no estudo de caso em uma empresa de energia, na abordagem dos elementos motivadores à adoção, contextos tecnológicos e empresariais, histórico do processo de implantação e as mudanças decorrentes da adoção da plataforma. O estudo foi baseado na vivência do autor com a proximidade à empresa de energia e nas percepções qualitativas colhidas com os executivos da alta administração e colaboradores desta corporação. Por fim, como síntese do estudo, são oferecidos insights da situação real sustentada na referência acadêmica, como mais uma proposta de análise das lições aprendidas, oportunidades de ganho e visão de futuro na decisão de escolha pela ferramenta de portais corporativos de compras.The globalization process and technological advances from the massive use of internet has brought the need for competitive mechanisms in order to be adressed by the deregulated marketing scenario. The generation of competitive advantage is essential to organizations positioning which are facing the challenge of adapting to the new world order. In this context of emerging technology as a cornerstone of knowledge management business, corporate portals now have vital importance in the model of the modern organization. This dissertation analyzes the subject, comparing the various settings available in the current academic literature and nuances of practical applicability, as its challenges, business models, desirable architecture and possible results. The center of the analysis will give focus to guide the use of portals with reference to the corporate acqusitions processes, illustrating the main characteristics of this type of tool based on a case study in a brazilian energy company, in addressing the motivating adoption factors on the basis of technological and business contexts, history of the deployment process and the changes resulting from adaptation to the technologic model. The study was based on the experience of the author by the proximity to the company and the qualitative insights gathered with executives from top management and employees of this corporation. Finally, as a synthesis of the study are offered insights into the real situation in sustained academic reference, as a further proposal for the analysis of lessons learned, opportunities to gain and future vision into the decision among the choices for the procurement corporate portals.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21124@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21124@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:28:10ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.en.fl_str_mv E-PROCUREMENT CORPORATE PORTALS: AN ENERGY COMPANY APPROACH
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv PORTAIS CORPORATIVOS DE COMPRAS: UMA ABORDAGEM DE UMA EMPRESA DE ENERGIA
title E-PROCUREMENT CORPORATE PORTALS: AN ENERGY COMPANY APPROACH
spellingShingle E-PROCUREMENT CORPORATE PORTALS: AN ENERGY COMPANY APPROACH
CELSO DOS SANTOS MATOSO LOPES
title_short E-PROCUREMENT CORPORATE PORTALS: AN ENERGY COMPANY APPROACH
title_full E-PROCUREMENT CORPORATE PORTALS: AN ENERGY COMPANY APPROACH
title_fullStr E-PROCUREMENT CORPORATE PORTALS: AN ENERGY COMPANY APPROACH
title_full_unstemmed E-PROCUREMENT CORPORATE PORTALS: AN ENERGY COMPANY APPROACH
title_sort E-PROCUREMENT CORPORATE PORTALS: AN ENERGY COMPANY APPROACH
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author CELSO DOS SANTOS MATOSO LOPES
author_facet CELSO DOS SANTOS MATOSO LOPES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01449562760
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0794494047024280
dc.contributor.referee1.fl_str_mv NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv VALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv VALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv VALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01851466789
dc.contributor.author.fl_str_mv CELSO DOS SANTOS MATOSO LOPES
contributor_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
VALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI
VALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
VALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI
description O fenômeno da globalização e o crescente avanço tecnológico, a partir do uso massivo da internet, trouxe a necessidade da criação de mecanismos competitivos ao novo modelo mercadológico desregulamentado. A geração de vantagem competitiva torna-se essencial no posicionamento das organizações frente ao desafio de adaptação à nova ordem mundial. Nesse contexto emergente da tecnologia como sustentáculo da gestão do conhecimento empresarial, os portais corporativos passam a ter importância vital no modelo da organização moderna. A presente dissertação analisa o tema, confrontando as diversas definições disponíveis na literatura acadêmica atual, e suas nuances de aplicabilidade prática com base nos desafios, modelos de negócios, arquitetura desejável e resultados possíveis. No centro da análise dar-se-á foco à utilização de portais com referência aos processos de aquisição corporativa, exemplificando as principais características dessa ferramenta, com base no estudo de caso em uma empresa de energia, na abordagem dos elementos motivadores à adoção, contextos tecnológicos e empresariais, histórico do processo de implantação e as mudanças decorrentes da adoção da plataforma. O estudo foi baseado na vivência do autor com a proximidade à empresa de energia e nas percepções qualitativas colhidas com os executivos da alta administração e colaboradores desta corporação. Por fim, como síntese do estudo, são oferecidos insights da situação real sustentada na referência acadêmica, como mais uma proposta de análise das lições aprendidas, oportunidades de ganho e visão de futuro na decisão de escolha pela ferramenta de portais corporativos de compras.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21124@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21124@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21124@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21124@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626318379581440