[pt] ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53234 |
Resumo: | [pt] Esta pesquisa tem como objeto o Ensino de História no modelo de turma intitulado 6° ano Carioca, implementado na prefeitura do Rio de Janeiro desde 2011, na época denominado Projeto 6° Ano Experimental. Essa política pública direcionada às classes de 6° ano defende uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos e estende a atuação do professor generalista do primeiro para o segundo segmento do Ensino Fundamental. Diferentemente do que acontece no 6° ano Regular, onde há um professor especialista para cada disciplina, no formato do 6° Carioca o regente se torna responsável por lecionar 5 matérias – Ciências, Geografia, História, Matemática e Português – em apenas uma turma. Levando em conta a média duração e uma consistente expansão de escolas participantes, a dissertação apresenta como objetivos a compreensão da organização do 6° ano Carioca, a análise da política a partir das percepções dos docentes e as estratégias dos professores generalistas para ministrar os conteúdos de História. De natureza qualitativa, a pesquisa utilizou como metodologia entrevistas semiestruturadas e análise documental. Contrariando o discurso da melhoria da qualidade da educação da gestão Eduardo Paes (2009- 2016), o estudo verifica como consequências da política a precarização do ensino, fortemente marcada pela hierarquização de disciplinas com prejuízo para a área de Ciências Humanas, o baixo investimento na formação continuada dos professores, com espaço reduzido para discussão e planejamento da prática da interdisciplinaridade , o agravamento do processo de desprofissionalização docente e o baixo desempenho dos alunos oriundos desse tipo de turma ao longo de sua trajetória escolar. |
id |
PUC_RIO-1_84f5e8552b84799471a0336956c4b7d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:53234 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
[pt] ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO [en] HISTORY EDUCATION AND INTERDISCIPLINARY TEACHING IN THE RIO DE JANEIRO 6° ANO CARIOCA [pt] INTERDISCIPLINARIDADE[pt] 6 ANO CARIOCA[pt] ENSINO DE HISTORIA[pt] ENSINO FUNDAMENTAL[en] INTERDISCIPLINARITY[en] 6 ANO CARIOCA[en] TEACHING OF HISTORY[en] ELEMENTARY SCHOOL[pt] Esta pesquisa tem como objeto o Ensino de História no modelo de turma intitulado 6° ano Carioca, implementado na prefeitura do Rio de Janeiro desde 2011, na época denominado Projeto 6° Ano Experimental. Essa política pública direcionada às classes de 6° ano defende uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos e estende a atuação do professor generalista do primeiro para o segundo segmento do Ensino Fundamental. Diferentemente do que acontece no 6° ano Regular, onde há um professor especialista para cada disciplina, no formato do 6° Carioca o regente se torna responsável por lecionar 5 matérias – Ciências, Geografia, História, Matemática e Português – em apenas uma turma. Levando em conta a média duração e uma consistente expansão de escolas participantes, a dissertação apresenta como objetivos a compreensão da organização do 6° ano Carioca, a análise da política a partir das percepções dos docentes e as estratégias dos professores generalistas para ministrar os conteúdos de História. De natureza qualitativa, a pesquisa utilizou como metodologia entrevistas semiestruturadas e análise documental. Contrariando o discurso da melhoria da qualidade da educação da gestão Eduardo Paes (2009- 2016), o estudo verifica como consequências da política a precarização do ensino, fortemente marcada pela hierarquização de disciplinas com prejuízo para a área de Ciências Humanas, o baixo investimento na formação continuada dos professores, com espaço reduzido para discussão e planejamento da prática da interdisciplinaridade , o agravamento do processo de desprofissionalização docente e o baixo desempenho dos alunos oriundos desse tipo de turma ao longo de sua trajetória escolar.[en] This research is focused on History education in the class model known as 6° ano Carioca [Rio de Janeiro 6th Year], implemented by the Rio de Janeiro mayor s office in 2011, also known at the time as Projeto 6° ano Experimental [Experimental 6th Year Project]. This public policy directed towards 6th year classes defends an interdisciplinary approach to content and extends generalist teachers work from the Elementary School to the Secondary School. Unlike regular 6th year, where there s a specialist teacher per subject, in the 6° ano Carioca a single teacher becomes responsible for five subjects per class: Science, Geography, History, Math and Portuguese. Considering its duration and consistent expansion in participant schools, this dissertation intends to understand the organization of the 6° ano Carioca system, to analyze this public policy based on teacher perception, and to present generalist teachers strategies to lecture on History content. The qualitative research s methodology was based on semi-structured interviews and document analysis. Contradicting the claim of better educational quality during the Eduardo Paes administration (2009-2016), the study verifies, as consequences of the policy, precarious education, strongly marked by subject hierarchy at the expense of Human Sciences, low investment in continued education for teachers, constrained space for interdisciplinarity discussion and planning, teacher deprofessionalization recrudescence and low performance shown by students from this class model throughout their educational trajectory.MAXWELLPATRICIA COELHO DA COSTATALITA DE OLIVEIRA COSTA2021-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53234porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:53234Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO [en] HISTORY EDUCATION AND INTERDISCIPLINARY TEACHING IN THE RIO DE JANEIRO 6° ANO CARIOCA |
title |
[pt] ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
spellingShingle |
[pt] ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO TALITA DE OLIVEIRA COSTA [pt] INTERDISCIPLINARIDADE [pt] 6 ANO CARIOCA [pt] ENSINO DE HISTORIA [pt] ENSINO FUNDAMENTAL [en] INTERDISCIPLINARITY [en] 6 ANO CARIOCA [en] TEACHING OF HISTORY [en] ELEMENTARY SCHOOL |
title_short |
[pt] ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
title_full |
[pt] ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
title_fullStr |
[pt] ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
title_full_unstemmed |
[pt] ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
title_sort |
[pt] ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
author |
TALITA DE OLIVEIRA COSTA |
author_facet |
TALITA DE OLIVEIRA COSTA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PATRICIA COELHO DA COSTA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TALITA DE OLIVEIRA COSTA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE [pt] 6 ANO CARIOCA [pt] ENSINO DE HISTORIA [pt] ENSINO FUNDAMENTAL [en] INTERDISCIPLINARITY [en] 6 ANO CARIOCA [en] TEACHING OF HISTORY [en] ELEMENTARY SCHOOL |
topic |
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE [pt] 6 ANO CARIOCA [pt] ENSINO DE HISTORIA [pt] ENSINO FUNDAMENTAL [en] INTERDISCIPLINARITY [en] 6 ANO CARIOCA [en] TEACHING OF HISTORY [en] ELEMENTARY SCHOOL |
description |
[pt] Esta pesquisa tem como objeto o Ensino de História no modelo de turma intitulado 6° ano Carioca, implementado na prefeitura do Rio de Janeiro desde 2011, na época denominado Projeto 6° Ano Experimental. Essa política pública direcionada às classes de 6° ano defende uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos e estende a atuação do professor generalista do primeiro para o segundo segmento do Ensino Fundamental. Diferentemente do que acontece no 6° ano Regular, onde há um professor especialista para cada disciplina, no formato do 6° Carioca o regente se torna responsável por lecionar 5 matérias – Ciências, Geografia, História, Matemática e Português – em apenas uma turma. Levando em conta a média duração e uma consistente expansão de escolas participantes, a dissertação apresenta como objetivos a compreensão da organização do 6° ano Carioca, a análise da política a partir das percepções dos docentes e as estratégias dos professores generalistas para ministrar os conteúdos de História. De natureza qualitativa, a pesquisa utilizou como metodologia entrevistas semiestruturadas e análise documental. Contrariando o discurso da melhoria da qualidade da educação da gestão Eduardo Paes (2009- 2016), o estudo verifica como consequências da política a precarização do ensino, fortemente marcada pela hierarquização de disciplinas com prejuízo para a área de Ciências Humanas, o baixo investimento na formação continuada dos professores, com espaço reduzido para discussão e planejamento da prática da interdisciplinaridade , o agravamento do processo de desprofissionalização docente e o baixo desempenho dos alunos oriundos desse tipo de turma ao longo de sua trajetória escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53234 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828130273109213184 |